Movie

Saltburn | FINAL EXPLICADO – Ele planejou tudo aquilo? A família toda morreu?

 Saltburn é um suspense dramático, com pitadas de comédia com humor ácido. Temos também uma sátira de classe. Se você ficou perdido com o final aqui está uma explicação.

A história é ambientada no outono de 2006, quando o Oliver Quick (Barry Keoghan) conhece o popular, e privilegiado Felix Catton (Jacob Elordi), e os dois iniciam uma amizade improvável, e depois que o pai de Oliver é morto, Felix o convida para passar o verão na propriedade de sua família, a grande e decadente Saltburn.

O Oliver não perde tempo e se esforça pra se adaptar naquele local. Ele flerta com a mãe do Felix, Elspeth (Rosamund Pike), seduz a irmã dele Venetia (Alison Oliver) e até toma o sangue menstrual dela numa cena nojenta que me deu má digestão, ele também desacredita o primo parasita Farleigh (Archie Madekwe), que tava de toda forma tentando ferrar ele, e assim o Oliver nunca perde a chance de uma broteragem e até bate uma pro Farleigh.

Durante todo o filme, o Barry entrega uma performance perfuradora e intensa. Isso faz a gente ficar pensando por que ele tá fazendo tudo isso, e onde ele quer chegar com essas manipulações. Eis que então próximo ao último ato o Felix finalmente descobre que Oliver está mentindo sobre sua origem pobre e sobre a morte do seu pai – ele vem de um lar confortável e amoroso, e seus pais ainda estão vivos.

O plano do Oliver

O Felix fica puto, e fala pro Oliver ir embora de Saltburn depois da sua festa luxuosa que já sido agendada. Durante essa festa algo dá errado e na manhã seguinte, o corpo do Felix é encontrado no labirinto da mansão. Então acaba que toda a família começa a desmoronar.

Primeiro o Oliver faz o Farleigh levar metade da culpa pela morte do Felix, deixando claro que ele oferecia drogas pro Felix, e o pai do Felix manda ele ir embora. Depois disso a Venetia comete suicídio na banheira. Elspeth, angustiada, implora a Oliver para ficar em Saltburn. Provavelmente como uma lembrança de seu filho. Ele obedece a princípio, até que o pai do Felix, que está notando que o Oliver é um alpinista social manda ele ir embora, e lhe dá um cheque gordo antes disso.

O FINAL

Depois disso temos um salto temporal pra 2020, na época de pandemia e a Elspeth reencontra o Oliver num café em Londres. Os estão mais velhos e ela o convida novamente pra ir pra Saltburn, já que ela se sente sozinha depois da morte do marido.

Só que o final que parecia a principio fofinho, ganha uma narração reveladora do Oliver, onde ele confessa pra Elspeth, enquanto ela está acamada, todo plano que ele armou no passado. O encontro que ele teve com Felix em Oxford, foi planejado, ele incriminou Farleigh por roubo, colocou cocaína na bebida do Felix que o levou à morte e foi até responsável pelo suicídio de Venetia. Depois de toda essa revelação parece que o estado de saúde da Elspeth foi agravado por ele também, mas não antes que ela lhe entregasse toda a propriedade em seu testamento.

Parece um final de novela das nove né. Eu senti que foi o final perfeito pra todo esse novelão que foi esse filme. O filme acaba com uma musiquinha animada, e com o Oliver dançando nu pela sua nova propriedade. Mas é claro que antes dessa dança ele manda a Elspeth ir de arrasta pra cima, e tira seu tipo de respiração e deixa ela morrer alí na frente dele.

A explicação da diretora

Em uma entrevista pra Entertainment Weekly, a Emerald até confessou que queria ter deixado o final ainda mais ambíguo. Porém ela decidiu de última hora colocar as explicações pro público. Alías eu acho até legal pontuar que a Emerald também disse que o Oliver nunca quis matar a todos daquela família. O plano dele inicialmente era só se aproximar do Felix, e ser amigo dele. Entretanto a diferença de classes sociais foi um empecilho que ele teve que contornar, e aos poucos o Oliver foi querendo ter a vida fácil do Felix, e isso só tornou ele mais e mais obsessivo. Ele queria ser especial e o Felix tornava ele especial. Tanto que fica notável que o Oliver realmente gostava do Felix por isso ele fode o tumulo dele, demonstrando que tinha pelo menos um pouco de compaixão alí dentro, e a morte do Felix foi algo acidental.

Tanto que o Barry falou numa entrevista que ele acha que o Oliver nunca quis ter Saltburn, só que ele se tornou viciado em ser especial, e ele queria mais e mais. No final a sede de grandeza dele o consumiu. Pra mim Saltburn é uma nova versão de O Talentoso Sr. Ripley, que alías eu recomendo demais. Se nunca assistiram assistam. Se viu até esse momento coloca uma berinjela nos comentários pra representar a berinjela do Barry.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!