Série

Olhar Indiscreto | FINAL EXPLICADO – Quem era o vilão na Minissérie? Cleo morreu?

A minissérie Olhar Indiscreto aborda a história de Miranda, que é uma hacker e voyeur profissional, que se envolve em uma misteriosa teia de mentiras, assassinatos e duplicidade. Criado por Marcela Citterio, a série termina com muitas resoluções mas nem tudo é tão claro e aqui explicarei o final.

A trama

A história é executada simultaneamente mostrando duas linhas do tempo diferentes. Uma instância é mostrada há três meses e a outra é a situação atual em que Miranda está em sua varanda na véspera de ano novo. Ela está bêbada e é atacada por um misterioso intruso em sua casa. Por outro lado, temos um vislumbre da vida e dos hobbies de Miranda de três meses atrás.

Ela é uma hacker profissional e trabalha em casa na maioria dos dias. Ela adora ver sua vizinha trabalhadora do sexo, Cleo, se envolver em atividades sexuais com seus clientes. A vida de Miranda tem suas próprias complicações enquanto ela cuida de sua avó doente. Quando Cleo precisa ir trabalhar na casa de um cliente, ela pede a Miranda que cuide de seu cachorro de estimação.

Miranda e Fernando

Enquanto Miranda vai ao apartamento de Cleo, ela bisbilhota suas coisas e até se veste com seu vestido e maquiagem. Um dos clientes de Cleo, Fernando, chega em sua casa. Mesmo sabendo que Miranda não é uma profissional do sexo como Cleo. Fernando avança e seduz Miranda. Depois de dormirem juntos, outro cliente aparece e obriga Miranda a fazer sexo com ele. Em uma briga, o cliente bate a cabeça na parede e morre. Fernando ajuda Miranda a cuidar do corpo. Assim, eles se tornam cúmplices de um crime e começam a se sentir atraídos de verdade.

Fernando revela que não confia em nada no cunhado e expressa sua preocupação com a meia-irmã. Ele leva Miranda para a empresa de Heitor para trabalhar enquanto sugere a experiência de Miranda em gerenciar ameaças cibernéticas e manter o sistema da empresa livre de hacks. Miranda lembra de ter visto Heitor na casa de Cleo há alguns dias. Consequentemente, ela resolve saber mais sobre Heitor e sua família disfuncional. Heitor não se dá bem com a esposa, Diana. A filha deles, Luisa, fica presa no meio do drama. Além disso, Heitor descobre que não é o pai de Luísa. Assim, ele pede a ajuda de Miranda para rastrear as ações de Diana e descobrir a verdade.

O que aconteceu com a Diana?

Ao mesmo tempo, Miranda também está preocupada com Cleo, pois ela não volta para casa há algumas semanas. Ela recebe um vídeo dela e decide localizá-la. Miranda encontra o telefone de Cleo e bisbilhota os arquivos. Cleo a convida para ir a uma festa de sexo em seu nome. Consequentemente, Miranda sai de sua zona de conforto e vai para a festa. Lá, ela vê Heitor e decide segui-lo. Do nada, Miranda é sequestrada . Ela acorda em uma varanda e encontra o corpo de Diana na piscina. Conforme as coisas começam a se complicar, Miranda continua tendo flashbacks de sua infância, onde vê a morte de sua mãe e sua irmã culpando Miranda pelo mesmo.

A morte de Diana incita uma investigação policial. Gradualmente, mais pontas soltas surgem à medida que o passado de Diana é desenterrado. Miranda vasculha suas mídias sociais, e-mails e até seus registros bancários. Depois de muito deliberar e cavar, Miranda e Fernando descobrem que Diana não é filha de Emílio e Vitória. Além disso, a ex-mulher de Fernando, Zoe, também entra em cena. Ela aparece exatamente no último dia de Diana.

Zoe morreu?

Os registros bancários de Diana mostram vários pagamentos que foram feitos para Zoe também. Miranda invade o computador de Zoe e encontra um vídeo que mostra Diana assassinando Bernardo, que era o melhor amigo de Fernando e Heitor.

Em circunstâncias mais excêntricas, Zoe morre com um tiro na cabeça. A investigação policial conecta a morte de Diana e Zoe. Nesse ínterim, um novo vizinho chamado Paulo se muda para a casa de Cleo. Além disso, na atualidade, Miranda luta por sua vida enquanto seu sequestrador a tortura. Ela acaba em um hospital, mas consegue fugir novamente.

No entanto, ela é enterrada viva quando o sequestrador, que acaba por ser Paulo, a pega. Com pura coragem e determinação, Miranda consegue escapar das garras da morte para chegar ao clímax do show.

Quem é Cleo?

Fernando e Miranda fazem de tudo para procurar Cleo, mas, salvo algumas instâncias, não encontram nada de concreto. Nos últimos episódios descobrimos que a Cleo é a verdadeira filha de Vitória, chamada Ana. Ela nasceu de Vitória e seu ex-amante. Vitória teve que abrir mão dela porque Emilio não aceitava Ana como sua. Essa surpreendente reviravolta choca Heitor, Fernando e até Miranda. Posteriormente, Vitória encontra a filha que sempre desejou, e Ana encontra seu lugar de direito fora de um pesadelo.

Na verdade, Ana era Gabriela, a irmã mais velha de Miranda desde a infância. A avó de Miranda nunca aceitou Gabriela e a punia por ser adotada. Além disso, Gabriela sofreu abusos físicos e emocionais extremos por parte de Fábio, namorado de sua mãe. Como Miranda era muito jovem, ela não podia falar ou se opor ao comportamento vicioso de Fábio.

Quais as motivações da Cleo?

Gabriela não conseguiu perdoar Miranda por seu silêncio e pacividade e decidiu se vingar de sua infância terrível. Fábio foi o responsável pela morte da mãe, então esse também é o motivo pelo qual Gabriela culpou Miranda pela morte da mãe. Gabriela fugiu de casa após a morte da mãe.

Ana e Fernando planejaram todo o cenário juntos. Ana queria se vingar de Miranda, enquanto Fernando queria punir Heitor por levar Diana embora, entre outras coisas. Muito astuciosamente, eles prenderam Miranda em seu plano para que ela também pudesse sentir o gosto da traição. Ana mandava Miranda para as festas de sexo e a torturava lá. Ela até conseguiu atribuir a morte de Diana a Miranda, mas ela conseguiu escapar da cena. Com a ajuda de Vitória e Paulo, Ana tornou a vida de Miranda um inferno. No final, Miranda e Ana ficam cara a cara pela verdade na casa onde cresceram. Em uma briga, a arma dispara e mata Ana.

A vingança de Ana e seu intrincado plano para esmagar Miranda mostram como ela é obsessiva e manipuladora. Todo esse tempo, ela continuou culpando uma garotinha inocente pelos problemas que enfrentou. Seu abuso e consequente vida não foram culpa de Miranda, pois ela também estava lutando para crescer em um ambiente tóxico. Sendo uma irmã mais velha, Ana deveria ter mantido Miranda segura e segurado sua mão durante toda a miséria. Miranda sofreu com a má vontade de Ana sem ao menos saber o que ela fez de errado. A trama acaba sendo uma história complicada de vingança tecida por uma irmã injustiçada.

Por que Fernando matou a Diana?

As relações entre o grupo de amigos são muito complicadas. Passado treze anos no passado, um efeito dominó de ações conseguiu arruinar a vida de Heitor, Fernando, Diana, Bernardo, Helena e, eventualmente, Miranda. Diana deu uma festa em sua casa e convidou todos os seus amigos mais próximos. Após se aborrecer com o namorado, Diana dá uma bronca em Fernando, seu meio-irmão. Toda a razão vai pela janela quando Fernando retribui os sentimentos e faz sexo com Diana.

Foi apenas um caso de uma noite para Diana. Porém, Fernando sempre foi apaixonado por Diana e a quer só para ele. Ele tenta convencê-la e ficar com ela, mas Diana rejeita seus sentimentos e afirma que nunca sentiu o mesmo.

Além disso, Fernando está furioso porque Diana nunca lhe contou sobre Luisa. Na única noite que passaram juntos, Diana engravidou de Luísa. Portanto, Fernando não é tio de Luísa, mas sim o pai dela. Num acesso de raiva, essas revelações fazem Fernando perder o controle. Ele empurra Diana para a piscina e segura a cabeça dela debaixo d’água. A cena faz um paralelo com o assassinato de Bernardo cometido por Diana.

Diana é punida por matar Bernardo de uma forma cármica distorcida. Embora ela tenha feito isso para proteger Fernando e seu segredo, estava errado. Além disso, Fernando matando Diana pode ser visto como seu amor dominando todas as suas emoções. Ele não suportou a recusa de seu amor por Diana e agiu precipitadamente. Fernando estava acostumado a sempre fazer as coisas do seu jeito, então quando Diana disse não, ele perdeu os sentidos e assassinou a pessoa que realmente amava. Seu ego e orgulho afogaram seu verdadeiro amor e o deixaram sozinho mais uma vez.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!