“O Esquadrão da Alma se formou…”
O episódio dessa semana intitulado “Jeremy Bearimy” nos apresenta uma integração dos seis personagens principais agora unidos para serem pessoas melhores, mesmo que saibam que não poderão ir para o Bom Lugar! Esse episódio começa onde o anterior terminou com o grande plano de Michael e Janet dando errado, quando os humanos veem eles tentado entrar em uma porta que apareceu do nada. E no meio desse episódio que parece que mais nos enrolou do que explicou, temos uma das tipicas lições de ética de Chidi, que foi muito grande e muito temático e marcou uma inflexão das tentativas de ir pro céu ‘Bom Lugar’ que nós como crentes estamos sujeitos a realizarmos, e tudo foi apresentado de uma forma simples em com flashes dos personagens, fazendo boas e nem tão boas ações.
Então vamos começar! Tudo se incia quando Michael e Janet são desmascarados, pelos humanos e Michael como sempre, se mostra um grande mentiroso inventa um pseudônimo de Agente Especial Rick Justice, do FBI e Lisa “Frenchy” Fouquoi, que seria a Janet é sua parceira. Mas Eleanor como é mestra em enrolação não cai nessa de agente do FBI, e acaba desmascarando eles . Então Michael e Janet contam tudo sobre suas mortes, suas 802 reinicializações, o grande plano para salvar suas almas e os humanos ficam meio que sem entender, pois da pra imaginar o baque que é saber que você morreu, e foi pro inferno e alem de tudo voltou a vida. Mas entra o questionamento se eles estavam mortos há quase trezentos anos, como eles foram capazes de ressuscitar de volta à Terra atual? E Michael responde “Por causa de Jeremy Bearimy”, que são na verdade um gráfico, uma espécie de descrição geo-cronográfica exata de como o tempo flui na vida após a morte. E por mais doido que pareça o ponto sobre o “i” representa terças-feiras e julho e o nunca “e tudo isso pra faz sentido mim hahaha“.
E depois de toda essa aula sobre “Jeremy Bearimy” e sobre o pingo do i, os humanos começam a questionar quem eles realmente são:
Chidi fica meio pirado, meio sem rumo vagando pelo campus, falando “Deus Está Morto”, para traficantes de drogas, fazendo compras sem camisa em um supermercado, entregando as chaves do carro e o cartão de credito para a moça do supermercado, ele meio que pirou de uma forma inexplicável.
Já Eleanor como sempre não tem dilemas mentais e sim dilemas morais. Ela decide viver sua vida igual vivia antes de morrer, indo para o bar mais próximo e exigindo uma margarita de aniversário por um dia que não é seu aniversário. E enquanto estava bebericando no bar Eleanor encontra uma carteira perdida no chão. Ela ri de sua boa sorte, e pega o dinheiro da carteira, e então … algo a impede de colocar no bolso. Seria sua ética? Ela acaba conseguindo o endereço do descuidado homem na identidade dele dentro da carteira, e vai até a possível casa dele para deixar a carteira e depois voltar para seu país. Mas o dono da carteira, Fred Booth, mudou-se para a Palmer Street 78. E a atual moradora da antiga casa de Fred , pergunta a Eleonor se ela pode levar a correspondência dele já que ela vai vê-lo, ela concorda que não se importa e acaba por levar uma planta e uma luminária e sua mangueira junto. Ela leva a carteira de Fred e todas as suas coisas para a casa dele. Fred vasculha sua carteira e encontra um desenho que sua filha desenhou, que sempre lhe dá confiança quando precisa no novo trabalho, ele olha para o desenho e se sente seguro. E Eleanor mesmo durona derrama umas lágrimas. “Posso dizer que a Eleonor que começou a evoluir muito! “
Tahani e Jason têm uma reação diferente. Tahani contrata Jason como guarda-costas (assim como seu amigo Kevin Costner no filme em que ele interpretou um guarda-costas). E ela ainda ressalta “Eu sempre fui mantido em cativeiro pelo meu desejo de atenção”. Isso mudou agora. “Conhecer seu destino mudou a forma egocêntrica que Tahani pensava“. Ela faz uma grande doação para a Ópera de Sydney, mas exige que ela permaneça anônima, “isso me parece muito errado lembram que Michal falou que pessoas que fazem acoes anonimas só estão esperando que em breve alguém descubra e comecem as fofocas“. Jason tem uma ideia mais direta para Tahani: por que não dar dinheiro apenas aos estranhos? Eles correm pelas ruas da Austrália realizando doações aleatórias. Mas mesmo depois desse ato, de distribuir dinheiro Tahani vai até seu banco e pede que entreguem sua fortuna para Jason. E felizmente, o gerente do banco simplesmente não pode permitir isso.
E voltando ao Chidi que está na sua sala de aula fazendo Chili com M&Ms em um pote de pimenta e Marshmallows. Os alunos podem dizer que ele está passando por algo, mas imploram para que ele lhes ensine algo já que a prova está chegando na próxima semana! Então se inicia o discurso de Chidi sobre o sentido da vida. “Nos últimos 2.500 anos, os filósofos ocidentais formaram três teorias principais sobre como viver uma vida ética”
Há a Ética da Virtude, a teoria de que existem certas virtudes da mente e do caráter como coragem e generosidade, e você deve seguir essas virtudes. Há o Consequencialismo, que se concentra nas conseqüências de suas ações boas vs. ruins. E há Deontologia, que argumenta que existem regras e deveres estritos que todos devem aderir em uma sociedade funcional. Enquanto Chidi fala sobre os princípios da vida, Ética da Virtude vemos flashes com Tahani dando dinheiro para a Ópera de Sydney. O consequencialismo leva Tahani e Jason a dar dinheiro a vários australianos. E Deontologia encontra Eleanor dando Fred sua carteira perdida.
O próprio Chidi desistiu de todas essas possibilidades éticas, dizendo a seus alunos que a única verdade é o niilismo. “O mundo está vazio. Não há sentido para nada, e você só vai morrer. Então faça o que for. Então depois de todas as teorias de Chidi sobre o mundo ser baseado no niilismo, podemos ver o quão bom The Good Place é, pois a lição filosófica mesmo que seja disfarçada com com comédia pastelão do Jason ou com discursos bobos de Tahani sobre os famosos ou até mesmo com a indecisão da Eleonor de ser ou não ser boa! O grande ponto sempre é mostrar os seres humanos como eles realmente são e como podemos ou não sermos melhores! “Será que nossos pontos nos mandarão para o bom ou mal lugar ?” Uma grande lição de filosofia ética e moral é imposta pelas palavras do Chidi e podemos sim ter uma visão do que cada ação realizada pelos personagens é imposta nos flashes e como podemos não reproduzi-las na vida real!
Estamos chegando ao epilogo quando Eleonor salva Chidi de comer aquele Chili nojento e o leva até Michael e Janet, que estão reunidos em uma sala escrevendo o quão errado está o processo de escolha de mandar as pessoas para o pós vida, e logo em seguida chegam Tahani e Jason, com uma novidades. Eles tem tacos! Além disso, casado! Mas apenas o relacionamento deles é platônico, Apenas uma maneira fácil para Jason conseguir o dinheiro de Tahani.
Mas Eleanor está mais focada na vida que eles estão levando agora. “Os seis de nós não estão entrando no Bom Lugar”, diz ela. Mas “ainda há pessoas neste mundo que nos nos importamos. ” Eleanor pede a Chidi para se juntar ao Esquadrão da Alma. Todos concordam com este novo curso de ação – assim que o pobre Larry Hemsworth entra, pronto para começar uma nova vida com Tahani, felizmente inconsciente de que ela o deixou para trás.
E assim o episódio se finaliza com varias dilemas, questões filosófica e mais um novo Pilot se integrando em menos de 5 episódio, eu vanglorio essa serie de pé! Agora os 4 humanos tem a chance de intruir seus amigos e familiares a serem pessoas melhores! Pois agora conhecem o pós morte, e Michael e Janet podem provar sua nova teoria sobre a pós vida! tudo em um arco de 5 episódio bem construídos.
Temos tantas possibilidades, como agora que Jason ficou rico e Thani ficou pobre será que isso vai mudar quem eles são, e agora os dilemas morais que estão impostos pra Eleonor serão cumpridos até o fim de sua vida! A série tem dois caminhos a seguir ou ficar defasada com o tipico descurso sobres ética ou mostrar novas ideias que inda não foram exploradas. Então todos agora vamos ficar no ponto “i” sobre Jeremy Bearimy. até semana que vem quando descobriremos que caminhos The Good Place ira seguir!
Ps1. (Jason dá dinheiro para um músico de rua com um violino, observando que ela pode comprar “uma guitarra de queixo maior”.)
Ps2. O Esquadrão da Alma, amei o nome lembrei do filme da disney.
NOTA DO EPISÓDIO: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
O que acharam do episódio ?
Os NOVOS EPISÓDIOS são exibidos ás sextas na Netflix.
As temporadas 1 e 2 estão disponíveis no catalogo.
POSTER DA TEMPORADA: