Cinco adolescentes vão pra detenção, um deles acaba morrendo, e os outros quatro se tornam suspeitos. Essa é a premissa da série ‘Um de Nós Está Mentindo’, que chegou hoje no catálogo da Netflix, e é baseada no livro de mesmo nome. Que alguns amigos meus e alguns seguidores leram, e me falaram que a série cagou com a história do livro, e fez uma péssima adaptação.
Mas eu não lí, e fui assistir ela de braços abertos, como um mero espectador, porém nada funciona bem aqui, e a série é previsível, arrastada, e com o passar dos episódios tudo se torna estereotipado em um nível absurdo.
Sendo que eu achei tão bobinho, ver os quatros suspeitos tendo seus segredos desmascarados pra toda a escola, principalmente por que a série quase não sabe abordar o assassinato em torno (da imprensa, do site de fofocas, e das redes sócias). Tudo isso deveria ser usado como a principal arma do manipulador da série, mas as revelações e a abordagem feita aqui é muito rasa, e também os segredos desses 4 nem são uma grande coisa, a maioria desses segredos não são surpresa pra gente. Basicamente não existe mistério em torno dos personagens. Sendo que a personalidade deles muda da água pro vinho, e eles quase não ganham novas camadas com o passar dos episódios, nenhum deles parece uma pessoa real, e eles vão tomando decisões surreais, que não tem uma justificativa plausível. Enfim você pode notar um sério problema de desenvolvimento em todos os personagens dessa série.
Vamos começar falando da Bronwyn, que é a típica garota inteligente, que fez a cagada de roubar uma prova, mas tem que mantem a postura de filha perfeita, pra sua família conservadora, e no geral a atriz até foi convincente. Mas o material base entregue pra ela, era difícil de ser engolido, e por mais que eu tentasse me conectar com essa personagem, ela em muitos momentos não tinha uma personalidade pré-definida, parecia um esboço inicial que não foi finalizado.
Sendo que as pessoas a volta dela, como por exemplo sua irmã Maeve ganhavam um papel secundário que só servia pra encher língua nos episódios. Vamos ser sinceros, a Maeve no começo da série serviu como suspeita, e depois disso novamente o enredo da Maeve se envolver com o Simon, só serviu pra colocar a Bronwyn como suspeita nos últimos episódios.
O Nate também é outro que teve o enredo atrelado com o da Bronwyn. Ele foi introduzido na série como o Bad boy (que nem tem cara e nem jeito de Bad Boy), ele e a Bronwyn se gostavam, mas ficaram a todo momento em um vai e volta interminável, que não leva a gente a lugar nenhum, e no final das contas os dois nem ficam juntos. Ele é com certeza o personagem mais vazio da série. Isso é triste por que o ator é muito bom. Mas a construção do personagem não foi uma das melhores.
Já o Cooper é o estereótipo gay, que tem aquele dilema bobo de “sou gay, e não posso me assumir pq preciso continuar no time”, mas o pior desse enredo dele foi saber que a trama dele tava dividida entre ficar com o Kris (aquele peguete secreto dele, que eu achei carismático, porém sem relevância), e também com aquela namorada Fake que sabia que ele era Gay, mas tava secretamente apaixonada por ele. O enredo do Cooper nunca saia do lugar. Só nos três últimos episódios deu uma caminhada.
Enquanto isso eu senti que a Addy é a personagem mais carismática. Porém a relações dela com os outros personagens não foi bem construída. Primeiro tivemos a relação dela com o Jake, que era o namorado dela. Ele é tratado aqui na série como o namorado controlador e abusivo, e até transformam ele em psicopata no último episódio, é muito difícil acreditar que ele era um doido. A série deveria ter trabalhado melhor esse personagem, se quisesse colocar ele como o vilão, porém isso não aconteceu.
Ah, e me expliquem o corte de cabelo da Addy, serviu pra que? Eu sei que tem no livro, já me disseram isso, mas aonde isso evoluiu a personagem? Sendo que o arco de traição dela com o TJ foi tão superficial que em um certo momento ficou esquecido. No final das contas, ela continuou a mesma do começo da série, só que agora parecendo o Justin Bieber em 2010, e sem o antigo namorado.
Além disso, o enredo da série também é bem desinteressante. A gente não liga pra morte do Simon, ele era um fofoqueiro chato, a série nem tenta dar uma abordagem pra ele, pra explicar o por que ele é chato assim. Você só sabe o básico tipo “odeio essas pessoas, esnobes e mentirosas”, nada mais que isso. Então é difícil você querer prosseguir pra saber quem matou ele, já que você nem gosta dele. O personagem ganha alguns flashbacks pra tentarmos entender ele melhor, porém a narrativa dele nunca progride. Sendo que ele era filho do prefeito, a série colocou essa informação e nem usou direito na trama. Alguns amigos meus, falaram, que diferente da série, no livro abordam a saúde mental do Simon, e no final do livro, o Simon se suicida.
Enquanto aqui na série ele não queria morrer, e a resolução dessa morte é feita de uma forma bem apressada. Nós vimos que o Jake e o Simon eram amigos, e o Jake convence o Simon a fazer uma trollagem com os 4 principais. Pra isso o Simon chantageou a professora chata que odeia celulares, pra ela mandar os 4 pra detenção, e ainda faz aqueles universitários irem na escola causar um alvoroço, só ele ter tempo de se auto “envenenar” com óleo de amendoim, e ter um reação alérgica para assustar seus colegas de classe (quando eu ví isso acontecendo eu pausei a série, e pensei, caralho, você pediu pra morrer né, nunca vi uma coisa tão idiota). Mas enfim, era pro Jake usar uma EpiPen pra salvar o Simon, mas depois do Simon falar que gravou todas as chamadas deles, o Jake roubar as EpiPens da enfermaria, e deixa o Simon morrer, fazendo assim os 4 de Bayview se tornarem os suspeitos da morte.
Daí quando eu achei que esse final não podia me surpreender, é aqui ele me surpreende. Já que vemos as provas da inocência dos 4 no X-BOX do Jake. O Simon gravava as conversas deles, e o plano dele de envenenar o Simon. O policia entao no final pega essas gravações, e o Jake é declarado como desaparecido pela policia, mas nós sabemos que ele morreu bateado no final.
Aquela luta no final que ouvimos o tiro, foi hilária, e agora esse time está novamente com outro segredo na mão. A série finalizou a temporada com uma cena bem PPL, com a Addy, Cooper, Bronwyn, Nate e Janae recebendo mensagens de texto de um usuário chamado “Simon Says” que sabe o que aconteceu com o Jake. Além de outras pontas soltar, que ficaram deixadas no decorrer da temporada. Enfim esse final foi um gancho interessante pra 2 temporada, que eu confesso que vou assistir, mas espero que eles melhorem a escrita da série.
Segundo o Deadline, a série não vai abordar o segundo livro dessa saga que tem um salto temporal, na verdade eles vão tomar uma liberdade criativa, e criar uma nova temporada se passando logo após o final da temporada.
No geral a série virou um ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado’. Na verdade eles fizeram um enredo que parecia uma paródia. Tudo bem que eu ainda acho que ela é mais assistivel, que Verão Passado, porém ‘Um De Nós Está Mentindo’ é repleta de problemas, tem uma fotografia bem água de privada, tem um roteiro pastelão pros personagens adultos, e não desenvolve bem o elenco central.
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!