terça-feira, novembro 5, 2024
FilmeMovieNetflix

Excluidos | FINAL EXPLICADO do filme da Netflix – Ela desistiu dos filhos e foi embora?

Excluidos chegou na Netflix, e o final deixou todos confusos, e também deixou alguns expectadores com raiva, então vamos falar sobre ele.

O início

Esse filme começa nos apresentando a Cheryl (Ashley Madekwe), uma mulher que tem um relacionamento abusivo e luta para pagar o aluguel, e um certo dia depois de um colapso ela decide fazer as malas e deixar sua vida pra trás, e recomeçar em outro lugar.

Então vários anos se passam e a Cheryl agora se chama Neve, e construiu uma vida de sucesso nos subúrbios com seu marido Ian (Justin Salinger) e seus dois filhos Sebastian (Samuel Small) e Mary (Maria Almeida). Ela agora tá trabalhando como vice-diretora da escola particular e até tem um bom relacionamento com seus vizinhos, e por isso ela até organiza uma festa beneficente pra se mostrar prestativa pra comunidade.

Netflix's 'The Strays' With Ashley Madekwe, Bukky Bakray: First-Look - Variety

Quem são o Carl e a Dione?

Porém aos poucos durante os dias a Neve começa a suspeitar que tá sendo perseguida por um jovem negro Carl (Jorden Myrie) que ela mais tarde vê trabalhando como zelador em sua escola, e também sendo perseguida por uma jovem negra a Dione (Bukky Bakray), e esses dois acabam aparecendo na tal festa de caridade onde eles se revelam filhos da Neve.

Daí cortamos pra um flashback mostrando a perspectiva desses dois personagens, que estavam na cidade a cinco dias, só observando a vida da Neve na encolha. Tanto que o Carl se tornou amigo do Sebastian e a Dione fez amizade com Mary. Depois do vexame na festa beneficente, a Neve explicou para sua nova família que ela teve que deixar seus filhos para trás quando deixou seu marido abusivo. Mas antes dessa explicação ela se livro do Carl e da Dione mandando eles irem embora com 20 mil euros.

A chave de virada

Nesse ponto do filme depois de tudo isso que eu tinha visto eu tava com raiva de absolutamente todos os personagens. Mas minha maior raiva tava na Neve, no Carl e na Dione. O nojento do Carl induzindo o Sebatian a usar drogas e a bater no menino que ele não gostava, e a Carl era uma irritante, e a Neve nem preciso comentar né. Uma mão negligente, que em vez de tentar acolher os filhos agora que estava com uma boa vida, ela tentou apagar eles da existência e dar dinheiro pra eles.

Tava na cara que eles queriam ser acolhidos, queriam o amor de mãe que ela nunca deu, e não queriam dinheiro. Até por que se fosse pra extorquir ela eles já teriam feito isso antes. Enfim a Neve uma nojenta prepotente que só queria ser a branca padrão da região, e só por que ela é uma negra de pele clara, ela queria abdicar dos filhos que tinham uma pele escura.

O final

Depois disso chegamos no último ato do filme, onde vemos o Carl e a Dione invadindo a casa da Neve no meio da noite, e mandando eles pedirem comida chinesa já que era aniversario da Dione, e esses dois fizeram todos da família da Neve de reféns, e aqui foi a gota dágua pra mim.

Eu já detestava a Dione e o Carl, mês nesse ponto eu só queria esfregar a cara deles no asfalto. Primeiro por que o Carl pegou 4 iphones e submergiu na água. Tipo mate toda a família, mas não mexa nos iphones. Eu odeio que destrua produtos da apple.

Segundo, esse nojento deixando a torneira ligada só pra dar showzinho… meu amor dá seu showzinho, mas pelo amor de deus o meio ambiente não tem nada haver com seu mommy insues. Se toca meu querido, você não é o centro do universo, e tem gente passando cede e você querendo desperdiçar água.

Terceiro a família da Neve não tinha nada com os problemas deles com a mãe, e eles que pagam o pato. Se destruísse meu celular ia pagar com a vida. E o Carl matando o pai com o peso, o tadinho morreu por nada.

Ela saiu e deixou os filhos?

Enfim depois de eu passar muita raiva com esse final, a gente ver a Neve indo na porta dar uma gorjeta pro entregar de comida, e do nada ouvimos o barulho da moto dele saindo, e a Dione, o Sebastian, o Carl e a Mary ficam na porta esperando a mãe deles voltar, mas parece que ela fugiu dos seus problemas novamente. Eu afirmo isso, por que antes de sair ela se olha no espelho, assim como ela se olhou no início do filme antes de deixar sua vida anterior.

Esse final foi irritante, e vai deixar muitos espectadores frustados, mas eu confesso que gostei da ambiguidade de pensar. Será que ela saiu pra ir na policia pedir ajuda? OU será que ela fugiu mesmo? Ou será que ela ainda tá do lado de fora e quem foi embora foi o entregador, e ela tá tomando um ar antes de voltar & ainda nos questionamos, será que a Dione e o Carl vão matar o Sebastian e a Mary já que os dois sentem ciúmes da vida que eles tinham, ou vão se unir e firmar uma liga dos filhos abandonados. São muita perguntas que podemos debater, e até quero que vocês comentem qual o final vocês acham mais coerente.

Qual o propósito do filme?

Porém o ponto central do filme foi mostrar a falsa ilusão da vida perfeita, onde o racismo acaba sendo internalizado, e as pessoas acabam tendo que se desprender da sua própria cultura pra tentarem uma inclusão na comunidade ao seu redor. Nós vemos aos poucos que a Neve se sentia desconfortável em sua própria pele, e usava perucas lisas pra não mostrar seu real cabelo, porém ao mesmo tempo as perucas a incomodavam muito, mas ela preferia viver com esse incomodo do que mostrar seu verdadeiro eu pras outras pessoas.

Também vemos os pequenos traços de racismo enraizado na sociedade, nas falas dos personagens secundários, e todos os atores conseguem interpretar muito bem todos os personagens, fazendo assim a gente tentar digerir esse final inconclusivo.

Deixe um comentário