Filme

Noite Passada em Soho | FINAL EXPLICADO – Sandie no espelho da Ellie & Reviravoltas

Noite Passada em Soho, é um filme totalmente viajado e divertido, que entregou umas reviravoltas ótimas e outras nem tanto, e hoje vamos falar do final e das reviravoltas do filme.

 

A Trama

Noite Passada em Soho é um suspense de terror, que nos apresenta a Ellie (Thomas McKenzie), uma garota do interior mora com sua avó, e perdeu a mãe de uma forma terrível. A Ellie então recebe a oportunidade de estudar moda em Londres, e acaba alugando um quarto na casa de uma senhora gentil (Diana Rigg), e nesse quarto a Ellie começa a vivenciar vislumbres do passado que a levam pro bairro Soho nos anos 60, e nesses flashbacks ela conhece a Sandie (Anya Taylor-Joy), uma aspirante a cantora que faz de tudo pra ser famosa.

No início esses sonhos da Ellie, eram uma mistura de excitação e glamour, tudo era muito inspirador pra ela. Tanto é que ela até pintou o cabelo pra se parecer com a Sandie, e também copiou o vestido dela pra sua aula de moda da faculdade. Porém com o passar do tempo, a história da Sandie vai se tornando sombria, e a Ellie não consegue parar de ver essa história, e aos poucos muitas outras coisas perturbadoras começam a acontecer, incluindo um assassinato.

O Lindsey

Durante a trama nós vimos a Ellie tendo visões com a Sandie, e ela depois de um tempo descobre que a Sandie era forçada fazer sexo com vários ​​homens, e até acabou supostamente sendo assassinada pelo Jack, e a Ellie queria vingar a possível morte da Sandie. Ela desconfiava que o velhinho que ela vivia encontrando no bar na verdade era o Jack, mas depois dele sofrer um acidente, ela descobre que ele era o Lindsay, um policial aposentado, que investigou no passado alguns casos de prostituição naquela região, e ele até apareceu no flashbacks conversando com a Sandie.

Alías, o filme não deixou claro o que aconteceu com ele depois do acidente. Será que ele morreu? Fica esse questionamento.

As Visões da Ellie

Mas enfim né, essa descoberta já configura o final do filme, onde as pontas soltas começa a se amarrar. Mas antes de falarmos desse final, primeiro tenho que explicar as vilões da Ellie

No caso ela via pessoas que já morreram. No começo do filme nós vimos a mãe dela no reflexo do espelho, e descobrimos que a mãe dela tinha esquizofrenia e tirou a própria vida vários anos antes, e a avó da Ellie diz pra ela que essas visões são um “presente”, o filme não se aprofunda muito no estado mental da Ellie ou no lado sobrenatural envolvendo esse dom dela. Porém podemos presumir que talvez ela tenha ganhado esse dom sobrenatural depois que a mãe dela morreu. Esse poder dela até me lembrou do filme Paranormam, e também da personagem da Lin Shaye na saga Sobrenatural.

Sandie é a Sra. Collins

Agora vamos falar da reviravolta final do filme, onde nós descobrimos que a ingenua Sra. Collins é na verdade a Sandie. Até antes do final, a Ellie acreditava que a Sandie tinha sido morta no quarto que ela agora vive. Porém na verdade, a Sandie matou o Jack, o cara que prometeu ajudar ela a se tornar cantora, e na verdade transformou ela em uma prostituta.

Nos momentos finais nós entendemos que a Sandie morreu naquela cama onde a Ellie dormia. Porém ela morreu no sentido figurado, já que ela foi abusada por muitos homens, fazendo assim ela arrancar da sua cabeça os rostos de cada um deles.

Ela basicamente reprimiu sua dor, e simplesmente aceitando esse trabalho horrendo. Daí ela começou a usar seu nome de verdade Alexandra Collins, e deixou seu passado pra trás. Entretanto antes de sair dessa vida horrível, a Sandie assassinou ​​todos os caras que dormiram com ela.

Todos aqueles abusadores, ela matava eles, e escondia eles em torno do quarto, nas paredes no assoalho (em todos os lugares). Tanto é que no começo do filme ela fala pra Ellie, que no verão o quarto fede. Isso meio que fez sentido no final. Já que os cadáveres estavam no quarto.

Essa reviravolta nem foi tão surpreendente, eu já esperava que a Sr.Collins fosse a Sandie, porém ela ter matado todos os homens me deixou realmente chocado, e até esse ponto eu tava maravilhado com o roteiro do filme. Essa parte explica tudo. O motivo de não ter uma história no jornal sobre a Sandie, explica por que os policias não sabiam nada sobre ela. Sandie se transformou em uma assassina vingativa e até aí tudo bem!

A Sra. Collins tenta matar a Ellie

Porém temos depois dessa revelação outra reviravonta, onde a Sr. Collins tenta matar a Ellie envenenada depois dela descobrir seu passado. Entretanto achei essa reviravolta bem incoerente. Eu até entendo que ela queria não ser presa, mas ela era a maior justiceira contra abusadores, e agora se tornou uma assassina de uma jovem que tava tentando vingar uma possível morte dela.

Pra mim isso não rolou muito, porém o filme quis fazer um final impactante e dramático, e tivemos o John sendo esfaqueado quando ele tenta ajudar a Ellie. Enquanto isso a Ellie tenta fugir da Sr.Collins, a casa pega fogo e novamente tivemos outra cena meio estranha, com a Ellie perdoando a Sr.Collins mesmo depois dela envenenar ela. Eu até entendo que ela foi abusada, mas não justifica tentar matar uma jovem inocente. Os caras mortos eu nem liguei, mas a Ellie sim.

Por falar nos caras mortos, a gente descobriu nesse final, que eles não queriam atacar a Ellie, eles queriam que ela pedisse ajuda pra liberar as almas deles, que tão presas naquela casa. Achei um momento interessante desse último ato.

O final explicado

No final das contas, a Sandie que viveu naquela casa assombrada por o seu passada, acabou morrendo queimada nessa mesma casa, mas sinto que pelo menos ela pode descasar em paz agora.

O final do filme mostrou o desfecho da Ellie, com ela conseguindo fazer sua coleção de moda inspirada nas roubas da Sandie dos anos 60, e então depois do desfile vimos a Sandie aparecer pra Ellie no espelho. Esse é um desfecho é bem interpretativo, eu encarei esse final como a Sandie agradecendo a Ellie por transformar ela em uma inspiração. Podemos também encarar esse final, como um momento onde a Ellie encontrou um equilíbrio entre o passado e o presente. Antes ela vivia no passado, principalmente depois da morte da mãe dela… e agora ela conseguiu se desprender um pouco e aproveitar as coisas que os dias atuais podem oferecer pra ela. Por conta disso, ela deu uma modernizadas nos looks que ela criou dos anos 60.

Conclusão

No geral, esse filme lida com muitas temática, como sexíssimo, masculinidade tóxica, vingança, abusos de mulheres, trabalho sexual. O grande problema do filme foi a reviravolta final, com a Sandie tentando matar a Ellie e o John. O filme não deveria ter transformado ela em vilã, isso acabou meio que se sobrepondo as outras temáticas do filme. Além disso outras pequenas coisas deixam a desejar aqui no filme, porém ainda assim esse filme é um bom entretenimento que tem mais pontos positivos do que negativos.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!