Gatunas (Trinkets) é a nova série da Netflix e segue três adolescentes que se tornam amigas por uma forma não tão convencional.
Elodie (Brianna Hildebrand), Tabitha (Quintessa Swindell) e Moe (Kiana Madeira) se conheceram em um grupo de auto ajuda, para ladrões de lojas – sim todas são cleptomaníacas. Mas, o que pra mim, seria uma série sobre as três garotas roubando lojas, se tornou uma série sobre como a amizade das três se sobre sai diante as suas vidas totalmente distintas.
A série é uma produção da AwesomenessTV, que foi adquirida pela Netflix, para distribuição mundial. Essa produtora é conhecida por produzir série e filmes focados no publico jovem, e claro o melhor de tudo é que suas produções são de baixo orçamento e rendem muito, por conta de seu elenco com rostos conhecidos. O longa Fica Comigo distribuído como Original Netflix, é produzido pela AwesomenessTV.
Em um comentário pessoal, eu senti que a série tem uma pegada da recente Disque Amiga Para Matar, pois a premissa de amizade é abordada da mesma forma, só que a grande diferença são os problemas, enquanto em Disque Amiga, as protagonistas estão envolvidas em um caso de assassinato, aqui as protagonistas são ladras. A série tem muitos temas atuais, e aborda eles da melhor forma, sem ser muito rígido, mas ao mesmo tempo focando nos reais problemas.
A história da série é baseada no livro de Kirsten “Kiwi” Smith (responsável por “Legalmente loira”), que foca em mostrar alunos do ensino médio que, mesmo sendo diferentes acham semelhanças para se unirem.
Começamos a série com a mudança repentina de Elodie, que morava com a sua mãe no Novo México e depois de uma desventura, ela tem que se mudar para Portland para agora morar com o seu pai e a segunda esposa e seu meio-irmão. Como agora é uma estranha no ninho, e claro uma cleptomaníaca, Elodie conhece Moe que é tão ousada e esperta quanto ela, mas mesmo assim é tímida e retraída, e para completar o trio, temos Tabitha, uma jovem negra, que tem um pai branco, que praticamente se gaba a todo momento de seus privilégios, enquanto sua mãe, afro-americana, é glamourosa e obcecada por ser uma influenciadora digital. Todas são diferentes, mas seus vícios e prazeres as unirão.
Tabitha desde o começo parecia uma esnobe, mas depois de Elodie e Moe fazem um acordo para ver quem pode roubar o item mais caro de uma loja no centro de Portland, as três jovens logo percebem que esse vício estranho pode se tornar uma amizade improvável .
Todas tem problemas, e a série dá uma visão desses problemas, de forma clara; Elodie está enfrentando, seus problemas de sexualidade, enquanto Moe está tentando se encaixar e se adaptar a sua família e esconder um relacionamento, enquanto Tabitha está tentando se desprender de seus obrigações, imposta por seus pais ricos.
A série segue um fluxo rápida e não economiza em sua narrativa e isso ajuda, para conseguirmos fazer uma leve e nada cansativa maratona. O seriado consegue reunir em seus episódios de mais ou menso 30 minutos, os enredos de suas três personagens, e tudo funciona muito bem. As histórias individuais de Elodie, Moe e Tabitha começam a divergir umas das outras antes de se cruzarem de maneiras que não só se sentem orgânicas mas parece que o vinculo de amizade delas, já é construído a anos.
Hildebrand é uma das protagonistas mais conhecidas do show, ela esteve em Deadpool 2, e também no divertido Garotas da Tragédia, diferente de seu papel monossilábico no filme da Marvel, aqui ela teve mais linhas para trabalhar, sua personagem Elodie é uma personificação da atriz, junto com astucia e determinação, e suas amigas Moe e Tabitha exalam uma confiança para ela, mas mesmo assim ela se sente oprimida por conta de algumas coisas que as duas fazem. Swindell e Madeira também são destaques positivos, as duas sabem se desenvolver bem, e suas expressões e a forma que elas desenvolvem suas personagens são perfeitamente aceitas.
A série também conta com o brasileiro Henry Zaga que já era pra ser conhecido por ‘Os Novos Mutantes’, mas depois de diversos adiamento ainda está engavetado pela FOX, e também conta com Odiseas Georgiadis de ‘O Date Perfeito’, seus respectivos personagens, Luka e Noah são apenas pares românticos para as garotas, então nenhum dos dois é desenvolvido.