domingo, novembro 17, 2024
CritícaCritica SérieSérieThe CW

Critica | Wandinha – 1ªTemporada (2022) – Jenna Ortega entrega uma performance digna na Netflix

Eu já tive a oportunidade de assistir a todos os 8 episódios, de Wandinha. Vocês com certeza vão adorar essa nova série da Netflix, já que a Jenna Ortega é talentosa, bonita, carismática, e ainda escolhe a dedo os seus papéis. 

Então, Wandinha é uma série do Tim Burton conhecido por Fantástica Fabrica de Chocolates, Noiva Cadáver, Os Fantasmas se Divertes, Alice no Pais das Maravilhas.

Tudo que é meio doido, e tudo que tem um protagonista desmiolado, ele pega na hora, e coloca seu coração pra transformar a produção em algo especial, e aqui em Wandinha não foi diferente. O DNA do Tim Burton está em cada cena, está em cada trejeito dos personagens, está em cada canto da escola nunca mais.

 Tudo nessa série é lindo visualmente, e temos um show de ótimos figurinos e ótimas performances. Sendo que o roteiro também é muito sagaz em colocar piadinhas ácidas em todos os momentos, e nunca é algo que incomoda, então nesses pontos tivemos muitos acertos,

 Na trama da série nós vemos a Wandinha expulsa da sua antiga escola, e ela acaba indo pra escola Nunca Mais que era o antigo colégio dos seus pais, Gomez e a Morticia Addams. Porém ela detesta a escola e ela não quer ficar lá. Mas depois que alguns misteriosos assassinatos começam a acontecer nas redondezas da escola, a Wandinha engata em uma investigação pra descobrir por que um monstro está matando pessoas, e quem é esse tal monstro. 

Wandinha da Netflix quase teve visual bem diferente

A trama central da série é basicamente essa e por mais que eu ame a Jenna e a Wandinha dela seja bem incorporada. Essa premissa do mistério de assassinato misturada com um triangulo amoroso fizeram com que a série não fosse 10/10 pra mim. Mesmo que a série ainda traga algumas boas surpresas esse rolê do romance me deixou meio desanimado. A Jenna me prometeu que a Wandinha não entraria em um triangulo amoroso, mas ela entrou sim, e ninguém pediu isso.  Eu queria tanto uma Wandinha mais diabólica, e menos envolvida em coisas adolescentes, porém recebi uma wandinha onde dois caras ficavam toda hora correndo atrás dela, e ficavam pegando no pé dela. 

Ainda assim essa Wandinha da Netflix é mais uma Nancy Drew ácida, do que uma sádica psicopata.  

Entretanto o que mais limitou essa série a ter ousadia, foi a classificação etária de 12 anos. A série deveria ser no mínimo 16 anos, pra termos cenas realmente impactantes. Mas como tamo falando de uma série de 12 anos, muitos enredos em vez de serem adultos acabam se tornando juvenis, é tipo uma Monster High, só que melhor e sem música. Não encarem isso como algo negativo, só encarem como uma critica construtiva, já que na minha visão a Wandinha tinha que ser mais diabólica igual a da Christina Ricci que conseguia ter mais liberdade pra fazer muitas coisas maldosas. Porém a nossa Wandinha da Jenna Ortega mesmo que seja bem interpretada e ela seja o coração e a alma da série.  

Wandinha revela personagem de Christina Ricci em trailer inédito | Chippu

A Wandinha fica durante os episódios investigando as mortes. Ela também escreve um pouco o seu livro de mistérios. Já nas horas vagas ela se envolve em um triangulo amoroso. Não só a Wandinha sofreu limitações por conta da classificação etária, como também o monstro, sempre que atacava alguém a cena era cortadas e nós só víamos o corpo, ou a cena do ataque era bem levinha, e o vilão da série na minha perspectiva foi algo bem previsível, mas isso não foi um incomodo tão grande. 

Mesmo com os defeitos, a série tá repleta de qualidades, começando pela amizade da Wandinha com a Enid que é um dos pontos fortes. 

A Emma Myers interpreta uma personagem fofa, dócil, relacionável, e muito frágil, é o contraponto perfeito pra Wandinha. Isso é um dos trunfos da série. As duas compartilham cenas hilárias, e também cenas lindas, que realmente aquecem o nosso coração, e a simplicidade de alguns momentos acabam até se tornando um ponto chave pra algumas situações.  

Além de Wandinha: Descubra o que chega na Netflix em novembro

Sem contar que o mãozinha é quase que um protagonista aqui na série, sem ele muitas situações dariam errado.  Por incrível que pareça ele é o alicerce emocional da Wandinha, e a relação dele com a Enid é algo estranhamente fofo. Na verdade o mãozinha é um personagem intrigante, já que mesmo sem ter falas ele ganha sempre nossa atenção, e ele rouba a cena com muita frequência. 

Também temos momentos curtos, mas bem trabalhados entre a Morticia, e a Wandinha. Esses momentos colocam a Catherine Zeta-Jones pra entregar uma performance digna pra Morticia, como uma mãe preocupada, mas ao mesmo tempo estilosa e despojada. 

Agora sobre as participações especiais, o que eu posso dizer é que a Diretora Weems é uma personagem relevante que fica muito no pé da Wandinha, e a Gwendoline Christie é fodona, e ela tem uma puta presença de tela. O Tio chico aparece pouco, mas quando aparece forma uma dupla com tanta sinergia com a Wandinha que acaba que algumas cenas entre os dois podem até fazer alguns chorarem.

Jenna Ortega revela que precisou frequentar aulas de esgrima para  interpretar Wandinha

Enquanto a Christina Ricci é sempre misteriosa e carismática vivendo a professora Thornhill. Ela é uma padrão. No caso ela não tem poderes. Isso faz com que ela só apareça em momentos pontuais, que mas nunca tenha tanta presença de tela. 

 No geral Wandinha é a nova O Mundo Sombrio de Sabrina, ela tem tudo de igual.

A Wandinha aqui é a Sabrina, temos os dois meninos que são o Harvey e Nick, e os dois não são nada empolgantes. Eu não sou fã de triângulos amoroso, por isso prefiro nem falar deles três aqui. Claro temos a menina má da escola que é a Bianca, e em Sabrina tínhamos a Prudence. 

 Todos os elementos de Sabrina estão presentes nessa série, até cena de dança da Wandinha tivemos, e a cena foi bizarramente boa, e Jenna entregou tudo vivendo a Wandinha. Tanto nessa dança estranha, como também nas cenas mais dramáticas, nas cenas de luta, nas feições, e até mesmo no violoncelo. Mesmo com os erros Wandinha é minha série queridinha desse ano, queria muito que ela tivesse uma classificação maior, por que ai sim ela seria perfeita. Aposto que vocês vão curtir tanto quanto eu.

Deixe um comentário