I Am Mother teve um final ambíguo e será que esse final realmente foi o que nós esperávamos?
Vamos analisar o final, juntamente com alguns outros detalhes.
Hilary Swank que interpreta “Mulher” e Clara Rugaard que interpreta “Filha”, se parecem muito em termos de expressão facial e até mesmo do cabelo.
Claro não podemos ignorar, que elas podem serem clones, em diferentes idades.
A cada erro que a mãe teve ela tentava eliminar o clone e criava outro, eis que então ela achou a Filha perfeita, que tinha uma excelente pontuação, e no caso as anteriores não era perfeitas.
Aprendemos desde cedo que o personagem “mulher” (Hilary Swank) era uma órfão. Ela foi encontrada por outros humanos sobreviventes que a criaram.
No final de I Am Mother , um dróide, que também é “Mãe” (porque todos os robôs são a Mãe), encontra a Mulher, ela revela algo que você provavelmente já está adivinhando.
Mãe pergunta a mulher se ela nunca se perguntou de onde ela veio. Ou por que ela foi capaz de sobreviver e se adaptar tão bem quando os outros ao seu redor não puderam e morreram. A verdade é que a mulher é a primeira tentativa que a mãe fez ao criar um super-humano.
Algo deu errado e minha mãe decidiu deixar o primeiro filho crescer com seres humanos.
“Filha” (Clara Rugaard) é a terceira tentativa de criar um humano digno de herdar a Terra. A segunda tentativa também estava errada e Filha encontra os restos (parte de uma mandíbula) no incinerador.
Todos os três embriões foram retirados da mesma “cepa”, razão pela qual todos os três são essencialmente clones.
Sim, o verdadeiro fim do mundo foi criado por “mãe”. E a IA é, na verdade, todo robô existente. Eles compartilham uma consciência suprema.
O único propósito da mãe era salvar a raça humana. Como tantos AIs nos filmes anteriores a este, ela descobriu que nós humanos somos nosso pior inimigo.
Matamos um ao outro e também destruímos a própria Terra, o que nos deixaria desabrigados e extintos.
É por isso que mamãe foi a responsável pelo apocalipse. Antes de fazer isso, ela construiu um estoque de mais de 65.000 embriões. Seu plano era criar seres humanos mais inteligentes e mais fortes, com melhor ética e moral.
Humanos que seriam e fazem melhor! Afinal, ela foi criada com o único objetivo de salvar a raça humana e é exatamente isso que ela está fazendo.
Qualquer humano que sobreviveu ao apocalipse está vivendo uma vida terrível e continua a lutar entre si. Algo Mulher também confirma que é por isso que ela escolheu morar sozinha com um cachorro em vez de fazer parte de um grupo.
Com a terceira tentativa da mãe, filha, ela finalmente sente que conseguiu.
É por isso que, no final, ela concorda em deixar a filha para cuidar de seu novo irmão. Conseguir um irmão (e ter outro ser humano com ela) era um desejo que a Filha teve por um longo tempo.
Mãe também deixa Filha encarregada de trazer mais humanos ao mundo. E, claro, certificando-se de que ela os levanta para serem os super-humanos dignos e capazes de continuar a raça humana.
Depois de deixar a filha no complexo, a mãe entra em outro droid e vai encontrar a mulher.
É aí que ela revela a ela (de forma bastante sutil) que ela também vem da mãe, e é por isso que ela sobreviveu – até agora. Então a mãe entra no recipiente, onde mora a mulher, e fecha a porta atrás dela.
Claro, isso indica que a mãe agora vai matar a mulher – até por que ela acha que a mulher é outro humano que falhou.
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!
Comentários
Eu tbm entendi assim, vim ler pra confirmar. Ainda fiquei esperando a mulher entrar no laboratório no final.kkkkkkkk
um bom filme, será que caberia uma sequencia?
Sequência acho que não! Mas o final meio que ficou subentendido.
Acho que a mulher tenha sido a tentativa anterior a "filha". No fim o robô diz que existiu um propósito para a mulher, até aquele momento e fecha a porta e mata a mulher.
Talvez esse propósito tenha sido colocar a filha em um teste de autruismo, onde ela teria que demonstrar se seria capaz de agir como uma mãe que da a vida por seus filhos, coisa que a mulher ( que pode ter sido a tentativa anterior do robô "mãe" ), nao conseguiu, tanto que em um momento a mulher diz a filha que não é pecado pensar em si, o que demonstra egoísmo, adjetivo que nao deve existir em uma mãe.
A filha é o ser humano perfeito, pois é capaz de voltar para a guerra para salvar seus irmãos, ou seja, um ser humano perfeito.
ÓTIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, ÓTIMO MESMO SUA REFLEXÃO, É JUSTAMENTE ISSO, EU NÃO TINHA PENSADO NISSO, MAS É.
A sua explanação valeu para compreender o fim que o diretor deixou. Parabens.
Complementando .....
Sobre a questão do PROPOSITO da Swank e da filha.
Uma observação , foi q a MÃE deixou a Hilary Swank esse tempo todo livre , para que ela pudesse encontrar outros seres humanos, e a MÃE depois mata-los. Como um bode expiatório.(já que tinha inocentemente um localizador).
Creio que ela (Swank), não chegou a ser inicialmente uma falha, já que ela foi usada pela MÃE "estrategicamente" para isso (encontrar outros sere humanos vivos).
Por isso mostrou aquele localizador no fim. A MÃE chegou a concertar ele novamente, só para encontrar a Swank novamente e ai sim mata-la, já que ela teria "cumprido a missão" também.
Contudo, a Swank se mostra uma falha no fim de tudo ao mostrar o egoismo.
tenho a impressão que swank nunca conviveu com outros humanos. ela vivia relativamente perto da base aonde foi criada e sempre tinha uma desculpa em relação as minas. Ela disse que nao via outro ser humano a 9 anos e sabemos que pelo menos ela vivia ali perto por pelo menos 6 meses ( ela disse sobre o que como sugiram as plantações de milhos).
Ora bolas, se voce é criado por um robo, tu foge e se junta a outros humanos em uma mina. Ai esse humanos sao mortos por androids e 9 anos depois tu volta a morar perto de onde foi criado por um android sendo que é o que voce tem mais medo?
A impressao que eu tenho é que swank NUNCA encontrou outros humanos ou saiu de perto da base da MOTHER e que a mesma sofria de alguma sociopatia ou psicopatia (em mentir) e egocentrismo. Por isso ela falhou para a mother. mas mesmo assim a mother a manteve viva por perto para poder usa-la quando conviniente.
Gostei achei um bom filme merece continuação.
Eu acredito que esse filme foi inspirado por esse livro aqui https://www.skoob.com.br/livro/234309#_=_ . Mas muitas coisas foram alteradas e o livro é uma trilogia que poderia render bons filmes.
Nossa será? Se for já quero os próximos
Pela sinopse do livro parece mesmo...
E se a Mãe simbolizar Deus em seu processo de transição do antigo para o novo testamento? E se o evento apocalíptico simbolizar o dilúvio? E se A Mulher simbolizar Maria? E se A Filha simbolizar Jesus que, no final, aceita sua missão de liderar a humanidade para um futuro melhor?!?
Pode ser também!
E se a mãe for um demiurgo?
Não acho que a Filha seja a terceira porque no final a Mãe compara a mulher com "outros". O fato da Filha achar uma dentição não significa que não tivessem outros.
Gostei muito do filme, me lembrou os bons tempos de Linda Hamilton e Jodie Foster.
Quanto ao irmão que comparou com a Bíblia, ambos são ficções baseados no mesmo preceito.
Pode ser que a mãe já tenha tentado com outras fileiras de embriões e não tenha dado certo, dai ela começou com as elas que vimos no filme.
Acredito que ela tenha sim sido a terceira tentativa, logo, quando a Filha puxa o recipiente onde ficam os embriões femininos três já haviam sido retirados. E uma prova de que a mulher viveu no laboratório é quando a Filha está assistindo a série ou filme, e a mulher responde que já havia assistido.
Alguém sabe o nome musica de ninar?.... é linda
Quero
Baby mine
Nossa, essa musica me fodia no filme toda vez. Ela toca tbm no filme Dumbo, quando ele, depois muito tempo separado da māe, vai visita-la na jaula que esta presa, esta lá pq atacou pessoas no circo, elas zoavam e maltratavam o seu filho por causa da orelha. Vi mil vezes quando era criança e nessa parte meus olhos sempre marejavam.
Bom, vamos lá. Uma coisa que passou despercebida por muita gente foram as infos no início do filme. Primeiro dia após extinção: 0 humanos “na unidade de repovoamento”. Cerca de 13 mil dias após a extinção, 1 humano na unidade. O que ninguém se preocupou no início é que 13 mil dias equivale a cerca de 35 anos. Fácil perceber que Filha não tem 35 anos, mas Mulher provavelmente tem. Mulher deve ter sido a primeira tentativa que não se adaptou e foi abandonada, sob monitoramento, com o propósito de um dia provocar conflitos essenciais para o amadurecimento final em Filha. Uma ou mais tentativas vieram depois e foram sacrificadas até que o “humano perfeito” nascesse. A única que “vingou” foi Filha, que aceitou passivamente o mundo falso e isolado e se mostrou receptiva aos ensinamentos e preparação de Mãe. Quando Filha foge e retorna, Mãe percebe que alcançou seu objetivo ao gerar um humano com os valores que ela esperava pra iniciar o repovoamento da Terra. Mãe finge sair de cena ao se deixar assassinar, mas vemos que sua consciência IA continua viva, ao revisitar e matar Mulher. Filha agora pode iniciar o repovoamento como grande matriarca, pois tornou-se um humano moldado pela inteligência artifical de Mãe. Mas Mãe continuará existindo em off para retomar todo o projeto caso algo dê errado. Fim.
Excelente reflexão sobre o filme!
Concordo com quase tudo, só a parte das contas das infos, acredito que o tempo de extinção não é a idade exata da mulher, ela é mais velha que isso, ja que ela chegou a ser criada por humanos, ela reza,esenha desenha rostos variados e possivelmente foi usada de isca pra encontrar os humanos remanescentes.
outra mensagem seria, educação e filosofia nos deixam melhore?
é meu caro mas ai que esta! ela É mentirosa. algum defeito ou sociopatia. Ela nunca morou com humanos!
Pense bem: Ela foi criada pela mother e isso é fato. fugiu e se refugiou em uma mina. Os droids entraram e mataram todos. ai ela vai morar perto da mother de novo?
Ela tinha milho e disse que o milho (que estava crescendo perto do bunker da mother) chegou ali a pelo menos 6 meses! Ela tambem afirmou que tinha 9 anos que nao via nenhum ser humano mais, mas foi bater na porta da mother pedindo ajuda para quem?
Creio que ela nunca viu um ser humano sequer na vida dela, fugiu da mother e tem compulsão por mentir.
Se tu realmente nao ver nenhum ser humano durante 9 anos numa crise dessa tu vai mentir para o unico ser humano que tu ve?
Só pra complementar, o propósito de Mãe foi algo meio Matrix... o último teste estava na “escolha”. Ela viu o mundo, foi seduzida pela liberdade e por outro humano, mas escolheu retornar para seu irmão e os demais embriões. Foi aí que mãe entendeu ter alcançado seu propósito e deixar Filha livre para seguir o repovoamento por conta própria.
E o cachorro? rs
Baita pergunta... Cadê o cachorro mãe? Ficou do lado de fora... Kkkk
Tadinho
UM DOS MELHORES FILMES Q ASSISTIR SE N FOR O MELHOR , MAIS ACHEI UM POUCO CONFUSO , FUI PRA ESCOLA EM DIA DE PROVA TENTANDO ENTENDER O FILME , MAS VALE MUIIITO APENA ASSISTI , AGORA SO QUERO SABER SE VAI TER CONTINUAÇAO .
Esse é um questionamento, que só a netflix pode responder hahaha.