A mini-série O Inocente, não vai ter uma segunda temporada… mas mesmo assim, deixa um questionamento sobre o Mat, e se voce quiser entender melhor isso, e a mensagem da série, confira esse post, repleto de spoilers.
O Inocente é baseado no romance homônimo do Harlan Coben. A série mostrou como o Mat (Mario Casas), uma prostituta, e uma policial podiam estar conectados. Mesmo que a série tenha respondido tudo no final das contas, nós vimos que o final da série deixou um questionamento… o Mat realmente era um assassino?
O episódio final da série começou com o Teo Aguilar, que era um policial corrupto, morto na estrada depois de se matar, e essa morte aconteceu pq a Lorena tava pra entregar as fitas que incriminariam ele por atrocidades na boate Anibal, essas atrocidades incluíam sexo com garotas menores de idade e ele matou uma das prostitutas.
O caso envolvendo essas fitas, até rendem pra Lorena no final da série, uma promoção dentro da policia, e ela consegue atingir o objetivo profissional dela. Sendo que indiretamente ela orgulhou seu pai, que se suicidou no passado… (alías Lorena é a melhor personagem dessa série)
Depois de recuperar as fitas a Lorena corre pra ir ajudar o Mat. Enquanto isso a Kimmy tava prendendo sua ex-amiga, Olivia no antigo armazém do Anibal. A Kimmy se sentia traída pela Olivia ter fugido no passado e ter abandonado ela. Então a Kimmy preparou uma situação onde ela chamou vários caras pra “fazer sexo com a Olivia”, tudo pra se vingar do abandono da amiga.
Mas antes que algo acontecesse, a Lorena Ortiz apareceu, mas a Kimmy com raiva pegou uma arma e atirou, e esse tiro atingiu a Olivia, porém a bala não foi fatal nem pra ela, e nem pro filho que estava no útero dela.
Nesse momento o Mat descobriu que a Olivia era uma prostituta que trabalhava pro Anibal, e que ela e a amiga Emma, mataram ele, e jogaram ele no mar antes de fugir), e que a Olivia tinha uma filha que entregou pra adoção. Já a Olivia sabia que Mat não pretendia matar Dani, e que foi um acidente. E dai vemos a reviravolta final, que novamente incriminava o Mat.
Mas o Mat foi mais rápido, e descobriu que o Jaime, o pai do Dani, era o cara que tava armando pra incriminar ele durante toda a série. Ele confessa todo o plano dele pro Mat e pra sua Sonia.
Ele fala que durante meses antes, ele estava com raiva pela felicidade do Mat, enquanto o Dani tava morto. Então ele estava determinado a arruinar a vida e o casamento do Mat e mandá-lo de volta pra prisão. Dai temos os flashblacks na série que foram bem auto explicativos.
Então no final das contas a Sonia sentiu nojo do marido e apoiou o Mat e assim o Jaime foi preso. Enquanto Mat ficou livre e estava em casa com a Olivia e seu bebê recém-nascido. A Olivia também teve um final feliz nisso tudo já que a chantagem do Jaime fez ela reencontrar a filha, Paula.
Mas a grande pergunta que ficou no ar até o final da série foi “e o cara que o Mat matou na prisão, foi acidente, ou foi proposital?”. Nós sabemos que esse cara foi contratado pelo Jaime pra matar o Mat. Mas segundo o próprio Mat ele morreu por um acidente, mas parece que não era exatamente isso que aconteceu já que o Mat se defendeu uma vez do cara da prisão, e na segunda vez que ele o atacou o Mat jogou ele propositalmente por cima da grade da prisão.
Então ele não matou acidentalmente. Foi proposital… mas eu julgo ele? Não, eu não julgo ele! Aposto que o cara que ele matou, não era ninguém bondoso que merecia viver, então eu até passei um pano… ai ai… esse mat.
No geral eles construíram bem os personagens, e mostraram que nenhum deles eram santinho, todos tinham seus problemas e tinham um passado perturbador, e isso fazia com que todos se tornassem misteriosos pra essa trama cheia de reviravoltas, que tinha conveniências de roteiro pra conectar tudo, mas até essas conveniência fizeram sentido no final da série.
Mas sendo sincero a unica conveniência que me incomodou um pouco, foi a resolução de tudo no final das contas. Onde o Jaime do nada confessa todo o plano dele pro Mat, mas passei um pano, pq era o clímax que precisava dar um fim a toda mini-série, e como é baseada em um livro, eu imagino que eles devem ter seguido o desfecho dele.
Já a mensagem da série no final, foi que mesmo com os erros do passado você tem que seguir em frente e construir um futuro. O Mat prova pra gente que mesmo depois de ter a vida arruinada pela morte acidental do Dani. Depois pelas tramoias do Jaime, ele deu a volta por cima, e vendeu a empresa do irmão, se tornou um filantropo pra ajudar ex-presidiarios a arranjar um novo lugar na sociedade.
Ele realmente saiu da prisão pra fazer a diferença na vida de outras pessoas. A série apoia que temos que dar uma segundas chance pras pessoas. Assim como a Sonia fez pro Matt, ela viu que ele era bom, e entendeu o lado dele da história..
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!