Critíca

Stranger Things 4 | Critica (Com Spoilers) – Volume 2 entrega comovente desfecho, mas falha na ousadia

Os dois últimos episódios do Volume 2 de Stranger Things 4, chegaram na Netflix. Finalmente descobrimos o que era o desenho do Will, e mesmo que não pareça nada demais, ele ainda tem um significado forte. Também tivemos uma morte, mas poderiam ter outras, será que faltou ousadia? A resolução do mundo invertido foi boa? A Max teve um bom arco?

O Will gosta do Mike?

Vamos começar falando do Will, que finalmente revelou aquele desenho misterioso. Que no final das contas era um desenho de D&D, com destaque pro mike, que obviamente o Will fez de presente pra ele.

Aquele coração, não me engana, foi uma indireta pro banana do Mike, que se faz de sonso sobre o Will. Tá na cara que o Will gosta dele, e o Jonathan até ouve a conversa dos dois, e já olha meio que desconfiado. Mas enfim, o Will fica uns 4 minutos elogiando o Mike, fazendo analogias a Eleven, e no final das contas fica chorando sozinho no seu canto. O tadinho só sofre, desde a primeira temporada, só sofrendo. A frase que mais doeu foi “quando você é diferente, às vezes, se sente um fracasso.” – eu mesmo chorei nessa cena. Espero que na próxima temporada, ele pare de sofrer por alguém que realmente não gosta dele como par romântico.

Os planos pra derrotar o vecna

Depois disso vamos pra união soviética, e vemos que os russos estão estudando os demogorgons, e esse enredo do Hopper mesmo que tenha dado uma boa guinada nesse volume 2 ainda assim, foi um ponto fraco da temporada. Não teve tanta emoção quanto os das temporadas anteriores.

Já o nosso time de hawkins tava aliviado pela Nancy escapar do Vecna. Na verdade ele soltou ela pra, ela contar pra Eleven sobre o que tava pra acontecer. Nesse ponto eu pensei. Para alguém que sabe de tudo. Ele mal sabia que a Nancy e a eleven nem tavam se falando.

Depois disso os nossos jovens vão pra batalha, e compram várias armas, e pra chegar na loja de armas eles roubam um o trailer, e o Eddie coloca uma mascara do Michael Mayers, a que a Max usou na 2ªTemporada.

Enquanto estavam no trailer, o Lucas, e a Max tem uma conversa bonitinha, sobre a Max encontrar uma memória feliz e correr pra ela, o Lucas tenta de todas as formas deixar a Max feliz, acho isso fofinho na relação dos dois.

A leveza da temporada

Curti também a cena dos jovens se preparando pra batalha, foi a cena mais levinha do episódio 8, tudo tava tão pesado. Mas eles conseguiram balancear as coisas com essa cena. E tivemos até três cenas gostosinhas. A primeira do Eddie falado com o Steve. A Segunda, do Eddie, e do Dustin brincando, e do Eddie falando pro Dustin nunca mudar quem ele é, e a terceira, do Steve falando pra Nancy que queria ser pai de vários filhos. Pelo visto cuidar das crianças atiçou o lado paternal dele. Pouco tempo depois o Steve até se declara pra Nancy, eu tava esperando isso faz tempo.

A morte do Dr Brenner

Enquanto isso no Projeto Nina, as coisas tavam uma doideira, primeira que a Eleven foi trancafiada pelo Dr Brenner, e logo em seguida os militares aparecem pra atacar aquela base. Foi tudo tão rápido, não deu nem pra piscar. O probrezinho do Dr Owens ficou lá na base preso, e esquecido no churrasco.

Mas a melhor coisa dessa cena, foi ver a Eleven destruir aquele helicóptero, e o Brenner morrer baleado. Foi maravilhoso, a Eleven nem dando bola pra ele. Finalmente ela aprendeu a seguir em frente, e não olhar pra trás. Nesse ponto também temos o reencontro fofo da Eleven, do Mike, e do Will, confesso que foi um dos momentos que eu chorei no episódio 8, o abraço foi perfeito.

Explicando os experimentos do Brenner

Ah, nesse meio tempo, a série deu uma explicação pros experimentos que o Brenner faz desde a primeira temporada. Me pareceu, que ele fez a Eleven passar por tudo aqueli, pra ela intensificar seus poderes, pra achar o Henry na escuridão, que no caso é o mundo invertido.

Hopper e Joyce ajudarão

Voltando pro enredo do Hopper, a Joyce vê que ele foi super torturado pelos soviéticos, pelas marcas no corpo dele. Porém ela também comenta que ele perdeu peso. Foi um comentário simples, mas bem direto ao ponto. Os dois até iam se pegar nesse momento, mas o telefone toca, e eles recebem a informação que os jovens tão com problemas, e em vez de todos fugirem, como era o plano inicial, eles acabam tendo que voltar pra prisão soviética, pra acabar com as partículas, já que a Joyce lembra que o mundo invertido é uma grande colmeia interligada, que se atacar um lugar, o outro lugar sente o ataque.

A montagem desse momento final foi ótima, vimos o Mike, Will e John, montando a banheira de sal pra Eleven, em um congelador de pizza, e isso foi uma sacada sagaz. Ao mesmo tempo vimos o Eddie e o Dustin pegando a guitarra pra afastar os demo bats.

Max e Lucas

Também a cena da Max e do Lucas conversando com aqueles bloquinhos de notas, e foi aqui que eu chorei. Nem teve falas, mas o Oi dos dois me fez cair no choro, e o “cineminha sexta”, foi o fundo do poço, onde eu tava me afogando no meu próprio choro. Tudo tava caminhando pra Max realmente morrer, e eu já tinha essa teoria. Ea ia servir de iscar. Então a cena foi bonitinha e sincera. Mas também teve um peso dramático super intenso.

WILL E JONATHAN

O choro não acaba por aí, já que intercalado com essa cena, tivemos a cena do Johnathan e do Will conversando. O Jonathan falando que ama o Will não importa o motivo, e o Will tava precisando ouvir isso, e tava precisando ainda mais daquele abraço. Essa cena foi linda, e foi o momento que o Will recebeu o apoio que ele tanto procurava.

Cada pequena conversa desse episódio me fazia chorar, e o ritmo dessa quarta temporada tava bom demais. Eles conseguiram fazer episódio longíssimos, e com muitos diálogos, mas tudo era entrelaçado, com cenas levinhas, e com momento tensos, que tudo caminhava bem.

Venca captura a Max

Chegamos agora no momento que a max tenta se comunicar com o Vecna, e pra isso ela fala que ela detestava o Billy, que ela queria se juntar a ele, ela praticamente tava se entregando pra morte, e o Vecna pega ela, e vemos a cena do Eddie tentando atrair os Demobats tocando Master os Pumpets do Metallica, e dedicando a música pra Chrissy, e entrelaçada com essa cena, vemos o Steve, Robin, e Nancy entrando na Casa Creel do mundo invertido pra matar o Vecna. Mas os três são capturados, pelo flagelos do Vecna, e ficam o maior tempo presos. Achei a cena mega incoerente, eles ficam o maior tempo sumidos depois desse ponto, mas enfim, passei pano.

Eleven ajuda a Max

Também vemos a a Max correndo do Vecna, e encontrando um refujo em uma memória feliz, no caso no baile snowball onde ela e o Lucas dançaram juntos. Mas o Vecna encontrou a Max no Snowball, e começou a fazer joguinho psicológico com ela. Mas a Eleven pega o Vecna, antes dele matar a Max, e arremessa ele longe. Ela falando pra Max, que um congelador de massa de pizza levou ela lá! Eu ri muito, e a cena tava super tensa! Mas eu ri.

A História do Devorador de mentes

Porém como já era de se esperar o Vecna toma conta da situação, e prende a Max, e a Eleve, e explica que ele criou o devorador de mentes, e ele que roubou os poderes da eleven na 3 temporada, pra abrir os portais, pra acabar com o mundo, já que ele odeia os humanos. A mesma ladainha de antes. Raiva de vilões prepotentes que se acham os maiorais. Mas são uns merdas. Eu amo o Vecna, mas as motivações de centavos desse sociopata aracnídeo.

As atuações

Depois do monólogo de vilão, ele começou a matar a Max na frente da Eleven. Mas o Mike fez a Eleven voltar a controlar a situação, e a Max se salva por pouco. Mas minha teoria dela quebrar os braços e pernas se concretizou. Ela morre poucos segundo depois nos braços do Lucas, e assim a Sadie Sink entregou uma atuação digna de Emmy. Não só nesse final, mas em toda a temporada. A Millie se destacou demais nesses episódios finais, mas a Sadie se destacou a temporada toda. Pra mim os melhores em performance são Joey Querry, Sadie Sink, Millie, Noah Schanp naquela cena do carro entregou tudo. Enfim todo o elenco é ótimo, mas esses são os grandes destaques..

Eddie morre?

Essa morte foi amarrada, coma morte do Eddie se sacrificando pra ganhar tempo, e nossa essa morte doeu na minha alma. Ele sofrendo nos braços do Dustin, foi de partir o coração. Enquanto  o Murry e o Hopper matam os demogorgons da base russa, e a Max morre aos poucos nos braços do Lucas, e ela tava cega, e toda quebrada.

Max Morre?

Com essa morte da Max, nós ouvimos as quatro badaladas do relógio, e o Vecna conseguiu conectar todos os portais, e uma grande rachadura aparece em hakings, e o canalha do Jason, até se desintegra nesse momento. E essa rachadura é a mesma que a Nancy viu no episódio 8.

Max volta a vida?

Mas o final teve um reviravolta maluca, onde a Eleven fez a Max voltar a vida de alguma forma. E ela tá internada em coma, e eu sinto que ela servirá como receptáculo pro vecna. Todo o enredo da Max nessa temporada foi muito bem feito, e tudo era bem subjetivo destacando muito a saúde mental, Mas enfim, vou falar mais sobre isso no vídeo de teorias.

A chegada em hawkins

Depois disso, dois dias se passam, e temos 22 mortos em hawkins, e o pobrezinho do Eddie acabou sendo culpado de ser satanista. Sendo que ele foi um herói.

A Eleven, e os meninos retornam de uma longa viagem. Todos se encontram. O Jonathan reencontrou a Nancy, e o Steve já ficou triste hahah. O Hopper reencontra a Eleven, e também a Joyce e eu chorei demais nessas cenas, se voce não chorou, voce não tem coração. Tanto é que o melhor de ver o elenco separado é esse re-encontro agora, que foi perfeito.

A Robin, o Steve e o Dustin foram ajudar na central de apoio da cidade, e a robin encontra a Anne With an E, e as duas fazem sanduíches juntos. A tadinha da Vikie só aparece pra ser par romântico, e tem zero relevância pra tudo. O Dustin fala pro tio do Eddie que ele era um herói.

O desfecho

Chegamos ao desfecho, com o Will conectado com o mundo invertido, e sente o Vecna, e vemos o Mundo invertido pronto pra engolir o mundo real, e isso vai dar uma merda gigantesca na quinta temporada.

Essa temporada foi deliciosa, e mesmo com a falta de ousadia, na hora de matar os personagens, no final do episódio, ainda assim eu amei tudo. A temporada teve ritmo, a temporada teve referencias ao Superman a lois, e a supergirl, e isso já fez eu dar pontos positivos.

A temporada entregou um arco super bem construído do Vecna, e também teve uma fotográfica maravilhosa e efeitos práticos e efeitos digitais bem feitos. Sendo que as coisas eram tão bem feitas, que até os enredos fracos, como o da união soviética, e o da california, a série ainda encontrava momentos pra deixar esses enredos épicos, e frenéticos, então no geral o saldo dessa temporada foi positivo.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!