Para celebrar e valorizar o Dia do Cinema Brasileiro(19), o Diretor de Coração de Cowboy, Gui Pereira, preparou uma lista de filmes favoritos e imperdíveis de dois diretores brasileiros excepcionais.
Amácio Mazzaropi foi o primeiro cineasta escolhido pelo diretor, que, segundo Gui, merece muito mais respeito e valorização no mercado cinematográfico brasileiro. Mazzaropi constrói temáticas humanas e que expressam o lado instintivo e preciso do diretor, retratam, em sua maioria, a vida do homem do campo. Confira o top 3 longas:
1 – Tristeza do Jeca (1961)
O primeiro filme colorido dirigido por Mazzaropi aborda a história de dois políticos atrás de apoio em uma pequena cidade do interior. Com reviravoltas e um final surpreendente, essa obra é um dos melhores dramas nacionais de todos os tempos.
2 – O Puritano da Rua Augusta (1965)
Com uma bela mensagem, o filme conta a história de um pai de família conservador e rigoroso que, após um ataque cardíaco, decide aproveitar a vida. O melhor roteiro escrito por Mazzaropi, que consegue misturar humor surreal com drama e assuntos mais sérios.
3 – O Jeca Macumbeiro (1974)
Em seu primeiro flerte com o gênero terror, Mazzaropi conta a história de um caipira que encontra um saco de dinheiro e que acaba sendo manipulado por um suposto pai-de-santo que procura roubar a fortuna do ingênuo rapaz.
O segundo cineasta escolhido por Gui, foi José Mojica Marins, para o diretor de Coração de Cowboy, Mojica é considerado um dos grandes mestres do terror, às vezes é visto como sinônimo de piada pela falta de informação sobre o gênero no país. Veja os três escolhidos:
1 – Perversão (1979)
É exploitation do sub-genero “rape-and-revenge” muito popular no cinema independente de terror dos anos 70. No longa, Mojica interpreta um milionário que abusa sexualmente de várias mulheres, vai à júri, é absolvido e continua sua rotina abusiva até se apaixonar pela bela e misteriosa Veronica.
2 – À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)
Foi o filme responsável por introduzir a personagem de Zé do Caixão na cultura pop mundial. Zé do Caixão é um coveiro obcecado em dar continuidade a linhagem de seu sangue, mas para isso ele procura a mulher ideal para carregar seu primogênito. É considerado o primeiro filme de terror da história do Brasil.
3 – O Despertar da Besta (1970)
Nesta trama, 4 voluntários são submetidos a experimentos com LSD para entender os efeitos da droga. As coisas começam a sair do controle quando as cobaias são forçadas a olharem um pôster do filme “O Estranho Mundo do Zé do Caixão”. O filme foi rodado em preto e branco e colorido.