terça-feira, dezembro 3, 2024
FilmeMovieSony Pictures

Escape Room 2: Tensão Máxima | FINAL EXPLICADO (Versão de Cinema e Versão Estendida) – Amanda e Claire (& Escape Room 3)

Escape Room 2: Tensão Máxima mostra a Minos, colocando antigos jogadores em novas salas de fuga mortais. Vamos das duas versões do filme, a versão de cinema tem um começo e um final diferente da versão digital.

A Trama

No filme vemos antigos campeões do jogo de sala de fuga, e revemos a Zoey (Taylor Russell) e Ben (Logan Miller), do primeiro filme retornando aqui, pra tentarem desmascarar a Minos. Porém a Minos tá a um passo afrente deles, e prende os dois com mais 4 pessoas em novas salas de fuga. Temos várias novas salas ameaçadoras aqui, com os mais variados obstáculos, como Lesers, chuva ácida, areia movediça, choque elétrico, e dependendo do final do filme que você assistir, o desafio muda. Mas os dois final acabam trazendo surpresas agradáveis, que vão se deixar boquiabertos.

Versão de Cinema

Então vou começar esse final explicado, pela versão de cinema, que foi a primeira versão que eu assisti. Segundo a Taylor Russell, que interpreta a Zoey. Essa versão do cinema foi fruto de refilmagens, que eles fizeram depois do filme ser finalizado.

A terapeuta

O começo dessa versão de cinema é diferente, da versão de VOD, e vemos a Zoey indo na terapia pra lidar com o trauma envolvendo a Minos. Terapeuta pergunta pra Zoey o que seria necessário pra ela seguir em frente, e ela responde que ver Minos ser levado à justiça. Depois desse ponto as duas versões ficam igual, e vemos a Zoey encontrando o Ben, e os dois decidem ir pra Manhattan, pra seguir uma pista sobre a Minos. Mas os dois decidem ir de carro por conta do medo da Zoey de avião.

Escape Room 2: sobreviventes voltam para o jogo em novo trailer - TecMundo

As salas de fuga

Os dois então chegam ao prédio que a Zoey acredita ser a sede da Minos, e um estranho rouba a bússola que a mãe da Zoey   pra ela. A Zoey e o Ben perseguem ele, e acabam ficando presos em um vagão do metrô. Porém rapidamente eles percebem que a cabine do metrô é uma armadilha da Minos, e todos os outros quatro passageiros, são antigos sobreviventes de salas de fuga, e essa sala vemos o Theo morrer eletrocutado.

Depois disso passamos pra cena do banco, que foi a minha favorita do filme, eu realmente fiquei bem tenso com os lasers, e nessa sala todos saem vivos. Chegamos então na cena da praia onde o Ben e o padre Nathan acabam sendo engolidos pela areia movediça. Então passamos pra última sala que é a da chuva ácida, que vemos a Rachel e a Brianna sendo queimadas pelo ácido. Só a Zoey escapa. Aqui temos a segunda diferença entre as duas versões.

Escape Room: Tournament of Champions Ending & Twist Explained

O retorno da Amanda (e explicação da Sonya)

Nessa versão ela cai, em outra sala de fuga, onde ela vê um quarto de criança com o nome de Sonya. Esse nome apareceu em alguns lugares durante o filme (na gavetas do banco e depois no fina sala final). Também tivemos várias referencias durante as salas, (tinha um bunner do banco Iluminus no metrô, tinha um bunner de uma praia no metrô, tinha um farol na sala da psicóloga da Zoey, só você prestar atenção no filme que você pesca várias pistas). Porém a maioria dessas referencias fazem mais sentido na versão de VOD, a explicação de tudo isso é colocada logo no começo do filme.

Mas continuando a explicação do final do filme, nós vemos a Zoey nesse quarto de criança, e do nada a Amanda (que tinha morrido no primeiro filme), aparece vivíssima. Segundo ela, a Minos forçou ela a criar as salas de fuga, já que eles sequestraram a Sonya, que no caso é a filha da Amanda, e forçaram ela a ser a arquiteta, das salas.

Escape Room: Tournament of Champions': Logan Miller Reveals the Room That  Was Entirely Cut from the Movie - Bloody Disgusting

O Ben tá vivo

A gente também vê que o Ben tá vivo, e preso dentro de uma cela de vidro. A Amanda diz pra Zoey que a Minos quer que ela se torne a nova arquiteta, e eles tão usando o Bem, pra ela aceitar. Mas a Zoey se recusa, a ser a arquiteta, e arma um plano pra tirar o Ben da cela de vidro que tava se enchendo de agua e ia matar ele afogado, mas a Zoey consegue estourar o vidro.

Os três fogem da sede da Minos, e contam pra policia tudo que aconteceu, e parece que a policia encontrou o corpo da Rachel, o Theo, o Nathan e a Brianna. Porém nós não vimos esses corpos, então a única morte que eu acredito foi a do Theo. Enquanto a do Nathan ele pode ter sobrevivido, já que foi engolido pela areia igual o Ben. Além disso, nós também não vimos o corpo da Rachel e da Brianna. Então elas podem ter ficado vivas.

O Final da versão de Cinema

Parecia um desfecho super otimista pro filme, já que policia agora tinha provas contra a Minos, e o testemunho da Amanda ia ajudar a derrubar a empresa.

A Zoey e o Ben ficam super aliviados ao acabar com aquele jogo horrível. Depois de fazer a Minos pagar pelo que fizeram, a Zoey até supera seu mede de avião, e voa com o Bem de volta pra casa. Mas durante o voo, a Zoey começa a questionar que foi tudo muito fácil na última sala de fuga, ela até encontra no voo, a sua terapeuta do começo do filme, e começa a ligar todos os pontos. Então percebemos que Gamemaster zomba da Zoey. O avião que ela tava era da Minos, e vemos mascaras caírem e um gás sendo liberado dentro do avião, e o filme acaba.

Escape Room: Tournament of Champions Ending & Twist Explained

A Minos ainda tá no controle

Não sabemos se esse avião é outra sala de fuga igual o do filme anterior, ou se é um avião de verdade. Mas sabemos que esse final indica uma potencial sequencia, já que o filme acabou em aberto. Por esse final nós conseguimos sentir o poder que a Minos tem, já que eles fizeram a Zoey passar com uma terapeuta deles, só pra pegar as informações necessárias pra fazer ela entrar no avião. Eles também manipularam a policia, e até fizeram aquela reportagem falsa no jornal. Igual a reportagem que nós vimos na sala de fuga da chuva ácida.

Além disso a Amanda parece que fazia parte desse plano da Minos. Já que nós a vemos ela saindo do armazém com o Ben e a Zoey, mas não a vemos na delegacia, e o policial só fala que ela tá dando um depoimento pra polícia. Então tem duas possibilidades, uma delas é. A Amanda voltou pro cativeiro na Minos. Já que segundo ela, a Minos, tem sua filha presa com eles. Ou a segunda teoria, que vem do próprio diretor, é que ele adoraria ver a Amanda fumando um cigarro, enquanto o avião cai atrás dela. Poderíamos deduzir que ela é a chefona da Minos. Isso é só uma teoria dele, mas não é confirmada.

Versão Estendida – VOD/Diretor

Enquanto isso a versão de VOD, pode ser considerada a versão do diretor. Já que o Adam Robitel, que dirigiu o filme disse pro site The Wrap, que a versão dele tinha mais cenas. Porém a Sony mandou ele regravar o começo e o final do filme, por algum motivo, mas finalmente a versão dele foi lançada nas plataformas digitais.

O Gamemaster (e a Sonya)

Essa versão do filme começa em 2003, mostrando o Gamemaster, Henry, ele desenvolve todas as salas de fuga. Essa cena prova que a Minos tá a muito tempo fazendo essas armadilhas cruéis. Então eles devem ter uma influencia e um poder gigantesco. Isso até justifica algumas doideiras.

Ainda nessa cena conhecemos a esposa dele, a Sonya. A bendita Sonya que é mencionada durante todo o filme. Ela quer se divorciar dele e levar sua filha deles, a Claire embora com ela. Mas ele fica bravo com ela, e manda ela ir relaxar, e ela vai pra sauna, e um jogo de escape começa a acontecer. Ela até consegue resolver as pistas, mas já era tarde demais, e ela caba morrendo queimada na sauna. Ainda nesse inicio vemos a Claire, filha do Henry e da Sonya, guardando vários itens em uma caixa. Esses itens foram usados durante o filme, e esse início já prova que ela tinha rancor dos pais dela.

Depois disso algumas cenas adicionais da Zoey e do Ben, quase entrando em um avião aparecem. Vemos que a moça da Minos, do final do primeiro filme tava no portão de embarque do avião dos dois. Porém a Zoey ainda não consegue viajar de avião, e os dois decidem viajar de carro até Manhattan, pra seguir uma pista sobre a Minos, que a Zoey tinha achado.

O final da versão VOD (A revelação da Claire)

O resto do filme continua igual, até o final da cena da chuva ácida onde a Zoey se salva. Descobrimos que um mau funcionamento entre a transição de salas, fez com que a Zoey fosse levada a um departamento da Minos, onde ela conheceu a Claire, que é a verdadeira criadora das salas de Escape.

Descobrimos que a Claire foi trancada em um quarto por seu pai, e que é um dos chefões da Minos e ele forçou ela a criar salas de fuga, enquanto ele ficava com todo o crédito dela. A Claire então implora pra Zoey ajudar ela a sair daquele quarto, e mesmo que a Zoey não quisesse ajudar ela. A Claire revela que o Ben tá vivo, depois da sala da areia movediça. Mas ele vai morrer, em uma sauna igual a que matou a mãe dela. Só a Claire conseguiria desativar essa sala, e salvar o Ben.

Então a Zoey ajuda a Claire a descobrir o código pra sair do quarto. Mas o Henry encontra a Claire e a Zoey, e a Claire prende o pai dela dentro do seu antigo quarto, e as duas correm pra salvar o Ben. Depois disso a Claire tranca os funcionários da Minos dentro de uma sala de controle e fala pra Zoey alertar a policia sobre a Minos.

A reviravolta da Claire

Depois que a Zoey foge, nós temos a reviravolta final, onde a Claire se revela a real vilã. Ela foi a responsável pela morte da Sonya, já que ela queria se mostrar capaz pro pai dela, e a Sonya também queria mandar a Claire pra alguma clinica psiquiátrica, (e durante todo o final do filme, vemos a Claire juntando vários itens que estavam na sala de fuga durante o filme. Ela também recheou as salas de referencias, e colocou a data 26/05 que foi o dia da morte da sua mãe em vários locais, também

Nessa versão o filme acaba com a, Claire prendendo seu pai em seu antigo quarto, e errando o código da porta três vezes, só pra matar seu pai asfixiado. Esse final deixa claro que a Claire provavelmente será a vilã do próximo filme.

Escape Room 3

Se esse segundo filme fizer sucesso, talvez a Sony faça um terceiro, que na minha opinião deveria ser o último. Eu curti esse segundo, mas acho que se fizeram mais de três ficaria enjoativo. Eu acho que até pode rolar um novo filme. A bilheteria do filme está indo bem e até o momento arrecadou mundialmente 44 milhões, e ele ainda nem foi lançado em todos países, e as vendas digitais também podem impulsionar o alcance dele. Então a Sony vai ser burra de não encerrar a franquia.

Mas a dúvida que eu fico é, de qual ponto de partida eles vão fazer um novo filme, já que eles criaram duas narrativas diferentes nesse segundo filme. A versão de cinema é uma e a de VOD é outra. Mesmo eu tendo curtido as duas. Acho que isso deixaria eles meio que perdidos. Seria legal se eles fizessem um terceiro com duas tramas diferentes, (esse negocio de trama diferente até me lembra do bluray, de premonição 3, que você consegue escolher como os personagens vão morrer.)

Deixe um comentário