A Caminho da Lua essa nova animação da Netflix, traz uma mensagem de perda e auto aceitação.
Diferente da primeira animação original Netflix, que foi Klaus, que tem toda uma construção que funciona pro público infantil e também pro público adulto, a caminho da lua tenta caminhar muito pra se equiparar a filmes da Disney/Pixar, e acaba não encontrando tanto sua essência.
No filme nossa protagonista Fei Fei sempre ouviu a história contada por sua mãe sobre uma deusa da lua Chang’e e o quão ela ficou triste por ser separado do seu verdadeiro amor, Houyi. Como já é habitual em filmes infantil, a mãe da Fei Fei fica doente e morre.
Alguns anos depois, o pai dela planeja se casar novamente com a viúva Sra. Zhong. Isso deixa a Fei Fei chateada. Então usando todo o seu celebro de cientista ela planeja e executa uma viagem pra lua, pra que assim ela possa provar a veracidade da Chang’e e lembrar pai dela sobre a falecida mãe. Essa viagem conta com o intruso do irmão mais novo dela, que na trama só serve como um leve alivio comico.
O filme no geral consegue desenvolver isso, e ainda consegue de formas sutis impor as tradições chinesas na história, mas o grade problema que pode incomodar alguns adultos é a representação de forma lúdica que eles apresentam a lua. Assim como as músicas que na versão dublada em português ficaram horríveis.
A dublagem do filme no geral tá muito boa, mas poderiam ter feito uma dublagem melhor pras musicas. Outra coisa é que as músicas em sí aqui não acrescentam muito a trama do filme, (os filmes da Disney por exemplo a maioria das músicas faz parte da história do filme como um todo, e essas músicas ajudam a construir a narrativa…).
Como esse é um filme que tenta passar uma mensagem sobre uma criança lidando com a perda da mãe, de uma forma mais lúdica. Colocando uma deusa da lua pra contar uma história de amor, galinhas que adam de moto na lua, um coelho engraçado pra ser o alivio comico. Tudo isso obviamente vai as vezes parecer maluco pros adultos. Mas vai ajudar a criançada a se cativar pelo filme!
Já que ele usa os personagens com cores bem distintas pra fazer um arco íris de cores no espaço sideral. Assim o filme consegue passar uma mensagem difícil pras crianças de uma forma divertida.
Pra concluir toda a trama no geral é previsível e desde o começo você já sabe onde o filme vai te levar.
Mas isso não é uma coisa ruim! Isso é até que habitual em filmes infantis, então se você tem um filho saiba que esse filme não é lá essas coisas. Mas também saiba que a mensagem dele é passada de uma forma sensível e que vale a pena seu filho dar um play na Netflix.
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!