Filme

O Jogo da Invocação | FINAL EXPLICADO – Quem sobrevive e quem morre? Vai ter uma sequência?

Estrelado pela Natalia Dyer, Benjamin Evan Ainsworth e Asa Butterfield, O Jogo da Invocação é um terror mediano que termina de uma maneira conclusiva, mas com gostinho de quero mais. Será que teremos continuação? Quem sobrevive no final? Essas e outras perguntas serão respondidas agora.

Onde tudo começa

Mas antes precisamos começar do começo quando o Jo e o Marcus estavam voltando pra casa pela floresta, e o Jo ouviu vozes sussurrando seu nome, e foi até uma cabana e encontrou uma faca e um diário, e o Marcus falou que aquela casa pertencia a um psicopata que queria brincar com suas mentes e os dois foram embora, porém o Jo pegou a faca e levou pra casa, e essa faca tava amaldiçoada.

Porém a faca só conseguiria ser usada se alguém lesse o inscrito nela, no caso “Vou jogar, não vou desistir” e o tapado do Jo achou super normal ler as palavras em voz alta. Esse tipo de burrice me irrita, me lembra da burrice de a morte do demonio. Mas eu entendo que sem essa burrice o filme nem existiria.

A possessão e a forca

O Jo então convenceu a Billie, o namorado dela o Pete, a melhor amiga dela a Sophie, o Marcus e tio Bob a jogar com ele. Mas seu plano não funcionou e Billie, Pete e Sophie foram para uma festa. Jo pressionou Marcus a repetir a maldição da faca, e ao pronunciar as palavras: “Diga-me, demônio, sou eu?”, o demônio começou a tomar conta do Marcus, e o Jo voltou ao normal.

O filme então depois disso tenta explicar melhor a maldição à medida que Marcus parte em uma matança pra brincar com suas vítimas antes de matá-las. A primeira vítima do Marcus foi o tio Bob, e seu jogo foi a Forca. Bob acabou morrendo sufocado e Marcus foi até a festa em que Billie, Pete e Sophie estavam, e até fez um ‘X’ na sua testa, e nessa festa o Marcus captura uma das garotas e coloca a faca no pescoço dela, e manda todos jogar os celulares na fogueira.

A brincadeira de esconde esconde

Nessa cena eu só pensei… ah meu amor mata ela, pq eu parcelei esse celular em 15x, e eu não taco na fogueira por nada. Depois eu acenderia uma vela pela alma da menina que provavelmente iria de arrasta pra cima. E o Marcus mata todos dessa festa, e todas as mortes são bem bobinhas e levinhas. Até diria que esse filme daria pra ser assistido por uma criança de 12 anos.

Alías a Billie saiu da festa antes de Marcus chegar, já que ela viu seu namorado trair ela com a ariranha que o Marcus colocou a faca no pescoço. A Billie encontrou a Sophie e o Jo no caminho, e ele a informou sobre o Marcus, e todos incluindo decidiram ir até a cabana onde estava a faca e abriram o diário onde descobrimos que anos atrás, uma mulher foi acusada de ser bruxa e foi condenada, desprezada, e até o símbolo “X” gravado na sua testa, e seu filho, Daniel, também foi assediado pelo povo da cidade, e algumas crianças da aldeia brincaram com ele mortalmente. Gravaram um ‘X’ em sua testa, tentaram o enforcar numa árvore, e depois dele sobreviver brincaram de esconde-esconde, e quando o encontraram, arrancaram um dente após outro de sua boca. Eis que então depois as crianças incendiaram seu corpo e cortaram sua garganta.

O desenrolar complicado

Depois dessa crueldade a mãe dele recorreu à bruxaria. Ela fez uma faca com o osso de Daniel e usou um feitiço de maldição para garantir que Daniel pudesse buscar vingança. O espírito de Daniel aparecia pra brincar sempre que alguém lia a frase. Tipo assim gente… que criancinhas encapetadas. Quem brinca desse jeito? Eu até fiquei do lado do espirito depois da sua história. Mas na minha cabeça nada disso faz sentido. Ele querer se vingar matando pessoas inocentes. Mas enfim né…

Daí chegamos no último ato com o Jo brincando de pega-pega com a lanterna, e quando ele pegou o Marcus, seu corpo começou a pegar fogo, e a Billie pegou a faca e pra salvar o Marcus repetiu a maldição pra assim o espirito possuir ela.

Ela então foi transportada para outro lugar, que parecia sua mente e ela ela ficou cara a cara com o Daniel que tava tentando dominar seu corpo, e a Billie enfiou os dedos nos seus olhos, e de repente, ela voltou à realidade.

Tipo essa cena não fez o mínimo de sentido. Por que a billie conseguiu lutar e o Marcus e o Jo não? E por qual motivo o Daniel foi transportado para a realidade depois de não tomar o corpo da Billie? Tipo parece que o filme não entendia a própria mitologia que ele criou.

O final sem sentido e teremos sequência?

Mas enfim né, no final das contas o Jo falou que o Daniel podia assumir o controle do seu corpo, e isso era uma emboscada e o Jo o esfaqueou o espirito do Daniel no estômago com a faca amaldiçoada, e o Daniel virou uma mancha preta no chão. Tipo esse final foi uma merda anticlimática e totalmente sem noção. Nada nesse desfecho fez sentido, parecia algo improvisado de última hora só pra acabar o filme.

Na manhã seguinte o Marcus se entregou à polícia pelas mortes que ele causou, e provavelmente ele fique preso por algo que o Daniel fez usando seu corpo, e o filme se finaliza com a faca reaparece na cabana, sugerindo que a história pode ter continuação. Porém eu acho difícil já que a aceitação do público e da critica pro filme foi péssima.

De um modo geral o filme poderia ter explorado melhor a história dos outros espíritos que aparecem durante o filme. Eu senti que tinha muito conceito aqui, e tinha muita essência, mas faltou ter mais desenvolvimento pra que tudo funcionasse melhor.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!