Critica Série

Critica | O Consultor – 1ªTemporada (2023) – Christopher Waltz é a engrenagem que move essa série da Prime Vídeo

O Tony Basgallop é um dos escritores mais proeminentes da atualidade, ele já mostrou sua capacidade de escrever um suspense sinuoso em Servant da AppleTV+, e agora ele tá responsável pela nova série da Amazon, O Consultor que é um suspense cômico com episódios de 30 minutos.

Você devora a série muito rápido, já que o criador sabe fazer episódios curtos que funcionam, e hoje quero falar sobre essa série.

O Consultor é um thriller cômico e sombrio que mostra o chefão de uma empresa de jogos de celular sendo morto, e logo após essa morte o consultor Regus Patoff (Christopher Waltz) acaba aparecendo nessa empresa e toma as rédeas como o chefe temporário que aparece na CompWare pra melhorar os negócios, entretanto os funcionários começam a enfrentam novas demandas e desafios que são bem diferentes do habitual.

Essa série tem o mesmo nível de mistério de Servant, então se você gostou de Servant da Apple é provável que você ame o Consultor, mas se você não gostou muito, eu imagino que essa nova série da Prime Vídeo ser um grande desafio pra você.

Essa série é inspirado no controverso livro homônimo do Bentley Little, que foi lançado em 2015.

Eu mesmo adoro as duas séries, e gostei muito de O Consultor, não só pela história misteriosa e repleta de um suspense meio sobrenatural. Mas também eu adorei a série por conta dos protagonistas. O Christoph Waltz interpreta o misterioso Patoff com muita destreza, e ele é a engrenagem que faz com que a série funcione bem. O personagem dele é caricato, mas ao mesmo tempo muito ameaçador.

Você a cada episódio fica imaginando que a vida dos funcionários daquela empresa possa tá em perigo, e quanto mais os episódios avançam mais você fica intrigado com as ações do Patoff.

Você nunca sabe do que o Patoff é capaz, ou o que ele quer.

Enquanto isso também temos o Nat Wolff interpretando o Craig, e a Brittany O’Grady vivendo a Elaine, esses dois são os nossos heróis que investigam o Patoff e tentam entender quem ele é, e como eles podem parrar seu reinado de terror gerenciando a CompWare, e é muito bom ver a amizade desses dois personagens. Eu curti que a série nunca os coloca como par romântico, e na verdade eles focam em desenvolver uma ótima amizade entre os dois.

Além disso o Crag tem a Patti como noiva e ela foi um agradável par romântico pra ele, eu tava com saudades de ver a Aimee Carrero em uma série, e ela mesmo que não tenha um grande papel de destaque aqui. Ainda assim ela ganha uma certa relevância no final de temporada.

O final de temporada, temos aqui um desfecho bem anticlimático, e bem ambíguo, mas ao mesmo tempo, com um tom conclusivo.

O debate da série desde o começo foi sobre a sinistra relação entre chefe e funcionário, e sobre o quão longe nós vamos pra progredir e sobreviver no ambiente empresarial, e a jornada dessa trama até chegar no final mostra como uma única pessoa pode mudar toda uma estrutura de uma empresa, e como as pessoas as vezes se tornam animais pra conseguir se manter vives dentro do ambiente coorporativo.

Além disso também mostra que chefes tóxicos existem, e eles vão te manipular sempre que conseguirem, tanto que nós vemos o Patoff fazendo a Elaine aparecer as 3 horas da manhã na empresa. Ele também cisma com o cheiro de um funcionário e demite ele por isso, e pra esse funcionário não ser demitido ele passa por uma situação humilhante pra permanecer no emprego.

Sendo que o Patoff guarda alguns segredos na sala de arquivos da empresa e isso se torna um dos grandes mistérios. Mas enfim, gostei da série e recomendo. Tentem dar uma chance, e talvez vocês se surpreendam, mas já saibam que esse não é o tipo de série pra todos. Vai depender muito da sua atenção pra pegar todos os detalhes.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!