A Na’jah é uma estrela pop super conhecida, e ela é venerada pela Dre. Só que esse fanatismo acaba levando essa personagem pra uma espiral de problema com leva a morte, e o final de Enxame (Swarm) deixa algumas incógnitas que vou responder agora.
A trama
A história segue a vida da Dre (Dominique Fishback), uma jovem que é obcecada pela cantora Na’jah, que é extremamente famosa e adorada por seus fãs. A Dre começa a perceber que algumas pessoas estão falando mal da Na’jah no twitter. Ela fica furiosa e começa a investigar essas pessoas, e ela se vê obrigada a proteger sua diva favorita de todos que não gostam dela, e pra proteger ela basicamente mata o hater.
A Na’jah é baseada na Beyonce?
A Na’jah é basicamente uma cópia da Beyonce, você nota isso não só por que a Na’jah exala a essência da Beyonce. Mas também por que os próprios produtores da série falaram que se inspiraram nela, em acontecimentos da vida real pra criar a trama da série.
Porém eles abordam tudo como um retrato cômico e muitas vezes perturbador do fanatismo, da cultura dos stans, e acaba que a trama também se torna uma baita critica social ao que postamos na internet. Como as pessoas do outro lado da tela entendem nossos comentários, que as vezes pode ser passivo agressivo. As vezes pode ser irônico, e as vezes pode só ser ofensivo, mas no final das contas quem tá lendo pode entender de várias formas, e isso pode gerar consequências devastadoras.
O nome dos fãs de Ni’Jah, é uma referência direta ao fandom da Beyoncé, que atende por BeyHive, porque Beyoncé é apelidada de Queen Bey. O fandom usa o emoji de abelha para se referir a si mesmo, e a série está repleta de imagens e sons de abelhas, e por isso o nome Enxame.
A morte da Marissa
A série apresenta no começo as meias-irmãs Dre e Marissa, que são grandes fãs de uma estrela pop Ni’Jah. No começo da série as duas pareciam unha e carne, mas depois de alguns problemas a Marissa decide ir morar com o namorado Khalid. A Dre vai pra uma balada a noite, dorme com o irmão Macaulay Culkin, também conhecido como o Charlie de Pânico 4. No dia seguinte ela pega o celular percebe que a Marissa precisava dela, e quando a Dre volta pra casa, descobre que as tendências suicidas da Marissa levaram ela tirar a própria vida.
Depois disso a Dre se sente culpada por não ajudar, e os pais da Marissa a expulsam a Dre do funeral. Todos esses acontecimentos fazem a Dre lembrar que essa morte rolou por conta do Khalid trair a Marissa. Também o Khalid não gosta da Ni’Jah e a Dre converteu o luto em raiva e matou o Khalid. A partir daí ela já tinha perdido a pessoa que ela mais importava na vida, e acabou que a Dre pegou gosto em matar pessoas e se tornou uma serial killer, que mata pessoas que não gostam da sua diva pop Ni’Jah, que lhe dá conforto e lhe dá amparo com suas músicas.
O que a Na’Jah é pra Dre?
Ela idealizou a Na’Jah como um deus misericordioso, que deveria ser enaltecido por todos, e que os haters deveriam ser eliminados. Isso é basicamente uma representação mais voraz dos stans de qualquer coisa. Desde séries teen ruins que tem muitos, até fandons de divas pop que vira e mexe vejo quebrando pau no twitter. Só que a diferença é que a Dre mata pessoas. Ela vai indo de estado em estado procurando uma oportunidade de conhecer a Na’Jah, e matando qualquer um que esteja em seu caminho ou fale mal de Na’Jah.
Gostei muitos das diversas mortes dos episódios, mas confesso que a cada nova morte ficava com mais raiva da Dre. Porém ao mesmo tempo queria ver onde tudo isso ia acabar, então tava adorando acompanhar a jornada maluca dela. A atriz é tão boa em apresentar a psicopatia da personagem que isso tornava a Dre ainda mais realista.
A mordida foi real?
Confesso que fiquei chocado quando a Dre matou o peguete da amiga dela dançarina, e depois matou essa amigo que parecia que ia ajuda ela. Mas a Dre foi totalmente sangue frio e matou sem pensar duas vezes. Também gostei de saber que a série se embasou muito na vida real pra reconstruir algumas coisas, como por exemplo a Dre mordendo a Ni’Jah. Essa mordida aconteceu de verdade na Beyoncé em dezembro de 2017, quando ela estava na festa de Jay-Z para seu álbum, “4:44”. De acordo com Tiffany Haddish, uma atriz foi até Beyoncé e realmente cravou os dentes na estrela pop. A série obviamente pegou a mesma história e abordou de maneira diferente.
A série é baseada em acontecimentos reais?
Alías a própria showrunner disse que a história da série é 100% retirada de eventos reais, rumores reais da Internet, crimes que aconteceram entre os anos de 2016 e 2018. Até a morte da Marissa foi baseada em algo parecido. Já que tem boatos na internet que uma mulher chamada Marissa Jackson supostamente se matou depois de assistir Lemonade. Porque pensou que Jay-Z estava traindo Beyoncé da mesma forma que seu namorado a estava traindo.
A Paris Jackson e a Billie Eilish
Também vemos que até as participações especiais, da série abordam temáticas da vida real. Como a aparição da Paris Jackson, a filha do Michael Jackson que disse em uma entrevista em 2017, que considera negra porque gosta muito da cultura afro-americana e porque Michael aparentemente disse a ela para se orgulhar de suas raízes negras. Em “Swarm”, Dre zomba de Paris quando ela diz a mesma coisa, mostrando que a série tem uma metalinguagem própria pra tratar de assuntos polêmicos.
Assim como a Billie Eilish, que foi acusada de “satanismo” por conta de seus videoclipes e sua aparência gótica. Daí aqui na série ela fez parte de um culto, que levou a Dre pra entrar nessa maluquice. A série abordou isso de uma maneira hilária, e a Billie entregou uma boa personagem, e protagonizou uma ótima morte, já que sua personagem temo desfecho conclusivo e repentino.
A Roshida morreu?
O episódio final acontece em Atlanta em junho de 2018. Vemos que Dre mudou sua personalidade para a de Tony e se aceitou lésbica, ela conhece a Rashida e ao que parece seu fanatismo tá mais controlado já que ela não reage quando Rashida diz que odeia Na’Jah. Até o final do episódio quando a Rashida explode com a Dre por ela gastar 4 mil dólares em ingressos pra Na’Jah.
Acaba que a Dre mata a Rashida enforcada e depois queima seu corpo. Essa foi uma das únicas mortes que ela realmente chorou, mostrando que ela realmente gostava da Rashida mas seus impulsos eram muito mais fortes. Essa morte da Rashida doeu um pouco por que ela foi uma das poucas personagens que ganharam um arco completo, e adorei conhecer os pais dela. Uma pena que a maluca da Dre matou a tadinha.
A Dre conheçe a Na’jah e morre?
Quando a Dre chega no show ela mata um cambista e rouba os ingressos, e quando ela mata esse cara eu só pensei. Essa doida já matou mais que o ghostface na franquia pânico. Mas enfim, ela chega no show sobe no palco e corre para Ni’Jah, e ela diz pra Dre cantar para a multidão. E então a Dre olha o rosto da Ni’Jah, e vemos da perspectiva de Dre, é claro o rosto de Marissa na cara da diva pop, e a Ni’Jah convence seus fãs a torcer por ela. A série termina nesse ponto e podemos pensar que assim como a mordida que nunca vimos acontecer, essa cena também pode ter sido mais uma loucura da cabeça da Dre, e ela ter feito algo realmente grave com sua diva pop.
O caso real do último episódio
Além disso a Dre correndo para o palco quando a Ni’Jah está se apresentando no final, é uma cópia do incidente de 2018. Onde um homem de 26 anos chamado Anthony correu em direção a Beyoncé e Jay-Z durante seu show em Atlanta. A série adaptou essa caso de uma maneira mais amigável, fazendo esse ser o final de temporada onde a Ni’Jah acolhe a Dre e a coloca em seus braços, como se fosse uma deusa. Isso se refere a muitos fãs da Beyoncé que a colocam como uma deusa.
O sexto episódio foi real?
Alías a filmagem exibida no sexto episódio que foi focado em uma série de True Crime, foi a filmagem real do Anthony. A série basicamente fez esse sexto episódio sendo o caso real dentro de uma série dramatizada que estaria sendo baseado nesse caso.
Sinceramente esse episódio foi genial a Detetiva Loretta é incrível, pra mim a melhor personagem dessa série. Ela entregou tanto carisma que esse episódio 6 foi meu favorito. Adorei ela investigando, e conectando as pecas pra achar a Dre. Enfim a série pegou muitas coisas da vida real e colocou no roteiro de uma forma despretensiosa e divertida, mas ao mesmo tempo assustadora.
Qual o significado do final?
Toda a história da Dre sempre foi sobre ela se redimir com a Marissa. Conhecer a Nijah era o sonho das duas, e sem a Marissa esse sonho nunca seria gratificante, então ela idealizou a irmã nesse ponto. Também acaba que esse final feliz da Dre não é tão feliz como imaginamos já que o próprio título do episódio já diz, que Só deus cria finais felizes, se referindo a uma possível morte da Dre nesse momento do show. Podemos imaginar que a Loretta já sabia que uma hora ou outra a Dre apareceria em um show da Ni’jah, e colocou policias lá, e quem sabe eles mataram ela.