Série

Them | Final Explicado da série da Amazon Prime Vídeo (+ 2ªTemporada)

Them é uma série chocante, e até o último episódio, temos uma jornada com muito racismo que chega a ser angustiante e revoltante. Entrelaçado com isso temos uma trama sobrenatural, que é consequência desse racismo, e dos traumas que a família Emory tem.

A Lucky, o Henry e o Chester

No final da temporada, a Lucky foi levada pra uma instituição mental pra sofrer lobotomia, já que achavam que ela tinha sido a responsável pela morte do seu filho recém nascido Chester. Mas sabemos que ela não foi a culpada, na verdade nem motivo teve, realmente foi uma fatalidade, causada por pessoas terríveis e desumanas.

O episódio 5 que teve essa cenas, pra mim foi um dos mais pesados. A cena do bebe sendo jogado de um lado pro outro, foi torturante, realmente eu dei pausa. Não consegui ver, era uma tortura lenta e dolorosa, ver essa cena, a gente entende o por que a Lucky tem tanto trauma pela perda do seu filho. E entende o por que ela age da forma que age.

Já o Henry e suas filhas no final da temporada foram atacados por alguns dois homens da vizinhança, que prenderam o Henry e lincharam, ele na frente delas… (e meu deus que cena pesada, teve até dedo sendo cortado.) Tudo isso pq eles achavam que os Emorys tinham feito algo com a Betty, que tava desaparecida…

O final da Betty

 A Betty foi presa pelo George em um abrigo subterrâneo, mas ela tentou fugiu, e levou um tiro do George e morreu… e ninguém nem sabe do paradeiro dela, e todos incriminaram os Emory, e muito provavelmente o George vai se livrar do corpo e jogar a culpa na família negra.)

O ínicio do final

Enfim, tudo parecia perdido pra família Emory nesse momento, mas a Lucky acaba fugindo do hospital psiquiátrico, corre pra sua casa, enquanto isso a Ruby pega um machado acerta um dos vizinhos que tava torturando seu pai.

Já o Marthy corre, e o Henry atira nele no meio da rua, e todos da vizinhança olham pra ele com cara de nojo e desprezo, enquanto isso o Marty que é o verdadeiro monstros tá no chão se fazendo de vitima. Mas mesmo que a assombração Tap Dance Man, tente convencer o Henry a atirar na mulher do Marty, ele acaba parando quando a Ruby chama ele.

As forças sobrenaturais prendem a Ruby, a Grace e o Henry em seus próprios pesadelos, e só a Lucky pode salvar eles.

Ela primeiro salva a Grace da Senhorita Vera, e a própria Grace supera seu medo rasgando o desenho da Senhorita Vera.

Já a Ruby que desde começo da série não gosta de ser negra e ela tem medo de ficar doida igual a mãe, tava sendo atormentada pela colega branca da escola. Nessa paranoia sobrenatural causada pela casa, a Ruby corta seu rosto lentamente, mas a Lucky consegue chegar até a filha, e a salva ela falando que ela nunca á machucaria, e que ela pode confiar nela.

Depois disso a Lucky corre pra salvar o Henry, que tava sendo manipulado pelo Tap Dance Man, e ficou revendo em um cinema a cena da morte do filho Chester.

O Tap Dance Man tentou culpar o Henry pela morte, já que ele não tava em casa quando isso aconteceu, mas antes que o Henry sucumba ao pensamento errado a Lucky consegue tirar ele dessa paranoia, e o Henry atira no Tap Dance Man, e percebe que embaixo daquela maquiagem preta, tinha um homem branco tentando o assustar… e essa cena fez referencia direta a brancos que fazem blackface.

Pra finalizar o último terror sobrenatural é o da própria Lucky, que é o Homem do Chapéu Preto, que tenta devolver o Chester pra ela, mas ela ignora ele, aceita a perda do seu filho, e derrota essa entidade sobrenatural.

Depois de derrotar todos os seus demônios, a Familia Emory agora tem que encarar a realidade, e todos saem da casa, e percebem que todos do bairro e dois policiais os esperam do lado de fora.

A metáfora do final

Com esse final de temporada podemos concluir que o racismo na vida real ainda não acabou, mas pelo menos a família Emory agora tá unida contra seus vizinhos, e não mais divididos pela dor, culpa e medo… e a série foi uma grande metáfora sobre entendermos o nosso passado e enfrentarmos ele.

Muitas pessoas preferem esconder sua dor e não conversam sobre ela, e isso aconteceu com os Emory. Mas a série quis explanar isso de uma forma um pouco mais viceral, e entrelaçou isso com o racismo que uma família negra enfrenta constantemente na década de 50.

A trama sobrenatural

Já a trama sobrenatural enraizado nos episódios, não tem muitas explicações e nada referente fica 100% claro no final da série. Mas podemos resumir que a casa tentou fazer uma terapia brutal com eles… e jogou todos pra enfrentarem seus medos, pra que no final eles ficassem unidos como uma família.

A 2ªTemporada

Essa família passou por poucas e boas durante essa temporada, e o final é realmente uma conclusão da história deles. Então não terá uma continuação já que é uma antologia. Se tiver uma segunda temporada, ela contará uma história diferente.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!