Se há uma coisa que o anti-herói romântico Joe Goldberg (Penn Badgley), entende no final da 4ª temporada de VOCÊ (You) , é que ele definitivamente não é um homem bom em um mundo cruel.
Abaixo está uma entrevista que o Badgley, Ed Speleers e a showrunner Sera Gamble deram pra TUDUM, sobre as reviravoltas da parte 2, e aquele final chocante.
Surpresa! Joe tem jogado um jogo de gato e rato consigo mesmo durante toda a temporada porque o Eat-the-Rich Killer é na verdade ele, não Rhys Montrose (Speleers) .
No episódio 7, Joe tortura e mata Rhys em sua casa de campo, em parte porque o pai de Kate (Charlotte Ritchie), Tom Lockwood (Greg Kinnear), o chantageia para fazê-lo. seus amigos e tentando atribuir tudo a Joe. Mas, enquanto Joe olha para o cadáver amarrado e ensanguentado de Rhys, outro Rhys aparece bem ao lado dele. Como poderia ser? Bem, esse Rhys, o Rhys assassino, estava tudo na cabeça de Joe.
Acontece que Joe éresponsável por todos os assassinatos, mas não se lembra de tê-los cometido. Ele nem consegue se lembrar que prendeu Marienne (Tati Gabrielle) em uma gaiola de vidro em vez de deixá-la ir, porque ele se dissociou durante toda a temporada. Além disso, Joe realmente não conhece o verdadeiro Rhys Montrose. O Rhys com quem Joe está conversando é a personificação de seu lado negro, o Sr. Hyde para o Dr. Jekyll de Joe, e uma manifestação de sua psique fraturada. Santo Tyler Durden , Batman!
“Pulling a Fight Club , que é como chamamos, é uma daquelas histórias super icônicas que são realmente prazerosas e também muito fáceis de estragar”, Gamble conta a Tudum sobre a reviravolta. “Todos os roteiristas, [o produtor executivo] Greg Berlanti e eu meio que ganhamos vida pela manhã quando estamos nos aproximando de algo que nos assusta um pouco.”
Filmar a grande revelação de Rhys no episódio 7 foi emocionante para Speleers, mas também desafiador porque a sequência de tortura foi filmada primeiro. Acrescente a isso o fato de que o Rhys real não tem muitos diálogos, e Speleers teve que cavar fundo para diferenciar o Rhys real do falso.
“[Eu apenas tive que] fazer uma jornada com Penn na sala e o que ele estava apresentando para mim”, diz Speleers. “Depois, entramos nessa revelação com o traje, e é quase como um segundo momento para as algemas se soltarem, porque agora o gato está fora do saco e a energia mudou e mudou. Foi um dia intenso para filmar porque estava incrivelmente quente. Estou neste terno imaculado. Estou tentando o meu melhor para não suar. Mas o brilho [diabólico] nos olhos assumiu.”
Você está construindo esse momento há algum tempo – por muito mais tempo do que Joe está em Londres, de qualquer maneira. Ao longo dos anos, nosso anti-herói sofreu uma tremenda quantidade de trauma cerebral, desde o acidente de carro na 1ª temporada até a enorme quantidade de drogas que ele tomou na 2ª temporada e seu ataque delirante contra o sarampo na 3ª temporada. Fazendo da 4ª temporada um mistério de assassinato finalmente permitiu que os escritores explorassem a mente profundamente danificada de um assassino.
“Na sala dos roteiristas, costumávamos brincar que um dia desses o ‘olá, você’ será Joe dizendo olá para o verdadeiro Joe. E um dia desses ele terá que se enfrentar literalmente”, diz Gamble. “Queríamos ir lá com Joe e passamos as últimas temporadas garantindo que ele se tornasse cada vez mais desequilibrado. Introduzimos a ideia de que seu cérebro se fratura cada vez mais. Quando está com febre na estação anterior, ele vê seu monólogo interior se separar de si mesmo, zombando dele no balcão da cozinha. Em nosso bolso de trás, sempre pensávamos: ‘Eventualmente, essa será uma personalidade totalmente formada que agirá independentemente de Joe.’ ”
O poderoso episódio centrado em Marienne da 4ª temporada inclui flashbacks que revelam como é para outros personagens quando Rhys assume o controle do corpo de Joe. O afeto de Badgley muda completamente, e um olhar maniacamente alegre, mas de olhos mortos, cruza seu rosto enquanto ele aterroriza a aprisionada Marienne. (Não se preocupe, ela sai viva da temporada.) Essa mudança radical de personagem pode ser difícil para os espectadores processarem, mas veio naturalmente para Badgley.
“Eu não estava realmente pensando em retratá-lo de forma diferente”, diz Badgley. “Eu estava apenas respondendo ao que estava lá na página, que é diferente do que ele já foi. Estamos vendo ele se dissociar. Frequentemente, estamos na mente de Joe e em sua visão de si mesmo. Não era isso. Então, honestamente, não precisei criar essa performance totalmente diferente.”
Como o perseguidor de Lady Phoebe (Tilly Keeper) no episódio 6, Joe sofre de erotomania. Que é quando uma pessoa se fixa em uma celebridade e acredita que eles compartilham um relacionamento profundo, embora provavelmente nunca tenham se conhecido. Ao chegar em Londres, Joe desenvolve tal obsessão por Rhys após ler sua autobiografia, A Good Man in a Cruel World , com a qual Joe se identifica intimamente. Então começam as alucinações.
“Ele está realmente desesperado para se ver como uma boa pessoa”, diz Gamble. “A parte de Rhys, a parte que apenas sente que está fazendo o que precisa fazer, também não vai desistir, então é por isso que a brecha. Vemos isso como a origem da fenda. É como se Joe estivesse mantendo essa identidade como o herói romântico da história a todo custo”.
Speleers acrescenta: “[Rhys] não estava tentando trazer à tona a escuridão em Joe. Na verdade, ele estava tentando fazê-lo cometer esses atos para que Joe pudesse ser o melhor que ele poderia ser.
Bem, Joe abraça totalmente seu lado sombrio. Depois de assassinar o pai de Kate, Joe decide acabar com a própria vida ao perceber que Rhys faz parte dele. Enquanto Joe pode justificar salvar alguém como Paco (Luca Padovan) matando o padrasto abusivo do menino na primeira temporada, ele não pode justificar o que fez com as mulheres de sua vida. Preocupado que Kate acabe como Love e Beck, Joe decide acabar com sua vida empurrando sua sombra de uma ponte e pulando também.
“O que foi importante para nós na cena da ponte foi que esta é a primeira vez que ele realmente diz em voz alta o que ele é. Ele nunca olhou diretamente na cara antes”, diz Gamble. “Então pensamos que se íamos levá-lo até aquela ponte com Rhys, e ele está literalmente parado ali discutindo consigo mesmo, que era hora de admitir a verdade das coisas completamente injustificáveis que ele faz.”
Mas, para sua surpresa, Joe sobrevive à queda e acorda em um hospital como um homem mudado – mas não para melhor. Joe diz a Kate que é um assassino, mas convenientemente omite que assassinou o pai dela. Kate – que, não se esqueça, tem alguma responsabilidade em negócios obscuros que levaram as crianças a contrair câncer – perdoa Joe, e eles juram manter um ao outro honesto e bom .
Não tão rápido, porém, porque o abraço de Joe ao seu lado sombrio antes de pular no rio significa que esse lado sombrio agora é seu único lado e está operando em plena capacidade. “Eu o vejo mentindo na cara de Kate naquele momento – ele já é o Joe que diz à mulher o que ela quer ouvir no momento para manter o relacionamento”, diz Gamble.
Caso haja alguma dúvida sobre quem Joe realmente é agora, logo após receber alta do hospital, ele descobre que Nadia (Amy-Leigh Hickman) e seu namorado, Edward (Brad Alexander), invadiram seu apartamento e reuniram evidências de seus crimes. . Então ele friamente mata Edward, incriminando-o pelo assassinato de Rhys – e incriminando sua ex-protegida Nadia pelo de Edward. Embora esta seja uma situação terrível para Nadia, já que ninguém acreditará nela se ela acusar Joe, seu destino poderia ter sido muito pior.
“Um dos desafios é que, às vezes, a coisa mais limpa e fácil de fazer para resolver um problema para Joe é apenas fazer com que ele mate a pessoa. Não achamos que isso fosse certo nem para Marienne nem para Nadia”, diz Gamble, admitindo que os escritores definitivamente se identificaram com uma aspirante a escritora como Nadia e debateram fervorosamente o que fazer com ela. “Demorou muito tempo e muita iteração para descobrir como fazer com que ele realmente machucasse Nadia [sem matá-la]. Francamente, foi preciso descobrir que tínhamos que matar Edward para fazer isso funcionar.
No final da 4ª temporada, Joe e Kate voltam para a cidade de Nova York e Kate usa os imensos recursos de sua família para ajudar Joe a recuperar sua antiga vida, incluindo seu filho Henry . Claro, Joe quer comprar uma livraria. “Gostamos da ideia de que ele esteve no exílio e foi para muitos lugares diferentes. Ele assumiu uma identidade muito diferente na quarta temporada, e falamos sobre isso como o retorno de Joe Classic”, diz Gamble. “Quando ele volta para Nova York, ele é exatamente o tipo de pessoa que só conseguia observar de muito longe da última vez que esteve em Nova York. Ele tem todo o privilégio com o qual sempre sonhou e também julgou antes.
Quanto a Badgley, ele está ansioso para explorar um Joe totalmente integrado. “O monólogo interior dele pode evoluir agora?” Badgley se pergunta. “O que significa para ele aceitar a si mesmo?”
Uma última pergunta: o que Joe disse a Phoebe quando eles se conheceram que foi tão comovente?
Oh, os escritores definitivamente sabem. “Mas o ponto é que se perdeu na história”, diz Gamble. “Portanto, nunca diremos.”
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!