The Cellar, que é um filme sobre uma família que se muda pra uma nova casa, e coisas estranhas começam a acontecer. Típica premissa que já vimos antes várias e várias vezes, mas a diferença é que aqui eles tentaram fazer uma coisa diferente, e eu até bato palmas pela criatividade, mas eu não consigo defender a farofada que foi esse filme.
Esse filme mostra a família Woods se mudando pra uma antiga casa, que eles compraram em um leilão. A Keira e o Brian, estão felizes com a casa, assim como o Steven, o filho pequeno deles. Porém a Ellie vulgo a aborrecente fica toda emburrada com essa mudança, e cada frase que essa menina dizia me irritava.
Logo quando essa família entra na casa você sente uma vibe sinistra, porém o tour pela casa não chega a ser tão tenebroso. Mesmo com as pinturas estranhas do antigo proprietário, ou com símbolos misteriosos esculpidos na madeira em cima de todas as portas você ainda releva.
Entretanto a porta que desce pra adega, muda toda a sua perspectiva dessa casa. Já que esse cômodo úmido e escuro esconde um segredo tenebroso, e a Ellie é a primeira a vivenciar isso. Quando ela tava lá dentro da adequa a porta misteriosamente se fecha e se tranca, prendendo-a lá dentro. Ela sente um medo tremendo daquela escadaria tenebrosa, porém seus pais conseguem abrir a porta com uma chave pendurada antes que algo aconteça.
Até ai o filme tava caminhando bem, mas as coisas começam a ficar ruins quando os pais dessas crianças saem de casa no meio da noite, e deixam os dois sozinhos, pra fazerem uma reunião de emergência, pra decidirem o rumo de uma campanha de social media, pra um cliente em potencial que eles encontrariam no dia seguinte.
Tipo eles não conhecem o Skype? Não existe Zoom? Quem sai no meio da noite pra uma reunião e deixa os filhos sonhos em uma casa recém comprada no meio do nada? Isso é quase que pedir pra um serial killer matar as crianças, ou no caso pra um demônio capturar sua filha irritante.
Porém antes da Ellie sumir, ela tenta por seu irmão pra dormir, mas ele chama ela pra mostrar um crânio de cabra, várias runas, um suporte de ábaco, e um gramofone onde um cara lê uma equação matemática e conta uma sequencia numérica. Novamente apontando que a matemática é a vilã do filme. Tudo isso estava dentro de uma sala secreta macabra no seu quarto de jogos dele. Se eu fosse a Ellie eu faria uma live no insta ou no tik tok, pra ganhar uns seguidores, o povo ama essas coisas macabras.
Daí depois de encontrar essas coisas sinistras, a luz da casa acaba enquanto a Ellie convenientemente assistia um filme de terror. Em vez dela simplesmente ir dormir igual uma pessoa normal faria, eu mesmo quando acabo a luz vou tirar um sono. Mas não, ela liga pra sua mãe, falando que tá com medo, e sua mãe fala pra ela descer até o portão, e olhar os fusíveis. Eu que não desceria naquele porão primeiro que eu tenho fadiga, segundo que se eu tivesse que descer eu mandaria meu irmão menos ir na frente só pra garantir que nada aconteceria comigo, irmão serve pra essas coisas né.
Mas enfim essa cena foi meio ridículas, e o ponto alto da tosquice, foi a Keira, falar pra Ellie não ter medo, e contar os 10 degraus enquanto ela desce a escada. Tipo quem conta degraus? Quando a Ellie chega no nono degrau e desce até o décimo a Keira parabeniza ela por se corajoso. Mas ela continua a ouvir a Ellie a descer mais e mais degraus, e a Keira fica preocupada, e seus pais vão pra casa, e quando chega a Ellie desapareceu.
Daí o mistério do filme começa aí, com a Keira procurando a Ellie. A policia não encontra ela, e todos cogitam que ela tenha fugido de casa já que ela já tinha feito isso antes. Porém aos poucos a Keira acaba achando que a casa tem algo haver com esse desaparecimento da Ellie. Ela desce até o porão, e percebe que cada degrau da escada tem seu número gravado na lateral. Cada passo do primeiro ao penúltimo é numerado corretamente, de um a nove,
Porém na noite do desaparecimento, ela ouviu mais números, e consecutivamente ela ouve uma voz feminina pela casa. Ela desce até o porão pra tentar investigar mais, e sem querer derruba uma bola pela escada, e ouve que a bola desceu mais degraus do que realmente tinha lá.
E pra ir afundo na investigação desse porão, ela fotografa todos os símbolos acima das portas da casa. Também o código matemático do chão do porão, e descobre que os símbolos são glifos hebraicos que juntos foram um pentagrama, e formam o nome Leviatã.
Alguns incidentes estranhos continuam a acontecer, agora com Steven que fica hipnotizado e quase entra na sala secreta. A própria Keira fica trancada dentro do porão sente que algo está lá dentro com ela. A Keira acaba investigando o antigo dono da casa que era um matemático chamado John Fetherston, um colega de um cara que desapareceu misteriosamente com toda a sua família, exceto sua filha, e foi nunca mais foi encontrado ou ouvido.
A Keira então mostra pra um professor de matemática as fotos da equação que ela encontrou no porão. Ele fala que essa equação foi criada por alquimistas, como um encantamento, que prova a existência de uma dimensão diferente, e que uma gravura semelhante foi encontrada em uma casa na Bélgica, onde uma família desapareceu misteriosamente.
Eu sempre achei a Matemática um terror, todos aqueles números sempre me assustavam e me deixavam com pesadelo no fim do dia. Finalmente alguém fez um filme onde a matemática é a real vilã da história. (eu sempre soube que essa matemática tinha ligação com o capiroto, pq é impossível uma coisa tão torturante ser de deus).
A Keira então se encontra com a filha de John Fetherston, e ela conta sobre a dimensão demoníaca do Baphomet, que leva pessoas para devora-la, e seu pai Fetherston havia aberto esse portal para tentar curar a doença de seu filho que a ciência não conseguia tratar. Pra isso ele precisou fazer um pacto com o diabo pra transformar sua casa em um portal pra essa outra dimensão. (e no final das contas ele só se ferrou, pq não teve cura da doença, e ainda fez várias outras pessoas morrerem)
Chegando ao final do filme, esse demônio consegue atrair Steven pra dentro do porão com o seu drones de brinquedo. Esse momento eu só pensei, então quer dizer que o demonio sabe pilotar drones? Esse filme já não tava tenso, e não tava misterioso, e quando o demonio controlou o drone eu dei risada.
Os pais do Steven então correm pra salva-lo, e eles o encontram dentro da sala secreto do quarto de jogos, onde ele tava em um abismo escuro e sem fim. A Kiera o puxa pra fora e o deita, mas parece que a alma do Steven não estava mais alí, assim como a do Brian, que começa uma contagem regressiva pra chegada do demônio. A Keira dá um perdido no demonio, e consegue descer as escadas, pra salvar sua filha, e dá outro perdido no demonio, e todos esses perdidos me fizeram dar mais risadas.
Ela então encontra a Ellie em uma fila de condenados pelo Baphomet. Ela puxa a Ellie e corre pra escadaria do porão. As duas conseguem sair de lá, fecham a porta, e parece que tudo tava acabado, e teríamos um final feliz. Porém quando essa família se alegra com o reencontro, a Keira tenta abrir a porta da casa dela, e percebe que ela ainda continua no submundo, com sua família, e todos estão naquela ilusão.
Esse final sugere que aquela contagem te coloca em um transe. Você acaba entrando voluntariamente no submundo, e depois disso você vive pra sempre dentro daquela casa metafórica. O conceito do filme em só era muito bom, mas a execução foi precária, e os conceitos matemáticos usados aqui não tinham fundamento. Tudo é muito subdesenvolvidos, e um aglomerado de coisas é introduzida, mas nem tudo é coeso, e mesmo que a trama Lovecraftiana seja o ponto atrativo do filme, o final pode ser meio frustrante pra algumas pessoas.
Eu só passo um pouco de pano pra esse filme por conta da Elisha Cuthbert, que eu tava com saudade de ver ela atuando, saudades de a casa de cera. Além disso gostei que finalmente fizeram um filme onde a matemática era a vilã da história.
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