Mais um filme espanhol chegando na Netflix e eu confesso que adoro os filmes espanhóis e O Poço realmente não foi diferente!
No filme, nos vemos vários prisioneiros em uma estrutura alta.
A comida é o grande foco aqui, já que uma plataforma desce com um banquete completo e chega até o último nível parecendo um grande lixão. O Goreng é o nosso protagonista que se voluntaria pra passar por esse experimento. Ele ficará por um período de seis meses, pra parar de fumar e, finalmente, ler Don Quixote.
A cada andar nos vemos dois prisioneiros confinados, e de mês em mês eles mudam de andar e tem que se dar bem com os presos políticos ou assassinos cruéis e durante o filme alguns personagens se mostram como sádicos – que odeiam todos e querem deixar a comida o mais deplorável possível para os níveis abaixo. Enquanto outros personagens são pessoas boas que querem ajudar, mas não são tão bem aceitas.
O filme tem um humor negro, que aborda muito sobre disputa de classes e segregação.
É como se fosse um estudo de caso, já que a comida é devidamente colocada em uma quantidade que sirva a todos, mas depende dos mais altos ajudarem os mais baixos.
Aliás algumas cenas são nojentas, mas isso serve pra mostrar a perspectiva que o diretor quer apresentar, sobre o qual deploráveis as pessoas são quando não sabem o dia de amanham. Esse é um filme nada esquecível que vai gerar discussão, e claro terá várias interpretações. Algumas pessoas vão gostar, outras vão ficar pensativas e outras vão odiar!
O Final Explicado do Filme:
Eu não acho que a menina era uma ilusão. Porque a mãe dela sempre levava pedaços de carne quando descia. Ela sabia que não ia chegar com a comida até lá embaixo. Então ela levava pedaços de carne para alimentar a filha. Talvez ela achasse que a filha estava mais segura lá embaixo sozinha do que em cima. E acho que a missão dele, era sim encontrar ela e devolver. Tanto que a mulher que recrutou ele diz que ele estava lá por algum motivo maior.
Esse é o melhor filme “não americano” que já vi!
Os espanhóis estão muito a frente do Brasil quando o assunto é cinema ou séries!
Gostei muito da sua análise.
Detestei. Tb penso que a criança estava mais protegida no último nível. Porém, não entendi se era real, se ele estava delirante, se ele morreu? Cumpriu os 6 meses? Se a rquipe do restaurante sabia o que acontecia naquela prisão surreal…..enfim….credo!!!