Freud é uma série de televisão em alemã que chegou na Netflix e mesmo não sendo a melhor a série teve um final interessante.
A série é uma produção perturbadora, que entrega mistério e coisas confusas em seus episódios. O programa mostra um jovem e ficcionalizado Sigmund Freud tentando evitar uma conspiração sobrenaturalmente assassina.
A narrativa densamente traçada chega a uma conclusão épica no episódio final da série. Nos sete primeiros episódios, o personagem de Fleur é descrito como gradualmente deslizando para distúrbios psicológicos e possessão demoníaca. Os aristocratas húngaros, o plano de Sophia e Viktor Szaparys de usar seus poderes para causar um frenesi mortal em um baile real, finalmente se materializam no final da temporada.
A polícia, sob as diretrizes do pai de Georg, vem procurar Kiss na casa de Freud. Em um momento de pragmatismo genial, Kiss diz à polícia que ele tem informações sobre um ataque planejado no Palácio de Schönbrunn. Sophia e Viktor iniciam seu plano hipnotizando alguns participantes. Então, todo o inferno parece irromper …
Há conflitos confusos quando um frenesi irresistível acontece.
O imperador é escoltado para longe do salão e em segurança. O Rudolf possuído / hipnotizado corre atrás de seu pai para matá-lo. Felizmente, Kiss, Freud, Fleur e a polícia chegam na hora certa para salvar o dia. Fleur quebra os participantes hipnotizados de seu transe. Então, Viktor e Sophia são demitidos.
Rudolf persegue o Imperador até o labirinto do lado de fora do palácio. Freud consegue alcançar o Imperador. Ele o aconselha a dizer: “Taltos ordena que você durma.” Rudolf se acalma e deixa cair a espada quando o Imperador grita a frase várias vezes.
O reencontro
Ao voltar para casa, Freud tenta procurar Fleur desesperadamente. Ele não percebe que sua parceira, Martha, está lá. Os dois finalmente se encontram. Freud escreve um livro sobre suas experiências com hipnose e Fleur. Martha lê e pergunta a Freud quem é Fleur. Freud diz a Martha que ele não mencionou todos os detalhes de seu relacionamento com Fleur no livro. Martha diz a Freud que as partes que não estão incluídas no livro não devem ter importância.
Três guardas imperiais convocam Freud para o palácio. O imperador leva Freud ao quarto de Rudolf, onde um guarda tem o dever de gritar continuamente “Taltos ordena que você durma”. Freud tenta explicar a condição de Rudolf ao imperador. Ele diz a ele que uma teoria é que Fleur tem poderes sobrenaturais.
Outra teoria gira em torno dos demônios internos que assombram Rudolf e outros envolvidos no caso.
Ele diz a ele que a condição de Rudolf tem a ver com o animal que foi enjaulado dentro dele e desencadeado pela hipnose de Fleur. Freud passa a hipnotizar Rudolf. Rudolf compartilha como ele sempre se sentiu como se não bastasse. Ele admite que ele se forçar a várias mulheres fora um ato de demonstrar sua masculinidade e superioridade.
O final matador!
O imperador leva Freud para outra sala. Ele diz a Freud que Fleur terá um alvo nas costas dela. Freud insta o Imperador a poupar Fleur. Além disso, o imperador informa a Freud que as informações sobre o evento serão suprimidas. Ele ameaça Freud a não publicar seu livro e oferece a ele seu antigo emprego e um ano de aluguel em troca.
Kiss vai ao escritório de seu superior e o mata.
A família de Freud o visita e Martha anuncia que Freud e ela vão se casar. Kiss está na casa de Freud e diz que Viena precisa de seus serviços. Freud queima seu livro. Kiss vai para os canais depois de emitir um rugido animalesco.
Freud renuncia ao hospital psiquiátrico. Então, Fleur o encontra secretamente em uma carruagem. Ela diz a ele que quer que sua história seja suprimida, já que Taltos não a assombra mais e se tornou um fogo dentro dela que ela pode controlar (presumivelmente falando metaforicamente). Ela pede a Freud que não escreva livros sobre ela, mas que escreva por causa dela. Ela o faz dizer “acabou a terapia, a próxima, por favor”. Quando ele volta para casa, Freud se lembra das pessoas que encontrou enquanto estava envolvido na conspiração e compartilha como os desejos mais profundos das pessoas geralmente vêm à tona de uma maneira ou de outra. Martha diz a Freud que ele tem um paciente esperando por ele …
Explicando o final
O final de ‘Freud’ é surpreendentemente conclusivo. É um final muito fechado, não deixando muito para a imaginação dos telespectadores. Por isso, é extremamente satisfatório, tendo amarrado a trama perfeitamente. Além disso, a conclusão parece positiva, em forte contraste com a escuridão do resto da série. Mas o que o fim significa?
Bem, do meu ponto de vista, o final mostra como Freud quer mudar o mundo e como ele vê problemas psicológicos. Não poder publicar o livro pode realmente ser uma bênção disfarçada para Freud. Viena precisa dele, como Kiss coloca. Freud seria capaz de fazer a maior quantidade possível de mudanças, prestando seus serviços àqueles em necessidade, em vez de ser banido ou morto e não conseguir fazer nada.
Sobre a 2ªTemporada
A história fechou tão bem e depois de uma temporada confusa, pode ser que ela não precise fechar as poucas pontas soltas. Entretanto ela está no top 5 de séries mais assistidas no Brasil, então isso pode ser um sinal de que o público está gostando da série. Vai depender muito da aceitação do público para ela ser renovada, já que a aceitação da critica foi péssima, ela recebeu varias notas 4/10 nos principais sites.