Série

Origem (FROM) | FINAL EXPLICADO + Teoria 2ªTemporada – O que a série do Globoplay significa? Os monstros são o que?

Origem (From), chegou no globoplay e o final acabou sendo explosivo e repleto de coisas inesperadas, e ficamos pensando o que tudo isso significou e o que os monstros são, e aqui vamos falar sobre o real significado da série.

A Trama

Na trama vemos uma família ficando presa em uma cidade sem saída após um acidente de carro, e isso é só a ponta do iceberg já que a história é muito mais complexa do que isso e temos monstros devoradores de pessoas que aparecem todas as noites e destroçam as pessoas da cidade, e só um talismã consegue proteger essas pessoas desse mal.

Vamos começar falando do começo da série com aquela menina e sua mãe sendo mortas, foi um começo bem impactante pra história, e ver a consequência disso pro bêbado do Frank foi ainda melhor, já que a série pode ousar colocando ele naquela caixa pra ser devorado pelos monstros, e ao mesmo tempo a série continuou pé no chão tornado esse enredo um bom ponto de partido pra desenvolver melhor os dilemas do Boyd que é o nosso protagonista.

O jade é o melhor personagem?

Também tivemos outro ótimo enredo nesse começo que foi o do Jade, que pra mim é um personagem subestimado. Achei hilário ele acordando e achando que o toby tava armando uma pra ele, daí ele foi desbravar a cidade e descobriu que na verdade o Toby tava morto, e ele tava preso naquele local, e aos poucos ele foi ganhando um ótimo background sobre ele ser um cara da área de tecnologia que vendeu sua idéia por muito dinheiro, e quanto mais fomos descobrindo sobre o seu passado mais ele foi evoluindo como pessoa, e até ganhou um arco mais profundo envolvendo seus problemas, e como ele poderia usar isso pra ajudar outras pessoas, e no geral ele ainda ajudou muito em pontos cruciais, como por exemplo em desvendar como conectar a energia na antena que foi construída na casa colônia.

Os dilemas de família

Alías por falar na casa colônia, acho bom ressaltar que achei muito interessante eles terem uma divisão de pessoas, com algumas morando na cidade, e outras morando na colina na casa colônia. Essa divisão até causou uma separação da família de protagonistas já que a Judy foi morar na casa colônia, e seus pais e seu irmão ficaram na cidade, isso gerou alguns conflitos, descobrimos que os pais iam se separar depois da viagem que prendeu a família na cidade, descobrimos que a Thabia ainda tem um trauma em relação ao filho que ela perdeu que até então temos uma história concreta sobre isso, e claro o Jim fica fissurado junto com a Thabita a descobrir como eles vão sair daquela cidade, e a Thabita até começa a cavar um buraco no porão da casa pra saber onde a energia vêm, mas depois falamos disso.

A Sara ouve a voz?

Ah, e claro temos outra personagem instigante que é a Sara, uma jovem que é feita de marionete por uma força sobrenatural, e essa força fala com ela, escreve no braço dela, ela sempre tenta obcecar a força, pra que ninguém se machuque principalmente o irmão dela o Nathan, e algumas das mortes da temporada só acontecem por conta dela, e acaba que a força manda ela matar o Ethan, e seu irmão tenta impedir, e ela acaba matando o Nathan acidentalmente. É aqui que o padre da cidade acaba prendendo ela secretamente e tentam entender que merda tá rolando, e depois dela falar sobre uma mala enterrada ele e nós percebemos que essa força sobrenatural observa a todos daquela cidade.

Enquanto essa revelação doida tava rolando, também vimos que o maluco da cidade aquele Victor, sabia da existência de uma árvore mágica que teletransporta coisas e pessoas pra locais aleatórios, e ele mostra pro Ethan, depois até ajuda a Julie a fugir do ataque da casa da colônia entrando nessa arvore, e ele vai pra um sótão.

O ataque na casa colonia

Por falar desse ataque, essa cena foi uma mistura de emoções. Eu fiquei puto com aquele idiota abrindo a janela e deixando o monstro entrar, a cena foi intensa, e foi um corre corre doido, e uma das coisas que mais me impressionou foi aquele cara sorridente que parece que é o líder dos monstros. Principalmente por que ele aparece no poster na 2ªTemporada, então talvez tenhamos mais desenvolvimento dele.

Depois de todo esse corre corre, o padre morre com um dos monstros atacando ele, e eu achei essa morte tão repentina e boba, foi a única morte da temporada que eu não curti. Como ninguém viu esse bicho aparecendo atrás dele.

O Boyd e sua história de fundo

O enredo do Boyd que nós descobrimos que tem Parkinson, e ele até pede pro Kenny ficar no lugar dele como líder da cidade quando ele partir, e eu adoro como o Keddy realmente é um ótimo personagem, mesmo ele não ganhando muito enredo, ele ainda é realmente muito interessante.

Porém o ponto que eu quero chegar é que o episódio focado no dia que o Boyd chega na cidade foi tudo que precisávamos pra entendermos melhor como toda a logística da cidade começou. Nós descobrimos que ele era do exército, vemos que ele que descobriu os talismãs que dão proteção, e que ele também fez um sacrifício e matou sua esposa Abby que endoidou e começou a matar a todos achando que era tudo irreal, e que todos poderiam voltar pra casa. Eu imagino que por ela ser da marinha ela já tinha algum transtorno pós traumático, e tudo que tava rolando só desencadeou isso fazendo esse surto acontecer, ou as vozes apareceram na cabeça dela pra atormenta-la, enfim, foi um bom enredo que também mostrou mais da relação dele com o filho.

O Final de temporada

Chegando no final de temporada, vimos o Boyd e a Sara entram na floresta pra desbravar e tentar encontrar uma saída, eles até esbarram naquele emaranhado de teia de aranha, e quem tem aracnofobia deve ter ficado com medo, mas não achei nada demais a cena. E pouco depois a Sarah e o Boyd avistaram um farol ligado a alguns quilômetros de distancia, porém tava chovendo muito e o menino de branco mandou a sarah entrar dentro de um tronco, e ela coloca o Boyd pra entrar primeiro. Ele fica preso em um tubo fechado, e seu arco na temporada termina aí.

Enquanto vemos o Jim conseguindo construir aquela antena pra se comunicar por rádio, e ele até consegue falar com alguém, porém essa pessoa falou que a mulher dele a Thalita não deveria estar cagando aquele buraco na casa, e cortamos pro enredo dela conseguindo quebrar o chão do porão, e caindo em um buraco onde ela percebe que os cabos de energia não se conectam em lugar nenhum, e dentro desse burcado está o Victor, e esse mesmo lugar é onde os monstros dormem de manhã, e eles até desenham nas paredes.

A temporada então termina com um ônibus chegando na cidade, e o mistério entorno de tudo isso é gigante, e estou aqui pra teorizarmos um pouco sobre o que eu acho que vem pela frente.

A cidade é viva?

Agora vamos pra parte das teorias, e olha que eu tenho várias, mas antes tenho que destacar que o trailer da 2ªTemporada fala que talvez essa cidade pode ter sido criada pra testar as reações das pessoas. Realmente isso faz sentido, já que todos alí tem problemas e todos são colocados no limite das emoções, e quem sabe essa cidade faz a gente ver até onde elas são capazes de ir. Então isso pode deixar uma possibilidade de que a cidade seja um tipo de experimento cientifico ou um jogo criado por uma força sobrenatural, e os personagens precisem descobrir como escapar desse experimento. Pode ser tipo uma cidade viva igual aquela de Doom Patrol.

 

O mistério envolve religião?

Outra teoria é que tudo pode estar ligado a algo religioso, já que temos alguns debates sobre fé, redenção e sacrifício, e a trama pode ter como objetivo apresentar uma reflexão sobre a natureza da existência, do bem e do mal, e qual a relação entre os seres humanos e o divino, e quem sabe a cidade pode ter uma mente própria.

E pensando em algo religioso nada melhor do que também falar sobre aquele lugar ser alguma espécie de purgatório, ou quem sabe um Bom Lugar de The Good Place, e todos os personagens estão mortos, ou até mesmo todos tudo isso pode ser o sonho de algum deles.

A cidade está em uma realidade paralela?

Porém a teoria que eu mais acredito é que a cidade está em uma dimensão paralela ou realidade alternativa, onde as regras físicas e temporais são diferentes da nossa realidade, e sendo assim essa cidade pode ser senciente e com isso ela capaz de se adaptar às emoções e desejos dos personagens, criando monstros e outras coisas sobrenaturais que refletem seus medos e anseios. Pode ser que os personagens só consigam sair dalí quando eles resolverem seus problemas emocionais e mentais.

Quem está monitorando a todos?

Tanto que eu acho que tem um outro grupo de pessoas que estejam monitorando os personagens, talvez como parte de um experimento ou jogo, e essas pessoas podem ser a voz misteriosa que fala com o Etham, a Sara e o Victor, até acho que se for um tipo de experimento envolvendo cérebro eu imagino que seja algo tipo o fina de 1899 da Netflix onde todos estavam com as mentes interligadas em um super computador. Ou quem sabe tenha um infiltrado dentro desse experimento e seja o Tom aquele barman que fica afastado de todos, e ele pode ser a pessoa que falou com o Jim pelo rádio. Ele pode ser o mestre desse jogo.

Quem é o menino de branco?

Isso me faz pensar que o menino de branco pode ser uma espécie de ajudante tentando ajudar as pessoas daquele experimento, porém se formos parar pra analisar a série como um todo esse menino pode representar a pureza e a inocência, em contraste com a escuridão e corrupção que cercam os personagens. Ele também pode simbolizar a esperança e a possibilidade de redenção para os personagens que estão lutando para sobreviver em um lugar tão sombrio e perigoso.

O que são os monstros?

Já os monstros tem uma aparência assustadora e habilidades sobre-humanas, e me passaram uma vibe de “Silent Hill”, principalmente por apareceram a noite, e tenho a teoria de que eles são manifestações físicas do medo e das emoções reprimidas dos personagens. Isso explicaria por que eles aparecem de formas diferentes para cada personagem e parecem ser influenciados pelas suas experiências pessoais. Destacando mais uma vez que tudo pode ser um experimento avançado e futurista. Entretanto se a série realmente for seguir por um caminho sobrenatural seria legal se os monstros fossem pessoas que já estiveram na cidade e se transformaram em monstros depois de morrerem.

O que são os talismãs, a arvore que teletranspora e a energia?

Também temos outros elementos intrigantes na série como os talismãs que possuem um poder misterioso que podem afastar os monstros. Não sabemos a origem e a natureza exata dos talismãs mas isso pode ser explicado na segunda temporada, porém eu sinto que esses talismãs podem ser uma manifestação física dos desejos ou emoções dos personagens. A árvore que teletransporta coisas e pessoas pra partes da cidade, e essa arvore pode ser uma metáfora pra natureza complexa e mutável da cidade. Enquanto a eletricidade pode ser vista como uma representação da força vital que alimenta a cidade. Como a fonte de energia é misteriosa e sobrenatural, isso pode ser interpretado como um sinal de que a cidade tem um tipo de energia vital ou espírito que a mantém funcionando.

O que vai acontecer na 2ªTemporada?

No geral a segunda temporada tem muita bagagem pra ser desenvolvida, e o trailer já deixa claro que veremos a Kristin finalmente reencontrando a namorada que ela tanto queria, e essa namorada estava no ônibus que parou alí na cidadezinha. Esse novo grupo de pessoas vai movimentar mais a trama da temporada.

Também veremos a Thabita saindo do subterrâneo, e pra mim ela parece que está diferente depois que saiu dalí. O Boyd também saiu daquele local que vimos ele preso no final, e talvez a gente veja ele nessa nova temporada investigando as arvores que teletranportao, e esse poder de teletransporte pode até explicar o por que cada pessoa que apareceu nessa cidade, veio de uma região diferente.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!