Lista

Panico | Ranking definitivo dos Melhores e Piores Filmes da Franquia (Incluindo a Série Scream, e o Novo filme de 2022)

Graças ao Wes Craven tivemos Pânico. Esse visionário diretor criou a franquia de terror mais icônica da história.

Ele revitalizou o gênero slasher, criando um filme que até hoje tem um grande impacto, temos 4 filmes lançados nos cinemas, e uma série de tv, com três temporadas. Caro, teremos o retorno de Pânico em 13 de janeiro nos cinemas, e pra comemorar esse retorno da franquia, eu trouxe um ranking da franquia pânico, incluindo na lista o novo pânico.

7 – Scream: Ressurections

Essa terceira temporada da série Scream da MTV, é um desserviço. Eu nunca tinha assistido uma coisa ruim dessa franquia de pânico, até a chegada dessa bomba atômica lançada em 2019, pelo canal VH1.

Foram seis tediosos episódios, a série até tinha um bom elenco, e uma boa premissa. Mas não soube criar personagens carismáticos, e a história foi super mal construída, e mal finalizada. Só de lembrar da reviravolta final eu fico com desgosto.

6 – Pânico 3

Esse terceiro filme sofreu da ganância do estúdio por dinheiro. Acabou que o terceiro filme de pânico foi fraco. Mas não é um filme ruim, já que franquia pânico não tem filmes ruins.

Nesse terceiro longa, a Sidney tava se recuperando dos acontecimentos de Pânico 2, mas os atores da franquia Facada começaram a ser assassinados, e a nossa final girl voltou pra ajudar a todos. Matar mais um assassino.

Esse filme até tentou ser inovador, trazendo a franquia Facada pra narrativa principal. Porém Pânico 3 usa e abusa dos clichês, fazendo assim ele ser um filme fraco. Mas ele também tem cenas memoráveis, como aquela explosão do vazamento de gás, que foi uma cena grandiosa, a cena da morte da Jennifer Jolie, foi icônica.

A interação da Jennifer Jolie e a Gale foi boa (essas duas tornaram esse filme o mais engraçado da franquia. Eu sempre chamo esse filme de Todo Mundo Em Pânico da franquia pânico), e claro a reviravolta de quem é o assassino é dahora.

5 – Scream (1 – 2 Temporada)

Eu lembro do dia que a série Scream estreou, e eu ví a icônica e tosca morte da Bella Thorne. Eu era aficionado por ela na época, e ver ela morrendo nos minutos iniciais foi assustador.

A primeira temporada da série se manteve bem fiel ao suspende dos filmes de pânico, e apresentou um Ghostface bem no estilo de Pânico 2 pra perseguir a Emma, e aos poucos vários segredos começaram a ser revelador, e óbivo muitas mortes aconteceram. Mas o melhor de tudo é que a série desenvolveu muito bem os personagens, fazendo assim as duas temporadas se tornarem marcantes.

Rudo bem que a Emma era uma sonsa, mas pelo menos tivemos a Broke vivida pela Carlson Young que se tornou o grande destaque da série. Claro o assassino da segunda temporada foi meio tosco, mas a gente até releva né. Por que o resto da temporada conseguiu ser muito boa.

4 – Pânico 2

Eu sempre considerei Pânico 2, o meu segundo filme favorito da saga Pânico. Mas eu re-assisti ele recentemente, e acabei REFAZENDO esse meu ranking e encontrei uma nova posição pra Pânico 2.

Por mais que eu ame esse segundo longa, e que ele tenha cenas icônicas, como a morte da Cici, que foi vivida pela Buffy, nossa Sarah Michelle Galler. Ou até mesmo a cena de perseguição entre a Gale e o Ghostface, naquele estúdio à prova de som. Ele ainda tem algumas cenas que eu preciso pontuar. Como aquela cena tensa da Syd saindo do carro por cima do ghostface, e nesse momento ela poderia ter tirado a mascara dele, mas ela deixa isso passar. Outra coisa que eu não sou o maior fã é a reviravolta do Mickey ser o assassino não foi uma das mais impactantes. Ele tinha uma cara de lunático hahaha..

Porém mesmo com esses detalhes esse filme, continua sendo maravilhoso, eu ainda vou assistir ele várias e várias vezes e nunca vou me cansar. Por que a saga pânico é incrível, e é sobre isso.

3 – Pânico (2022)

O novo pânico foi uma surpresa bem agradável, e finalmente tirou um pouco o fardo da perseguição das costas da Sydney. Nesse novo filme o Ghostface persegue a protagonista Sam, e mesmo que ela tenha uma ligação com a franquia original, ela ainda traz uma nova perspectiva pra história da franquia.

Esse filme acerta muito em algumas cenas, como por exemplo a cena de abertura que super brutal, e também consegue ter boas despedidas de personagens marcantes. Mas mesmo com isso, a revelação dos assassinos foi um pouco previsível, e o que mais salvou essa cena do final, foi a luta dos assassinos com a Sydney, a Gale e a Sam.

Porém esse mínimo detalhe fez com que esse filme ficasse nessa posição, por que de resto esse novo pânico é fantástico, e tem muitas referencias ao primeiro filme, e também consegue homenagear o legado do Wes, e ainda manter os antigos protagonistas no centro da história.

Pra saber mais desse novo filme, eu tenho dois vídeos dele, aqui no canal, depois dá uma passadinha lá pra ver.

2 – Pânico 4

Mesmo com a fotografia brilhante e horosa, e com poucas cenas de perseguição, Pânico 4 é meu segundo filme favorito da Saga Pânico. Eu re-assisti o filme, e confesso que mesmo após uma década a história ainda se manteve boa, e foi surpreendente.

Além de ter um bom enredo, ele também trouxe um novo elenco ótimo com destaque pra Emma Roberts, Hayden Panettiere e Alison Brie. Sendo que a maravilhosa cena de abertura (amada por muitos e odiada por poucos), também conseguiu reunir as maiores estrelas teen de 2011, Kristen Bell, Lucy Hale, Britt Robertson, Anna Paquin, Adam Brody. Essa cena de abertura trouxe uma metalinguagem que critica as sequencias sem sentido que os estúdios fazem…

Enfim esse quarto filme foi refrescante, intenso, cômico e trouxe um debates sobre redes sociais e um mostrou a Jill como uma vilã que queria ganhar fama na internet. A Jill foi uma personagem audaciosa e transtornada, e a cena dela se machucando pra tentar sair como vitima foi maravilhosa, e depois de tudo ela ainda tentou matar a Sydney. Também tivemos a cena icônica da Kirby falando no telefone, e depois sendo esfaqueada. Eu até hoje espero justiça pela Kirby. Uma das melhores personagens da franquia pânico.

1 – Pânico

Não preciso dizer o motivo de Pânico ser perfeito… já que o próprio filme faz isso. Entretanto vou destacar que esse filme produzido em 1996 até hoje continua atual, até hoje continua memorável, e até hoje tem um impacto gigante na cultura pop.

Esse filme teve uma direção e um roteiro inovador, e a cena de abertura com a morte da Drew Barrymore é simplesmente fenomenal. Quem iria imaginar que a Drew Barrymore morreria no começo do filme? Depois tivemos a morte Tosca da Tatum que me fez ter medo de protões automáticos, e claro a revelação do Stu e do Billy serem os assassinos foi imbatível. Acabou tornando a Sidney uma das Final Girls mais memoráveis da história do cinema. Claro o filme consagrou o Dewey, Gale, e Syd como o trio icônico e inesquecível que mudariam o conceito de filme de terror slasher.

Esse filme é lendário e ele soube misturar comédia, com terror, e fazer uma matança que vai ser lembrada pra sempre.

Agora eu quero saber o Ranking de vocês, coloquem nos comentários.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!