O Mistério do Moinho que chegou no Star+, termina de uma maneira brusca, e aqui está uma explicação do final.
O Mistério do Moinho é um filme que representa um pesadelo distópico de todo trabalhador. Até por que a gente dedica a maior parte da nossa vida ao nosso trabalho. Sacrificamos tudo para pagar nossas contas e progredir profissionalmente. Porém trabalhar sempre tem um custo, e nesse filme conhecemos um gerente de negócios chamado Joe ( Lil Rel Howery ), que acorda e se vê em uma cela.
Existe apenas uma porta e um moinho. O Joe fica confuso pensando que porra é essa ao seu redor, e a gente pensa a mesma coisa, e eis que então uma IA da empresa Mallard aparece e apresenta pro Joe as regras daquele local, que incluem girar o moinha várias vezes até atingir uma meta, e se ele não atingir ele é penalizado. Na verdade qualquer coisa errada que ele fizer ele é penalizado, e as poucas recompensas que ele ganha são meramente casualidades.
A primeira coisa que tenho que destacar é que a cada dia as tarefas do Joe ficavam mais e mais difíceis. Às vezes, a IA da Mallard aumentava a temperatura para fazer Joe trabalhar mais. Mas ele está determinado a voltar para casa, para sua esposa grávida, então ele trabalhava ao máximo.
Ele até girou o moinho 370 vezes, e o vizinho misterioso dele falou que isso afetaria todos os outros prisioneiros, pois significaria que eles teriam que fazer o mesmo ou mais para evitar serem punidos ou exilados.
Isso é uma critica a você ter um desempenho maior do que o esperado no trabalho, até por que isso te colocaria mais pressão a cada dia. Tanto que o Joe acaba sofrendo as consequências, e a quantidade de voltas no moinho aumenta. O Joe já tá exausto e até tenta fugir, porém ele é frustrado e capturado, e várias pessoas o cercam incluindo o cara do RH da Mallard, que o Joe espanca brutalmente, e do nada ele sai de uma experiencia em realidade aumentada, que foi criada para aumentar a produtividade dos funcionários… de uma maneira nada ortodoxa.
Depois do seu desempenho nesse teste o Joe recebe uma promoção na Mallard por seu excelente trabalho. Ele surpreendentemente segue o funcionário de RH e assina seu contrato, depois liga para sua esposa para dizer que a ama antes de anunciar que incendiará a Mallard. Já que obviamente ele ficou traumatizado, e com sequelas de tudo que ele viveu. Esse desfecho do filme mostrou que o Joe notou que a Mallard era uma empresa futurista que estava engessada em um padrão de trabalho surreal.
Principalmente por que o Joe deu a vida pela empresa, mas eles o recompensaram pedindo mais e mais dele. O próprio colega de cela do Joe, o Alex era parte da experiencia virtual da Mallard. Ele era quase que um sumário de como a experiencia funcionava. Ele nunca foi real.
No final das contas O Mistéiro do Moinho é um filme que aborda o mundo capitalista em que nós vivemos hoje, onde muitas empresas tiram a vida dos seus funcionários a troco de nada. Obviamente não temos um filme incrível aqui, mas ainda assim ele é um entretenimento divertido que eu curti bastante.
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!