Filme

Pássaro do Oriente | Final Explicado (Lucy Matou a Lilly ?) (Quem morreu?)

Alicia Vikander é a protagonista de Pássaro do Oriente esse filme enigmático da Netflix.
Durante o filme nós ouvimos a história da Lucy, que talvez seja uma história que ela conte pra si mesma. O fato de sua nova amiga, Lily Bridges ( Riley Keough ), ter desaparecido recentemente só aumenta a convicção de Lucy de que ela é amaldiçoada.
Em um dos momentos uma parte de um corpo apareceu e todos pensam ser da Lily. Desde que Lucy foi a última pessoa a ver a Lily, agora ela é a principal suspeita do departamento. Na atual linha do tempo, Lucy está sentada em uma sala de interrogatório com detetives de Tóquio. No passado, descobrimos como ela chegou a esse momento.
Pássaro do Oriente é um thriller no qual uma atração inicial entre pessoas dá lugar a algo sombrio e perturbador. O filme se passa nos anos 80 assim como Atração Fatal, que tem uma pegada semelhante.
O filme tem uma história perturbadora, contada através de múltiplas linhas temporais desorientadoras, filtrada pela perspectiva de um narrador não confiável e terminando com uma crescente de reviravoltas (Assim como Fraturado , Campo do Medo , The Perfection e Sombra Lunar , que foram lançadas nesse ano). Mas diferente dos anteriores, esse novo filme consegue realmente entregar o que ele promete.
De um modo geral, esse também é o tipo de filme com um final ambíguo. O que aconteceu com a Lily? A perpetuamente sombria Lucy tinha algo a ver com isso? E, pelo amor do zoológico do Bronx, o que é um pássaro do oriente?

Como Lucy se meteu nessa situação?

A Lucy é uma pessoa isolada. Ela trabalha como tradutora em um escritório de advocacia japonês, longe de seus seis irmãos e pais na Suécia. Ela toca violoncelo em um quarteto de cordas com mulheres japonesas de meia-idade. Ela vive uma vida segura e tranquila.
Depois vêm as pessoas, e depois vem os problemas. Em um curto período de tempo, Lucy conhece duas pessoas que alterarão drasticamente sua vida.
Primeiro, temos Teiji (Naoki Kobayashi), um misterioso homem japonês que Lucy conhece depois que ele a fotografa aleatoriamente na rua. Ele a conquista com sucesso, combinando sua atitude séria com a dele (eles são um casal surpreendentemente sem paixão). Teiji diz que está sendo torturado desde o desaparecimento de sua última namorada, Satchi, e que Lucy alivia sua dor.
Existem razões válidas para não confiar na história de angústia de Teiji. Antes de tudo, “minha ex desapareceu sem deixar vestígios”. Além disso, embora Teiji ateste que não tira fotos de pessoas, ele tem um cache de fotos dos dois Satchi e Lucy em uma caixa de gavetas, que Lucy descobre – e foi assim que descobriu sobre Satchi.
Então, o amigo britânico expatriado de Lucy, Bob (Jack Huston), a apresenta a Lily Bridges, uma americana despreocupada com os costumes japoneses. Embora a sempre retraída relute em Lucy em encarar Lily como um caso de caridade, ela cede – e logo fica encantada com ela.
Teiji também.
Durante uma viagem à ilha do Sado, Lucy observa Lily se tornar a nova musa de Teiji. Quando Lucy fica repentinamente (e desconfiada) doente, eles a deixam dormir ao lado de um penhasco enquanto vão atravessar uma mina de carvão. Obviamente, Lucy está irritada. Ela não consegue ter o trio no futon que fantasiava. Em vez disso, ela perde a amiga e o namorado.

Lily desaparece logo após a viagem.

Lily chega à porta de Lucy para se desculpar por seu comportamento na viagem. A princípio, Lucy a afasta. Quando ela corre atrás de Lily para convidá-la, Lucy já desapareceu na rua.
Logo depois, Teiji também desaparece. Ou eles fugiram juntos – ou algo mais sinistro aconteceu.

O que aconteceu com Lily Bridges?

Depois de ser libertada do interrogatório, Lucy resolve o caso sozinha. Ela volta ao apartamento de Teiji e abre seu arquivo de fotos. Lá, ela vê uma sequência perturbadora de fotos. Teiji gosta de tirar fotos sinceras de mulheres.
Ele também fotografa mulheres enquanto as mata. Nas mãos dela, Lucy segura evidências fotográficas do corpo morto de Lily. Ela tenta deixá-los no departamento de polícia, mas o detetive não está lá.

Teiji! Diga que não é assim!

Sim, Teiji. Lily estava certa em sua decisão inicial de não confiar em nenhum homem . Quando ela volta do departamento de polícia, Teiji está esperando Lucy em seu apartamento. Não estamos mais surpresos com esse movimento assustador, porque Teiji é um monstro.
Depois de tentar convencer Lucy a fugir com ele (autoconsciência, muito?), Teiji então tenta estrangulá-la. Graças a uma garrafa de vidro bem colocada, ela o mata. Ainda assim, ela chegou chocantemente perto de perder a vida.

Então, Lucy é amaldiçoada?

Não é um filme da Netflix sem ter algo sobrenatural envolvido! É por isso que Lucy tem essas alucinações inexplicáveis ​​na estação de metrô. Então isso talvez seja uma parte da história sombria de violência doméstica e assassinatos desnecessários, que o filme queria passar de uma outra forma.
Quando a Lily lê a palma de Lucy, ela faz o que você sempre espera que um médium não faça. Ela faz uma pausa e diz que não viu nada. O que Lily provavelmente viu é uma história de violência e perda. Coisas terríveis aconteceram com Lucy.
Tudo começou há muito tempo. Quando Lucy tinha 8 anos, ela foi atacada por seus sete irmãos enquanto estava sentada em uma árvore (os lobos!). Lucy retaliou saltando sobre um irmão, e isso fez com que ele caísse e morresse. Em resposta, Lucy ficou em silêncio por três anos. Ela aprendeu japonês como uma saída de emergência em seu ambiente doméstico tóxico.
O trauma continua. Quando ela tinha 14 anos, Lucy foi estuprada pelo pai de sua amiga. Quando ela lhe disse que estava grávida, ele foi andar de caiaque em águas agitadas e se afogou (está implícito que ele morreu por suicídio). Acontece que ela não estava grávida e agora Lucy se sente ao mesmo tempo responsável e aliviado por sua morte.
No início do filme, ela testemunhou sua amiga, a Sra. Yamamoto (Yoshiko Sakuma) escorregar em uma escada e cair até a morte. Isso traz o número de mortos para cinco .
No entanto, a conversa final do filme pretende mostrar que a culpa de Lucy é equivocada. A Sra. Kato (Akiko Iwase) se sente responsável pela morte da Sra. Yamamoto, como ela havia recentemente polido as escadas. Lucy e a Sra. Kato, acreditando que são responsáveis ​​pelas mortes, é uma maneira de entender a existência em um mundo perigoso, onde as mortes geralmente são acidentais e sem sentido.

O que é um pássaro do oriente?

Quando o filme termina, Lucy está em um lugar feliz. Então, Pássaro do Oriente talvez signifique a jornada da protagonista, que começou de uma forma ruim, e voou para ter um bom final.
Matheus Amaral

Sou simplesmente apaixonado por filmes e série, herói favorito da DC Superman (Smallville <3), herói favorito da Marvel Feiticeira Escarlate (Wanda), fanatico por comédias e maratonador de séries.

Comentários

  • Ótima análise! Pena que o filme em alguns momentos cansa e chega a dar sono. A história é boa, mas a direção deixa a desejar.

    • Aquilo era um aquário ? Hahaha não tinha percebido, na verdade achei que era um daqueles vasos conceituais, mas depois pensei que era uma garrafa vaso.

  • Não é um grande filme, mas deu para assistir com atenção, mesmo que às vezes a narrativa seja um pouco lenta.

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!