Fuja (Run) é o novo filme da Netflix, que traz Sarah Paulson como a grande protagonista. Nesse post falaremos sobre o Final Explicado, e easter eggs que você não viu no filme.
Critica | Fuja (2020) – Sarah Paulson arrasa como uma mãe insana!
O FINAL EXPLICADO
No último ato, a Diane (Paulson) tá tentando fugir do hospital com a Chloe (Kiera Allen), e os policiais armados aparecem atiram na Diane, ela cai de uma escada, e ao que parece a Chloe tá livre e vai viver uma vida sem mais preocupações.
Então nós vemos que depois de tudo isso que a Chloe passou, ela tá adulta e conseguiu criar uma vida de sucesso na área médica, tem um marido e um filho… uma vida aparentemente normal.
Mas no final nós vemos a Diane tá presa em uma clínica psiquiátrica, e a Chloe mesmo não sendo filha biológica dela, visita ela com frequência.
Eu imagino que o trauma que a Diane causou na Chloe, ela obviamente deixou marcas, e com isso a Chloe queira fazer com que a Diane sofresse igual ela. Então ela dá pra Diane as pílulas verdes de animais que incapacitam a Diane, assim como a Diane fez com a Chloe.
Em conclusão, podemos perceber que nessa cena final a Diane tá muito acabada e já se passaram anos depois dos acontecimentos. Então imagino que a Chloe vem drogando a mamãe dela ao longo dos anos até incapacitar ela ao máximo.
O final também sugere que Diane vai ficar presa naquela instituição pra sempre. Já que ela cometeu crimes gravíssimos, então talvez a Chloe mate a Diane em algum momento, ou a Diane fuja da clinica pra talvez um segundo filme.
Fuja abordou muito sobre como o trauma pode ser prejudicial, e como o abuso e a violência podem deixar marcas psicológicas e físicas em uma pessoa.
Mesmo que Chloe tenha conseguido escapar da Diane e tenha construído uma vida, o passado dela não pode ser apagado, e isso ficará na sua cabeça e também no seu corpo, pra sempre. Já que ela não pode andar por conta do remédio que sua mãe constantemente dava pra ela. Então ao meu ver a forma que ela achou pra amenizar seu trauma. Foi fazendo sua mamãe pagar com o mesmo remédio… literalmente.
Agora sobre os easter eggs
O filme tem referencias a Louca Obsessão na cena da farmácia com a farmacêutica chamada de Kathy, em referencia a Kathy Bates… protagonista do filme. Na mesma cena o diretor do filme aparece. Além disso o diretor também faz a voz do operador do 411 que a Chloe liga.
O filme também é repleto de referencias de Buscando… (2018), tem a garota do Fish and Chips, que aparece em uma cena do computador. O John Cho aparece nos cartazes do filme Breakout, na cena do cinema. Na mesma cena do cinema, o filme Fake News aparece no letreiro essa é a próxima produção do diretor do filme. Além disso o filme também faz referencia a psicose.
Pra ver essas cenas assistam o vídeo abaixo.