Filme

Não Olhe Para Cima | FINAL EXPLICADO / Cena Pós-créditos – O mundo acabou? Um novo planeta

Não Olhe Para Cima, é uma grandiosa sátira sobre o fim do mundo, e se você não entendeu o final do filme, ou as cenas pós créditos, eu te explico.

A trama

Nesse longa, dois astrônomos, o professor Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e sua aluna Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) encontram um cometa que destruirá a Terra em 6 meses e 14 dias. Logo depois dessa descoberta eles avisaram NASA, e tentam avisar a presidente dos Estados Unidos sobre essa ameaça.

Mas eles não obtêm sucesso com essa visita a presidente e consecutivamente os dois tentam ir em um jornal pra avisar as pessoas. Mas esse jornal mandou eles pra um programas de tv, e daí em diante as coisas só pioram. Já que todo mundo começou uma campanha de desinformação que se espalhou na internet, fazendo assim ninguém acreditar nas pesquisas dos dois.

A destruição da terra

Geralmente em filmes de desastres, sempre temos uma missão heróica onde o governo tenta fazer de tudo pra impedir a catástrofe. Porém aqui em Não Olhe Para Cima, nós temos uma governante negacionista, que nem se esforça pra tentar parar o cometa.

O planeta teve que ser destruído pra todos acreditarem que o cometa era uma ameaça. Isso é realmente desolador e triste. Principalmente pq os humanos tiveram uma chance de parar esse cometa, mas ninguém fez nada.

O humor ácido bem pontuado

O roteiro do filme conseguiu atingir todos os targets necessários, desde a toxidade da internet que fez vários memes com a Kate referentes a destruição da terra, e transformaram o Randall em uma figura pública e galã bonitão, (e isso realmente acontece no meio digital).

Além disso a Ariana Grande também faz parte desse contexto digital. A personagem dela terminou com namorado, e isso causou mais buzz do que a chegada de um cometa destruidor. Isso mostra a alienação das pessoas com coisas fúteis.

Enquanto isso a Presidente Orlean vivida pela Meryl Streep ficou o filme inteiro focando na sua campanha de re-eleição e queria abafar o caso do cometa. Ela até tornou a frase “Não olhe para cima”, sua frase de efeito na campanha. Ela só tenta parar o cometa quando percebe que isso pode beneficia-la.

Nesse ponto do filme, o magnata Peter Isherwell, CEO da empresa Bash propõe que salvará a todos, e é interessante como o filme coloca esse personagem como um indivíduo controlador que tem tanto dinheiro que não entende a magnitude das coisas. Ele é o responsável por tirar a NASA da missão de destruir o cometa (que era uma missão que poderia ter funcionado).

Tudo por que ele decide só dividir o cometa em pequenos pedaços pra lucrar com os minerais do cometa, e a presidente concorda em deixar essa empresa privada cuidar do cometa.

As consequências da ganância

Entretanto como vimos no final, essa missão falha, e o mundo está fadado a destruição. Algumas pessoas surtam e começam um caos, outras pessoas continuam negando o inevitável, e os nossos protagonistas se reúnem em um último jantar, pra se despedirem. Já o Peter, a presidente e vários outros milionários entram em uma nave espacial e viajam milhares de anos.

As duas cenas pós créditos

Chegando na cena pós crédito eles chegam em um novo planeta, que parece a terra. Mas com essa chegada promissora a própria presidente vai acariciar um animal nativo do planeta e comida por ele. Obviamente esse animal é o “brontoroc”, que o algoritmo previu que causaria sua morte. Alías provavelmente todos aqueles milionários vão ser comidos e morrerão.

Já na segunda cena pós crédito vimos o filho da presidente que foi abandonado por ela na terra sendo um sobrevivente na terra. Entretanto quando ele sai de baixo dos destroços, em vez dele se preocupar com a destruição ao seu redor, ele grava um vídeo. Na minha perspectiva ele tá ferrado, e provavelmente morrerá logo.

O papel dos animais da natureza no filme

Alías o Mark Rylance vivendo o Peter me deu raiva, esse magnata filho da puta basicamente destruiu a terra e nem ligou pra morte de bilhões de pessoas e pra aniquilação do planeta e da fauna e da flora. Se vocês notarem o filme sempre apresenta flashs de animais, pra representar a iminente destruição da natureza.

O Chris Evans

Ah, e não posso esquecer de mencionar que o Chris Evans interpreta um centrista aqui no filme. Sabe aquela pessoa que nunca escolhe um lado, e quer agradar todo mundo, e por isso o pin dele aponta para cima e para baixo.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!