Amazom Prime Video

O Consultor | FINAL EXPLICADO – Ele era um robo? E o ouro? Elaine virou a chefe?

  Um consultor inescrupuloso chega em uma empresa e causa um caos na vida dos funcionários. No final de temporada ele sai depois de ter mudado várias coisas, e se você ficou confuso com o desfecho de ‘O Consultor‘ (the Consultant), da Prime Vídeo eu te ajudo a entender.

O início

A série começa mostrando o Sang-woo sendo morto por um criança, chamada Tokyo, e pouco tempo depois um consultor chamado Regus Patoff assume o cargo do Sang, fazendo assim a assistente criativa Elaine, e o programador senior Craig, se unirem pra descobrir quem é esse tal consultor e o que ele quer na empresa. Quanto mais Elaine e o Craig procuram respostas, mais eles encontram bizarrices, como por exemplo a filmagem do Sang assinando um contrato com o Patoff e fazendo sexo oral nele. Até agora eu fico pensativo sobre essa cena do boquete, alguém tem alguma teoria do que foi isso?

A Mãe do Sang

Depois disso a mãe do Sang vai até a CompWare pra conversar com o Patoff, mas ele leva ela até algum lugar e a Elaine nunca consegue encontrar o paradeiro dessa mulher. Fazendo assim a Elaine pensar que ela foi morta pelo Patoff. Mas próximo ao final descobrimos que ela tá viva, e que o Patoff alocou ela em uma casa, estava dando dinheiro pra ela e até deu um celular pra ela. O celular da Patti, mas ele deu né.

A desconfiança

Nesse ponto da série o jogo vira e o Patoff vê a demo de um jogo do Craig e manda ele continuar desenvolvendo esse jogo. Os dois até saem juntos, e vão em um bar, e depois a um pub secreto onde o Patoff sequestra uma mulher chamada Milani. O Craig solta essa mulher na encolha e ela manda o Craig encontrar um tal de Frank Florez pra saber mais sobre o passado do Patoff.

O nosso consultor explica que só “sequestrou” a Milani como parte de uma intervenção, já que ela é usuária de drogas e deveria tá na reabilitação. Depois de tanta desconfiança o Craig até retorna ao Pub secreto e percebe que ele sumiu, e um escritório estava no mesmo lugar. Isso mostra que o Patoff não trabalha sozinho.

O Acordo

No episódio seguinte temos entao um flashback que mostra o dia que o Sang assinou o contrato do Patoff, e descobrimos que a CompWare tava com problemas financeiros, e que o Sang tinha pensamentos suicidas. Então o Patoff se ofereceu para administrar a empresa e proteger o legado do Sang, mas o custo disso seria ele morrer.

Eu posso tá errado, mas pelo visto foi o consultor que deu a arma pro Toykyo matar o Sang. Primeiro que por que o Patoff visita o Toykyo, e segundo por que esse menino fala igual um robô. Então pra mim ele parecia um android assim como o Patoff. A série termina com o Toykyo passando aquela fase impossível e abrindo o ovo com um esqueleto de ouro pra comprovar isso.

Patti com ciumes

Enquanto isso a Patti, a noiva do Craig, tava achando que ele tinha sentimentos pela Elaine. Ela ficou com ciúmes por conta disso, e eu sinceramente até acho que rolou algo entre a Elaine e o Craig no passado, mas que hoje em dia eles são só amigos. Porém a Patti não gosta da Elaine, e o Patoff usa essa desconfiança dela e a tranca na sala de registro pra ela trabalhar pra ele e escrever alguns arquivos mais rápido. Alías ela parecia que tava sobre alguma influência do Patoff, mas isso nunca fica muito claro, o que ele realmente fez com ela.

O dedo de ouro

Chegamos no final, com o jogo do Craig se tornando realidade, e ele tentando quebrar os vidros pra derrubar o Patoff, e o consultor realmente cai perde um dedo do pé, o Craig pega o dedo do pé e depois o disseca, e realmente encontra um osso de ouro indicando que Patoff não é um ser humano. Sabemos que aquele joalheiro Florez, recebia a visita de vários médicos que pediam ossos humanos de ouro e quem pagava era o Regus Patoff. Que na verdade significa “Registered US Patent Office” uma empresa governamental que provavelmente tava fazendo um experimento em construir um humanoide.

Patoff é um robo?

Muitas coisas davam indicio de que o Patoff era um robô, primeiro ele não conseguia subir escada sozinho, talvez pelo seu pelo que toda hora era discutido na série, ele também tinha um pensamento rápido, ele parece que não dormia e por isso chamou a Elaine as 3 da manha no escritório. Sendo que a única coisa humana que ele aparentemente fazia era comer, porém vemos que todos os dias ele ia até um banheiro abandonado pra talvez despejar essas comidas que obviamente não eram digeridas. Ele provavelmente comia pra se socializar com outros humanos.

Qual o significado da série?

No final das contas o Patoff representa os lideres corporativos que não tem uma ética de trabalho. Se vocês notarem ele não se importa em ver seus funcionários lutando uns contra os outros para conseguirem seu objetivo, ele também não liga para funcionários doentes, já que eles não são produtivos, e claro a empresa tem que ser 100% produtiva e quanto mais liberdade você dá pros funcionários menos autoritário você se torna, e ele acha divertido ser uma pessoa fria e inescrupulosa.

Qual o propósito do Patoff?

A única coisa que ele fez fora do esperado foi fazer com que todos tirassem os sapatos pra trabalhar, já que aumentava a produtividade. Porém ele acabou se mostrando um chefe mega inconsequente quando ele simplesmente fez a Elaine soltar um elefante no meio da cidade pra promover o app deles, e também a fase impossível de jogar do app que fez os jogadores se machucarem e ele nem ligou pra esse bug.

Enquanto o Sang, era o CEO da CompWare o ambiente era amigável, os funcionários eram prioridades, mas a parte financeira e corporativa tava instável, e basicamente o Patoff chega pra mudar isso e ele representa o magnata dos negócios que usa os funcionários, cria uma competitividade entre eles, e elimina os confortos pra criar um certo sofrimento em todos a volta.

O único objetivo do Patoff na empresa é gerar lucrar, e prosperar, fazendo assim o nome Sang ser lembrado, e ele consegue isso, já que o jogo ‘Mr. Jungle Odyssey do Sang’ se tornou um sucesso. Tanto que quando ele cumpre esse objetivo, ele deixa a CompWare pra sempre. Mas fica aqui a questão, será que o fim justifica os meios? Me responda nos comentários…

Qual a próxima parada do Patoff?

Pelo final da série, o Patoff antes de dar adeus pra CompWare já encontrou sua próxima empresa. No caso a Pterodactyl Robotics que estava em crise, e a CEO da empresa acabou morrendo alguns dias depois. Fazendo a gente lembrar da morte do Sang e do Viktor Kulzer, que foi um dos casos anteriores do Patoff. Esse final me deixou com um questionamento, quem tá comandando o Patoff, e qual o objetivo dessa pessoa em ajudar a salvar essas empresas?

A Elaine se tornou a nova chefe?

O final da série também deixou claro que antes de ir embora da CompWare o Patoff tornou a Elaine a nova gestora da empresa, já que ela se provou capaz de ser cruel, inescrupulosa, e manipuladora, do jeitinho que um CEO tem que ser.

Tanto que nós vemos aos poucos, como o Patoff mudou a Elaine. Ela era uma pessoa compassiva quando ele chegou, mas aos poucos ela foi ganhando mais destaque na empresa, e enganou o Iain para pegar sua sala, ela usou o jogo do Craig pra agradar o Patoff, e ela ainda concordou com o plano maluco de soltar um elefante na rua, e o mesmo que ela tenha ficado sentida com a morte do Elefante, isso ainda não fez ela se arrepender ou sentir culpa, já que ela atingiu seu objetivo e conseguiu um cargo alto.

Ela até armou pro seu ex-namorado Patrice ser preso pela fuga do elefante, e isso só deixou mais claro que ela foi engolida pelas suas ambições, e agora não existe mais empatia ou ética profissional nas suas ações.

O que aconteceu com o Craig?

Nesse final ficou claro que além de mudar a empresa, o Patoff também queria procurar um novo sucessor pra manter a empresa nas rédeas, e ele testou o Craig que sucumbiu e era impulsivo e entrava em pânico. Já Elaine que se encaixou bem no que ele queria, e também parece nesse final que o Craig terminou com a Patti, e que ele também ficou desempregado, talvez ele e a Elaine não estivessem se falando.

Isso ficou muito vago, e adoraria uma segunda temporada pra tentar entender quem tá controlando o Patoff. Mas mesmo sem uma nova temporada gostei do final dessa.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!