Critica Filme

Critica | O Mistério do Moinho (2023) – Um filme que alfineta as megac oorporacões e as IAs

O Mistério do Moinho que chegou no Star+, e vale sua atenção.

Todos conhecem a bem sucedida série Black Mirror, que recentemente foi renovada pra 7ªTemporada pela Netflix, e essa série conseguiu mostrar como nós seres humanos somos complexos, e ao mesmo tempo como a tecnologia tem estado presente em 99% das nossas vidas atuais. Black Mirror trouxe uma mistura da complexidade do cérebro humano com a tecnologia, e se você gosta tanto quanto eu dessa série futurista, você vai amar esse suspense de terror metafórico que trás uma mensagem clara sobre a vida do trabalhador CLT.

O Mistério do Moinho é um filme que representa um pesadelo distópico de todo trabalhador.

Até por que a gente dedica a maior parte da nossa vida ao nosso trabalho. Sacrificamos tudo para pagar nossas contas e progredir profissionalmente. Porém trabalhar sempre tem um custo.

Nesse filme conhecemos um gerente de negócios chamado Joe ( Lil Rel Howery ), que acorda e se vê em uma cela. Existe apenas uma porta e um moinho. O Joe fica confuso pensando que porra é essa ao seu redor, e a gente pensa a mesma coisa, e eis que então uma IA da empresa Mallard aparece e apresenta pro Joe as regras daquele local, que incluem girar o moinha várias vezes até atingir uma meta, e se ele não atingir ele é penalizado. Na verdade qualquer coisa errada que ele fizer ele é penalizado, e as poucas recompensas que ele ganha são meramente casualidades.

O roteiro do Jeffrey David Thomas que torna esse filme complexo, em algo simples e direto.

O filme de um modo geral tenta ser o mais claro possível com o público, as metáforas sobre o capitalismo e sobre o trabalho te consumindo e se enclausurando da sua vida pessoal é bem clara.

O Lil Rel Howery é um personagem agradável, e bem identificável. Ele se encaixa bem no cenário diatópico do filme, e indiretamente você torce pra que ele veja o nascimento da sua filha. Coisa que ele fala durante todo o filme. Porém obviamente antes disso, ele vai sofrer na mão dessa mega corporação que vai consumir sua energia, vai testar seu lado físico e psicológico, e vai o questionar sobre o que ele quer fazer no futuro.

Esse é um filme de baixo orçamento que entrega muito do que promete. Obviamente por ser um filme indie, ele não vai agradar a todos.

O filme tem mais diálogos do que situações, e isso pode incomodar algumas pessoas. Além disso o tempo de duração poderia ser ainda menor tipo uns 48 minutos, até por que as diversas idas ao moinho são repetitivas, entretanto isso quer representar muito a forma mecânica com que trabalhamos diariamente. Então essa repetição faz parte da mensagem do filme, entretanto é algo que chega a incomodar propositalmente.

O mistério do moinho é um filme claustófíbico, que critica o sistema atual do capitalismo nas mega corporações. O filme coloca uma pergunta na sua cabeça no começo, e te faz voltar a essa mesma pergunta no final. O meio da história é algo inverosímil. Porém de um modo geral a minha experiencia com o filme foi satisfatória, e eu consegui abstrair tudo que ele queria me apresentar.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!