Critica Filme

Critica | O Olho do Mal (2008) – Jessica Alba em um terror misterioso na PlutoTV

O filme ‘O Olho do Mal’ de 2008 chegou no streaming grátis a Pluto TV, e eu sempre tive curiosidade de assistir esse filme, e ontem a noite dei uma chance pra ele, e hoje quero conversar sobre o que achei dele.

O Olho do Mal conta a história de Sydney Wells, uma talentosa violinista que ficou cega na infância e, anos depois, decidiu fazer um transplante de córneas. Agora ela consegue enxergar só que ela também começa a ver coisas estranhas e assustadoras que os outros não conseguem ver.

A ideia central do filme sobre uma mulher cega que recebe um transplante de córnea e passa a ver o mundo de maneira diferente é realmente fascinante. A trama prende a gente desde o início, a cinematografia também consegue trazer elementos bem criados que realmente impõem uma vibe sobrenatural pro filme, já que vemos alguns fantasmas e ceifadores, e fique tranquilo se você não gosta de susto já que esse filme não assusta em momento alguns, na verdade todas as cenas são clichês e mal ambientadas fazendo a trama perder o impacto.

O roteiro é o grande ponto fraco aqui

O filme só se apoia nas convenções do gênero de terror sobrenatural, e não existe lógica na história envolvendo as habilidades que a Sydney ganhou. Algumas das premonições dela são muito vagas, e em alguns momentos o filme parece repetitivo e arrastado, sendo que algumas conveniências ocorrem pra história caminhar.

Mas sinceramente, eu curti essa farofa. Esse é aquele tipo de longa mediano que entretém os expectadores menos exigentes e consegue divertir e dar uns calafrios. Sendo que a Jessica Alba brilha no papel principal, e ela segura a trama meio capenga trazendo emoção pra Sydney mesmo que a personagem não tenha muita profundidade. Além disso a Chloe Grace Moretz também tem uma pontinha ótima aqui no filme.

Se voce tá procurando um filme sobrenatural rápido, divertido, meio bobo esse vai te agradar. O Olho do Mal tem uma vibe premonição, principalmente no último ato, você talvez curta esse filminho mediano. Me conta aí se pretendem assistir ou se já assistiram se gostam do filme, e o que acharam dele.

Agora quero comentar com spoilers rapidinho, e a primeira coisa que tenho que dizer é, o final não teve um estilo de “Premonição”, ou foi só eu que notei isso?

Nós vemos no último ato a Sydney se juntando ao oftalmologista dela, e indo em uma vilinha latina pra investigar as visões que ela tava tendo, e o por que ela tava se vendo diferente da foto que tiraram dela, e no caso ela descobre que a jovem Ana que ela ganhou as córneas se suicidou depois de todos a encararem como uma bruxa, só por que ela tinha uma visão abençoada e ao mesmo tempo amaldiçoada de ver ceifadores e pressentir o futuro.

Ela sabia que a fabrica que a mãe trabalhava pegaria fogo, mas ninguém ouviu ela e o incêndio ocorreu e todos a culparam, a Sydney descobre toda essa história, e o final do filme mostra que a Syd teve sua própria visão de um desastre que no caso ocorreria na rodovia, e ela conseguiu salvar a todos desse tal acidente, só que no final desse salvamento ela tem os olhos perfurados com vidro e perde a visão de novo e decide voltar a não ver o mundo e continuar usando suas outras habilidades aguçadas pra continuar a viver sua vida.

Qual a mensagem do filme?

Esse final teve momentos de tensão e adrenalina, e esse desfecho traz um alívio e nos mostra a importância de confiar em nossos instintos e agir de acordo com nossas convicções, mesmo diante de desafios aparentemente impossíveis. A Sydney enfrenta seus medos, supera suas limitações e se torna uma protagonista inspiradora que faz a diferença.

Acaba que o filme passa a mensagem de que todos temos um destino, e a morte faz parte do final da nossa jornada, mas que antes de morrer ainda temos muito caminho a percorrer, e a questão da Syd ter visões e a responsabilidade que teríamos ao sabermos o futuro dos próximos é algo muito difícil. Será que estamos destinados a interferir no curso natural das coisas ou devemos deixar que o destino siga seu curso?

Um aspecto interessante desse final é como ele nos faz questionar a moralidade de intervir no destino das pessoas. Sydney é confrontada com uma escolha difícil, e nós, como expectadores, somos levados a nos colocar em seu lugar e refletir sobre o que faríamos em uma situação semelhante.

É um filme básico, com uma mensagem básica, mas que no final das contas foi um entretenimento agradável, um daqueles filmes ruins que a gente gosta, a única coisa que fiquei mês questionando no final é por que a Syd não fez outro transplante de córnea.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!