Após sua incrível estreia com Corra!, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Original em 2018, Jordan Peele retorna aos cinema com seu novo terror chamado de Nós. O diretor traz um filme cheio de mistério, críticas sociais, mitologias e claro muita tensão, em sua estreia nesta quinta (21), o terror já mostrou para o que veio, desbancando Capitã Marvel na bilheteria.
E como todo filme de Jordan Peele é repleto de referência e símbolos mitológicos, separamos as principais referências que o diretor faz a outros filmes do gênero, algumas reveladas pelo próprio Jordan Peele. Confira:
1 – Tubarão
O ator mirim Evan Alex usa uma camiseta do clássico de Steven Spielberg durante toda a trama, mostrando o amor de Peele pelo clássico. Além disso, o diretor também faz um alusão ao filme de Spielberg na criação de alguns momentos do suspenso, por exemplo no momento em que o personagem de Evan se perde na praia.
2 – O Iluminado
É um tanto perceptível, a inspiração de Peele nos grandes cineastas do terror, Stanley Kubrick e Spielberg. Nós remete ao filme de Kubrick, O Iluminado, no momento em que apresenta uma família em declínio, além de os dois filmes terem um filho fugindo de uma versão assassina de sua mãe.
3 – Os Pássaros
Jordan Peele faz um referência direto ao filme de Hitchcock, trazendo uma personagem usando um bottom com o desenho de um pássaro. O diretor também segue o mesmo conceito de Os Pássaros, ao mostrar um ataque, que começa de forma misteriosa, sem explicação e em uma escala pequena, mas que logo se torna algo muito maior. Ao mostrar os Acorrentados parados pairando sobre nos pontos da cidade, Peele faz alusão, a cena dos pássaros espalhados nas cenas do filme de Hitchcock.
4 – A Noite dos Mortos-Vivos
O clássico de George A. Romero também marca presença em Nós. Aliás a mesma cena, de ter uma família trancafiada em uma casa quando um grupo de agressores sobrenaturais começam a tentar matá-los, é a típica situação de filmes de zumbis.
5 – Violência Gratuita
Um dos subgêneros mais usado em filme de terror é o home invasion (“invasão de casa”, em tradução livre). Com isso, Jordan Peele se mostrou muito interessado nessa pegada, abordando a mesma situação do filme de Michael Haneke: uma família que é perseguida por agressores que invadem sua casa, propondo um jogo sádico e violento.
Nós chegou aos cinemas dia 21/03 e você pode conferir a nossa crítica clicando aqui.
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!