Fiéis é o novo filme holandês da Netflix e esse longa termina com uma série de revelações surpreendentes. Se você está tentando entender o mesmo, aquele final do filme vou te ajudar.
AS MENTIRAS
O filme começa com Bodil e Isabel partindo para a Bélgica nas férias. Depois de deixar seus respectivos maridos, Isabel pede a Bodil que use seu telefone para enviar mensagens e enviar imagens para seu marido Luuk, fingindo ser ela, enquanto ela cuida de seus assuntos secretos em outro lugar. Desde que Luuk instalou um rastreador GPS no telefone de Isabel, Bodil leva o telefone com ela aonde quer que vá, enquanto sua amiga aprecia um momento de aventura e libertação, longe do primeiro. Enquanto isso, Bodil conhece um professor chamado Michael Samuels e acaba fazendo sexo com ele. Enquanto ela passa o tempo com ele, Luuk liga para o telefone de Isabel, mas Bodil atende.
Luuk pede a Bodil que avise a Isabel que machucou o tornozelo e que ela precisa voltar para ele o mais rápido possível. Ao saber do estado do marido por Bodil, Isabel planeja encontrar a amiga para recuperar o telefone. No dia em que Isabel deveria ir à villa de sua tia, Bodil descobre uma grande quantidade de sangue no estabelecimento, que é compatível com o grupo sanguíneo de Isabel. Depois de um dia, a polícia descobre uma fotografia do cadáver de Isabel. A oficial Ann van Passel diz a Bodil, seu marido Milan Saber e Luuk que um usuário da dark web chamado Zadkin contratou um assassino para assassinar Isabel.
A MORTE DO FINAL
A irmã de Bodil, Yara, é presa pela polícia desde que foi vista pela última vez com Isabel, compartilhando intimidade. Quando Yara é libertada da custódia, ela encontra sua irmã e pede que ela tome cuidado, pois ela acha que o assassino queria matar Bodil em vez de Isabel, já que o crime aconteceu na casa do juiz. Bodil então descobre imagens de câmeras escondidas dela fazendo sexo com vários homens no laptop de seu marido Milan, o que a faz pensar que seu marido contratou um assassino para matá-la, apenas para sua melhor amiga ser assassinada por engano. Milan esclarece a confusão ao revelar a ela que salvou os vídeos porque o mesmo o excita e não porque ele quer machucar Bodil por causa de seus casos extraconjugais.
Ao mesmo tempo, Bodil percebe que o protagonista do romance ‘Night Watchman’ de Luuk se chama Zadkin, o que deixa claro que a pessoa que contratou o assassino não é outro senão o marido de Isabel. Luuk então tenta matar Bodil, mas o último mata o primeiro em legítima defesa.
POR QUE LUUK QUE MATAR BODIL?
Após a descoberta de Bodil de que Luuk é o homem que contratou o assassino, a polícia se aprofunda em suas interações com este último, o que revela que o romancista queria matar Bodil em vez de Isabel. Luuk tenta matar Bodil porque acredita que esta está fazendo o possível para separar sua esposa dele. Quando Isabel conheceu e se relacionou com Luuk, seu mundo estava ocupado principalmente com a presença do romancista a ponto de sufocá-la. Luuk, no entanto, não estava pronto para mudar. Ele sempre quis que ela estivesse perto dele, independentemente de como isso a afetava. Bodil começou então a libertar Isabel da possessividade de Luuk e do sufoco emocional de que sofria.
Bodil começou a mostrar a Isabel um mundo além do espaço deprimente que Luuk oferecia à esposa. As férias das duas melhores amigas devem ter ficado frequentes, o que permitiu a Isabel viver uma vida livre. Luuk, por sua vez, viu isso como uma tentativa de Bodil de colocar sua esposa contra ele. Ele passou a acreditar que ela está pedindo a Isabel que deixe o romancista deprimido, que a está travando em sua carreira, pelo bem de sua vida profissional. Essas crenças e a convicção de que Bodil fez lavagem cerebral em sua esposa levaram Luuk a contratar um assassino para matar o juiz.
Luuk contratou um assassino para assassinar Bodil pensando que a morte dela resolveria todos os problemas que existem entre ele e Isabel. O romancista acreditava ser a alma gêmea de Isabel e ela perceberia o mesmo se se libertasse da influência de Bodil. Assim, ele tenta matar Bodil para reconquistar sua esposa sem perceber que o coração desta está repleto de seu amor por Yara.
QUAL O PLANO DA ISABEL?
Após a descoberta de Bodil de que Luuk contratou o assassino, a polícia encerra a investigação e devolve o passaporte de Yara ao primeiro. Ela leva o passaporte para a irmã, apenas para conhecer Isabel, viva. Isabel então explica para sua melhor amiga que ela nunca foi morta. Quando Luuk contratou um assassino para assassinar Bodil, Isabel fica sabendo do mesmo. Ela usa a missão como uma oportunidade para escapar de seu marido e fugir com sua amante secreta, Yara. Isabel se aprofunda nas comunicações da dark web de seu marido para contatar o mesmo assassino que ele contratou para matar Bodil.
Isabel então paga ao assassino o dobro de sua taxa para não matar Bodil. Ela também pede que ele diga a Luuk que a tarefa está concluída. Isabel então extrai uma grande quantidade de seu sangue e espalha o mesmo na villa de Bodil para fazer com que pareça uma cena de crime. Com a ajuda de Yara, ela tira uma foto falsa de seu aparente “cadáver” e envia a mesma para a polícia, junto com os arquivos que revelam as interações entre o assassino e Luuk. Isabel também encomenda uma cópia de ‘Night Watchman’ para Bodil para conectar o nome Zadkin ao nome do protagonista do romance. Seus planos se materializam quando Bodil conecta os pontos e apresenta à polícia um Luuk tardio como a pessoa por trás do assassinato que nunca foi cometido.
ISABEL ESTÁ VIVA OU MORTA?
Isabel inicialmente planeja colocar Luuk atrás das grades para escapar de sua vida. A morte dele é um bônus inesperado que ela recebe enquanto foge da Bélgica com Yara. Isabel conhece Luuk o suficiente para saber que este tentará encontrá-la se ela desaparecer sem explicação. Portanto, ela encena sua morte para eliminá-lo de uma vez por todas de sua vida, para que ela possa valorizar sua união com Yara. Pela conversa com Bodil, fica evidente que eles se amam profundamente. Yara ainda promete à irmã cuidar da melhor amiga desta. Portanto, Isabel encena sua morte por amor.