Bem recebido pelos críticos em vários festivais, Sweetheart traz uma história angustiante sobre sobre uma garota que fica presa em uma ilha deserta e é atormentada por um monstro desconhecido.
Protagonizado pela Kiersey Clemons, esse suspense misturado com syfy, é aquele filme de baixo orçamento, que tem uma pegada muito intimista. É como se fosse uma mistura de predador, com náufrago. Ambientado em uma ilha, e com um elenco bem pequeno, o filme cria pavor e desespero realmente em um ambiente vazio. Ele consegue captar a determinação da protagonista, enquanto expõe a ameaça que ela vai enfrentar ao poucos.
Então ele vai te preparando pro inesperado e te mostrando o monstro geralmente nas sombras, pra te deixar confuso. Durante o filme a protagonista se junta com alguns amigos, que desenrolar um pouco mais da história dela, mas se eu falar mais sobre isso vai ser um spoiler.
A história é basicamente, a protagonista tá sozinha, e tem que encontrar uma forma de sobreviver e a forma que o filme te conta os acontecimentos é meio complicada, já que ele prefere te deixar na dúvida sobre o que aconteceu, e te dar aos poucos algumas informações, e só no final ele tenta explicar alguma coisa.
E falando em final, ele é o grande problema do filme, já que quando acaba, você não consegue ter um final e é realmente mais um filme de suspense que tem uma menagem, mas você tem que prestar atenção pra captar ela.
A maluquei que a Blumhouse faz é boa, é agradável e esse filme só tem 1h22 então é rapidinho de ser assistido! Vale a pena se você quiser se instigar com uma protagonista forte lutando pra sobreviver!
A partir de agora vou falar sobre o final do filme então vai ter spoilers!
No filme a Jenn, vê dois colegas mortos na praia, e é forçada a aprimorar as habilidades de sobrevivência, então ela pesca e faz lanças. Ela encontra também mantimentos de pessoa que também estiveram na ilha a muito tempo atrás, e percebemos que faz muito tempo pq ela vê um Gameboy e fotos Polaroide, e durante o dia, ela vive normal, mas durante a noite ela é perseguida por uma criatura que parece morar no mar.
Mais precisamente naquele buraco estranho embaixo da água, no meio do filme ela acaba se juntando ao namorado Lucas e a amiga Mia que acabam chegando na ilha em uma balsa. A Jenn fala sobre o monstro que ela aparece a noite na ilha, mas os dois não acreditam nela! E frustram a tentativa dela de fugir.
Chegando a noite a criatura, mata a Mia e a partir daí o Lucas acredita na Jenn. Os dois então decidem fugir da ilha e vão para a balsa! Mas o mostro ataca a balsa durante o dia e puxa Jenn para baixo da água. A Jenn consegue escapar mas o Lucas entra na água pra salvar ela é o monstra leva ele.
Como a balsa furada, a Jenn está sozinha de novo e decide se tornar a final girl que vai derrotar o monstro!. O final do filme mostra ela matando o monstro, mas o final do filme não fica claro se ela conseguiu sair da ilha e também não fica claro se tudo aqui foi real. Vamos imaginar que o incêndio que ela causou chamou a atenção dos aviões que passam ali próximo! Durante o filme dois aviões passaram então outro deve passar pra resgatar ela.
Também não tá claro se a criatura que Jenn viu é a mesma em cada caso; o buraco no fundo do oceano parece enorme e pode haver mais de um. Se houver várias criaturas, é possível que outro faça vá até a ilha tentar matar a Jenn. Mesmo não identificando se é realidade ou não! Temos que ver as entre linhas do filme sobre misoginia e segregação.
A Mensagem do filme
A Jenn é uma mulher nega que luta pela sobrevivência dela! Podemos ver que todos os outros tripulantes do barco eram brancos e que o Lucas tratava a Jenn como uma pessoa que traz problemas. Ele até fala na cara dela que ela não tem pra onde ir, e que paga a vida que ela tem, além disso podemos ver na hora que ela escreveu no diário antes da batalha final, que ela não sabia os sobrenomes dos amigos do Lucas, ao que parece eles não saem muito com ela, o Lucas não deve contar muito sobre a vida dele pra ela. A coisa mais pejorativa do filme foi o sweerheart que ele fala pra ela no tom de desdém.
O filme mostra que o mostro não era só o que vemos em uma forma assustadora é que só aparece a noite. O monstro também tem feições de seres humanos e aparecem de dia pra tirar com a sua cara em momentos de desespero. Essa é a minha interpretação do filme, eu acho que o mostro era real! Eu acho que a Jenn tava lutando pra salvar sua vida e sinto que o filme não foi só mais um suspense, mas também teve uma menagem implícitas