Série

O Clube da Meia Noite | FINAL EXPLICADO + Vai ter 2ªTemporada – Onde está a Shasta? Ela é do culto?

O Clube da Meia Noite‘ da Netflix é a nova série do Mike Flanagan, e aquele final deixou muitas perguntas na cabeça dos espectadores e aqui está uma explicação daquele final.

A história da série se passa em uma casa de apoio, que acolhe oito adolescentes com doenças terminais, e eles foram o clube da meia noite, onde todas as noites eles contam histórias de terror uns aos outros. A cada episódio, uma nova história é inventada por eles, mas a maior história está pra acontecer na realidade.

Minha opinião sobre a série está no vídeo abaixo:

A trama

Na série nós conhecemos a jovem Ilonka que descobre que está em estado terminal,  e ela vai para uma clinica chamada Brightcliffe que ela descobre que uma garota chamada Julia Jayne, saiu curada após seu misterioso desaparecimento de uma semana. Ilonka decide ficar em Brightcliffe também, na esperança de descobrir o que foi que curou Julia.

Nessa clinica, ela e outros pacientes inventam histórias assustadoras e as compartilham a meia-noite. Também se fala de uma coisa chamada Sombra, algo que alguns ex-pacientes viram antes de morrer. A colega de quarto de Ilonka, Anya, também é aterrorizada pela sombra, embora ela mantenha isso em segredo dos outros. Enquanto isso, Ilonka é atormentado pelas visões de um grupo de pessoas encapuzadas e o fantasma de um velho e uma mulher. À medida que ela se aprofunda no mistério de Julia Jayne, alguns segredos perturbadores sobre Brightcliffe vêm à tona.

A Anya e a Ilonka

Depois que o câncer de Sandra regride, Ilonka fica mais desesperada para se salvar. No entanto, ela logo descobre que Shasta não é a benfeitora que ela pensava que fosse. Ela não está apenas desapontada por não conseguir encontrar o que estava procurando, mas também se sente mal por colocar outras pessoas em Brightcliffe em perigo por causa de suas ações. Ela decide que seria melhor para ela sair do lugar e voltar para casa. No Dia da Família, ela espera o pai chegar para poder sair com ele. Mas antes disso, ela conhece Rhett.

Rhett era o melhor amigo de Anya, a única pessoa com quem ela queria consertar seu relacionamento antes de morrer. Após sua morte, Ilonka tentou entrar em contato com ele, mas ele mudou seu número. Foi só depois de ler o obituário de Anya que Rhett descobriu sobre Brightcliffe. Ilonka fica feliz em vê-lo e lhe dá as coisas de Anya, uma das quais é a figura de bailarina que ele deu a ela. A bailarina tinha uma perna quebrada, e Anya sempre se fixou em como era a mesma perna que ela havia perdido. Quando Rhett a vê, ele percebe que a perna foi consertada. É como se nunca tivesse quebrado. Como isso aconteceu?

A história das bailarinas e do clone, e o que isso significa para a

Considerando que a bailarina era um dos bens mais valiosos de Anya, faria sentido que ela tentasse enviar um sinal através dela. Ela disse que se ela enviasse um sinal, não seria algo vago como um sussurro que poderia ser descartado por outras explicações. Seria alto e claro para que todos soubessem que foi ela quem o enviou. Nada fica mais claro do que consertar a perna da bailarina. Mas isso realmente significa que Anya o enviou?

Anteriormente, quando Spencer ouviu um sussurro que ele pensou que poderia ser de Tristan, descobriu-se que Sandra estava por trás disso. Ela pensou que enviando uma placa inventada, ela poderia lhe dar alguma esperança. Após o ritual que fizeram para Anya, Sandra é curada, o que ela sabe que desapontou Ilonka, que esperava que funcionasse para ela. Ao sair, ela a encoraja a não perder a esperança. Talvez, Sandra tenha pensado que Ilonka precisava de um sinal, então ela substituiu a bailarina quebrada por uma nova. Ela sabia que isso definitivamente chamaria a atenção de todos, e um sinal de sua amada Anya certamente elevaria todo o moral deles, especialmente o de Ilonka.

Embora seja mais fácil acreditar que foi Sandra, seria bastante cruel da parte dela fazer uma coisa dessas novamente. Ela sabia como era inaceitável enviar um sinal falso para Spencer. Ela aprendeu a lição e provavelmente se absteria de fazer tal coisa novamente. Isso significa que existe a possibilidade de que seja o signo de Anya do outro lado.

O que era o culto Paragon?

Enquanto Brightcliffe é conhecido no mundo como um lugar onde crianças com doenças terminais são cuidadas, o edifício tem uma história fascinante, que deixa seus moradores imaginando. O lugar inicialmente pertencia a um casal e depois caiu nas mãos de um culto chamado Paragon. Foi anos depois de sua partida que Stanton o comprou e o transformou em um hospício. Ilonka leu toda a história do lugar antes de chegar lá, mas ainda havia muito que ela não sabia, especialmente sobre o Paragon. O que ela descobre é que o culto usava uma ampulheta meio cheia como símbolo. Ilonka o encontra em diferentes lugares — dentro do elevador, nas árvores da floresta próxima e na mão de Shasta. Na cena final, encontramos o mesmo símbolo no pescoço de Georgina Stanton. Isso significa que ela é um membro do Paragon?

O Paragon foi formado por uma mulher que se chamava Aceso, em homenagem a uma das cinco deusas gregas relacionadas à saúde e cura. Sua jovem filha também fazia parte do grupo e recebeu o título de Atena. Enquanto Aceso foi completamente tomado pela ideia de que Brightcliffe possuía energia mística e poderia realmente ser usada para curar pessoas, sua filha viu como sua mãe estava simplesmente enlouquecendo. Quando ela percebe que o sacrifício de sangue de Aceso vai se estender ao sacrifício humano, ela decide acabar com isso. Ela chama a polícia para sua mãe, o que leva à dissolução do culto.

Georgina Stanton é um membro do Paragon?

Anos depois, Julia Jayne encontra Aceso, mas não há sinal de Atena. Ninguém sabe o que aconteceu com ela. É na cena final que seu destino é revelado. A marca no pescoço de Stanton confirma que ela é, de fato, Athena. Considerando que ela ainda era uma adolescente quando parou sua mãe, e os eventos da série acontecem cerca de quarenta anos depois disso, Stanton se encaixa na faixa etária em que Athena estaria. o Paragon do que ela revela. Ela também fica alarmada quando Ilonka encontra o diário de Athena e fica muito zangada com ela quando ela deixa Shasta entrar em Brightcliffe.

Enquanto sua mãe estava mais em sacrifício de sangue e outros enfeites, Athena realmente esperava ajudar as pessoas. Anos depois de deixar o Paragon, e especialmente após a morte de seu filho, Athena foi movida a fazer algo por jovens com doenças terminais. Embora ela não aprovasse o sacrifício, pode ser que ela acreditasse que Brightcliffe tivesse alguns poderes mágicos. Também foi sua casa por um tempo, e faria sentido que ela voltasse ao local quando pensasse em ajudar e curar pessoas. Sua mãe havia manchado a reputação do lugar, e Athena esperava que, transformando-o em um lugar para ajudar as pessoas, pudesse lavar aquela mancha não apenas de Brightcliffe, mas também de si mesma. Então, como Georgina Staton, um nome que ela provavelmente tomou após sua fuga do Paragon, ela começou a fazer algo de bom para as crianças e para si mesma.

Qual o plano da Shasta?

Quando conhecemos Shasta pela primeira vez, ela parece ser uma pessoa calorosa e acolhedora, interessada apenas em abraçar a natureza e seus dons e ajudar os outros. Ilonka imediatamente gosta dela e, por causa de suas próprias reservas sobre Stanton, ela não conta a ela sobre Shasta. Se tivesse feito isso, Stanton a teria avisado imediatamente para ficar longe de Shasta.

Leva algum tempo, mas Ilonka eventualmente descobre que Shasta é Julia Jayne. É emocionante e esperançoso para ela porque Shasta lhe garante que o ritual realmente funciona. Desesperada para ser curada de sua doença, Ilonka concorda em participar de um ritual sagrado. Não é até Stanton interferir que ela descobre que o ritual de Shasta era o mesmo sacrifício de sangue que Aceso havia realizado, e não era para curar Ilonka. Acontece que o que quer que Julia tenha feito para se curar em 68 não é mais eficaz. Stanton explica que ela, assim como Sandra, simplesmente teve sorte, mas se recusou a acreditar. Agora que seu câncer estava de volta, ela estava se agarrando às mesmas crenças que a levaram a procurar Aceso. Ela está pronta para fazer o que for preciso e não está além de matar um adolescente que já está morrendo.

Onde a Shasta está?

Antes que Shasta possa completar o ritual e matar Ilonka e as outras quatro mulheres que ela trouxe com ela, Stanton intervém. Ilonka não bebe o veneno, mas as outras mulheres sim. Agora que ela foi pega e seu ritual foi interrompido, Shasta foge. Em vez de correr atrás dela, Stanton fica para trás para ajudar as mulheres e salvar suas vidas. Não vemos Shasta depois disso, mas é improvável que ela tenha se afastado muito de Brightcliffe. Ela realmente acredita que o lugar tem a magia para curá-la e, de acordo com Stanton, já havia tentado invadir o hospício várias vezes. Claro, Shasta não diz isso a Ilonka o tempo todo, eles conversam sobre Brightcliffe, mas seu ressentimento em relação a Stanton e como ela está mantendo os segredos e a magia do lugar só para ela diz muito sobre sua situação. Considerando que a história de ‘The Midnight Club’ ainda não acabou, é justo dizer que não é a última vez que vimos Shasta. Ela vai voltar até conseguir o que quer ou morrer tentando.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!