quinta-feira, novembro 14, 2024
FilmeMovie

A Noite Das Bruxas | FINAL EXPLICADO – Quem matou? Existia um fantasma?

A adaptação da Agatha Christie, A Noite Das Bruxas chegou aos cinemas, e o final deixou tudo muito explicado. Porém se você deixou passar algo ou se ficou pensando se o fantasma existiu, vou falar sobre isso aqui.

Onde tudo começa?

Já se passaram alguns anos desde os acontecimentos de Morte no Nilo e Poirot agora mora em Veneza e abandonou a profissão de detetive. No entanto, ele é facilmente atraído por sua velha amiga e renomada escritora de mistério, Ariadne Oliver (Tina Fey), que convida o Poirot para uma sessão espírita realizada pela renomada cantora de ópera Rowena Drake ( K elly Reilly ) em um esforço para contatar sua falecida filha, Alicia ( Rowan Robinson). As circunstâncias em torno da morte de Alicia são suspeitas, e Ariadne está morrendo de vontade de conseguir um lugar na primeira fila para seu próximo livro, já que seus três últimos não conseguiram se tornar best-sellers.

Eles vão à festa de Halloween na casa de Rowena, que está repleta de personagens interessantes. Você tem um médico local, Dr. Ferrier ( Jamie Dornan ), que foi consumido pelo PTSD da guerra e realmente não deveria estar trabalhando. Temos o filho precoce de Ferrier, Leopold ( Jude Hill ), que se sente mais como esposa ou enfermeira de Ferrier, e claro a leal governanta da Rowena, a Olga ( Camille Cottin ).

O drama realmente começa com a chegada da médium mundialmente famosa (embora muitos sejam céticos em relação a ela), a Sra. Reynolds ( Michelle Yeoh ) e seus dois assistentes ( Emma Laird e Ali Khan ). Então temos nosso primeiro suspeito óbvio, Maxime ( Kyle Allen ), o homem que pediu Alicia em casamento e aparentemente a trocou por uma mulher mais rica. Rowena despreza vê-lo e ninguém sabe quem escreveu a carta convidando Maxime. Daí temos uma morte, no caso a da Sra. Reynolds, que é atirada de uma varanda e é empalada no estômago.

A Haunting in Venice review: Kenneth Branagh's best Poirot film yet | EW.com

Quem é o assassino?

Pouco antes da morte acontecer, o Poirot está procurando maçãs em uma tigela com água. Uma figura encapuzada atenta afoga-lo mas ele sobrevive. Depois de tomar chá com mel caseiro de Rowena Drake, Poirot fecha a boca e pede ao guarda-costas que não deixe ninguém sair ou entrar. A chuva está torrencial, o vento está forte e o bigode de Poirot está se contorcendo. Sim, você adivinhou, Poirot está no caso!

Embora você possa não ter sido culpado por acreditar que Ariadne Olvier é a mente por trás desse mistério para inspirar seu próximo best-seller, ela não é a assassina. No entanto, é revelado que foi ela quem convidou Maxime para o jantar para evocar algum drama para seu próximo livro. O assassino é Rowena Drake.

A Rowena e Alicia eram tão próximas quanto mãe e filha. A Rowena espalha a ideia de que Maxime deixou Alicia porque ela não era rica o suficiente, a verdade é que Maxime não poderia se relacionar com alguém tão apegado à mãe, principalmente com aquela mãe o detestando absolutamente. Quando Maxime tentou fazer as pazes com Alicia.

First reactions land for Yellowstone star's new movie A Haunting in Venice

Como a Alicia morreu?

O palácio possui um jardim onde crescem flores cujo pólen produz mel de flores silvestres. No entanto, as flores plantadas atualmente não são flores silvestres. Há uma pequena dica sobre isso no início do filme, quando Maxime se corta e usa o mel como anti-séptico, e ele casualmente menciona que não é uma flor silvestre ao cheirá-lo. Acontece que é um mel venenoso e tóxico que dá às pessoas o efeito de um alucinógeno. Isso explica por que Poirot está alucinando com fantasmas. É também por isso que Alicia esteva alucinando antes de morrer. Sua mãe a estava envenenando para mantê-la doente e, portanto, sob seu controle. Depois que Alicia e Maxime ficaram noivos, Rowena destruiu o jardim num acesso de raiva. Ela então viajou para a Turquia para adquirir a flor que produz esse mel com efeito medicamentoso.

Na noite da morte de Alicia, Rowena, fora de si devido ao cansaço, permite que Olga assuma o controle e mantenha a vigilância de Alicia. O que Olga não sabe é que o mel que continuam a dar a Alicia no seu chá foi medido cuidadosamente por Rowena para não causar uma overdose de Alicia. Mas é claro que Olga não sabe disso, então ela mistura o mel no chá de Alicia para acalmá-la. Quando Olga sai pensando que Alicia está apenas dormindo calmamente, Rowena retorna e encontra Alicia morta e entra em pânico. Ela sabe que será descoberta, então joga Alicia da varanda no rio Veneza, fingindo que o ato foi suicídio ou assassinato cometido por outra pessoa. Afinal, quem poderia matar o próprio filho?

Box Office: 'A Haunting in Venice' Targets $15 Million Debut - Variety

Quem matou a Reynolds?

De volta aos dias atuais: Rowena Drake assassina a Sra. Reynolds porque ela suspeita que Reynolds descobriu o que aconteceu com Alicia e revelará quem é seu verdadeiro assassino. Rowena tenta assassinar Poirot e então corre apressadamente para a varanda interna e empurra a Sra. Reynolds para a morte. Como Poirot foi envenenado pelo mel é na verdade um erro inocente. Suspeitamos de Ariadne porque é ela quem dá o chá a Poirot, e ela comenta que encontrou o mel na prensa de linho. Mas Rowena só colocou o mel ali para esconder. Ariadne, sem saber, dá a Poiroit o mel tóxico, fazendo com que ele fique drogado e tenha alucinações com os mortos-vivos.

Por que o Dr. Ferrier se matou?

Por que o Dr. Ferrier também morde? Depois que seu TEPT o leva a começar a lutar contra Maxime, e então ele é assustadoramente acalmado por seu filho varão, ele é trancado dentro da sala de música, que é à prova de som, para que ele possa dormir. Rowena faz um grande show dando o únicochave para Poirot. Acontece que Rowena estava sendo chantageada por alguém que sabe a verdade por trás da morte de Alicia. Rowena acredita que seja Ferrier, já que ele era o médico no local da morte de Alicia, então ela liga para ele enquanto ele está na sala de música e avisa que se ele não se matar, ela matará seu filho. Seu filho é a única coisa pela qual ele vive, então é uma decisão fácil. Ferrier se empala com uma espada decorativa dentro da sala. Um assassinato sem contato físico. Deus, ela é boa. Porém, não foi o Dr. Ferrier quem chantageou Rowena, foi seu filho! Leopold descobriu isso pelas anotações de seu pai, que não percebeu nada desagradável porque, bem, ele realmente não deveria estar praticando.

Trailer - "A Haunting In Venice"

Poirot realmente viu o fantasma de Alicia?

Poirot revela tudo isso, e todos ficam compreensivelmente chocados. Rowena Drake, que agora se transformou em uma assassina de mães histérica, não desiste sem lutar e se move para escapar, mas Poirot está em seu encalço, perseguindo-a até o quarto de Alicia. Enquanto Poirot e Rowena lutam na mesma varanda de onde Alicia caiu enquanto os céus se abriam, o impensável acontece.

O fantasma de Alicia aparece e a Rowena cai no rio, assim como rolou a morte da Alicia. Está um tanto implícito que o fantasma de Alicia voltou para se vingar de sua mãe, mas tudo ficou incrivelmente ambíguo. Seria este um fantasma real ou Poirot ainda estava sob a influência do mel venenoso? Rowena pulou de vergonha por seus crimes ou ela tropeçou? Não sabemos, e não tenho certeza se Branagh conhece a si mesmo.

O filme termina com Poirot voltando a ativa. O ceticismo de Poirot em relação a Deus e ao outro lado é muito discutido com Ariadne no início do filme. Ver o fantasma de Alicia quebrou seu ceticismo. Mas a dúvida que fica é, será que veremos o Kenneth Branag fazer um quarto filme?

 

Deixe um comentário