Critica Filme

Critica | Não! Não Olhe (2022) – Jordan Peele cria um grande espetáculo visual

Não! Não Olhe! é um nome horrível pra um filme bom. Então vou chamar ele de NOPE. Esse é o terceiro longa do Jordan Peele responsável por “Corra” e “Nós”, e sim corra foi uma obra prima um dos melhores filmes da década passada, e nós foi controverso, mas eu ainda adoro a voracidade do Peele nesse filme.

NOPE, é filme estranhamente bom, que vai dividir opiniões, mas ainda assim é um espetáculo visual que trás uma mensagem forte sobre “espetáculos”.

Em Nope, conhecemos os irmãos Haywood, OJ e Emerald (Daniel Kaluuya e a Keke Palmer). Eles treinam cavalos para séries de TV e cinema. O seu pai morreu recentemente, e eles estão tentando colocar a cabeça no lugar, mas um OVNI aparece no céu da fazenda deles, e tudo que já estava caótico, se torna ainda mais insano, e disfuncional. Esses dois vão se dedicar pra descobrir que palhaçada é aquela no céu. Eu não quero me aprofundar nessa parte do OVNI. Porém quanto menos você souber sobre ele, melhor será sua experiencia com a reviravolta.

Agora vamos falar dos atores, o Daniel Kaluuya e a Keke Palmer foram as escolhas certas pros papéis dos irmãos. Esses dois são opostos um do outro, o OJ é um cara reservado, cético e carrega toda a responsabilidade do legado da sua família nas cotas, enquanto a Emerald é divertida, animada, extrovertida, e adoraria entrar no mundo cinematográfico. A atuação deles entrega uma dinâmica maravilhosa pras cenas, e a energia dessa personagem da Palmer foi o gás que esse filme precisava pra nunca ficar exaustivo. O Steven Yeun e o Brandon Perea, também completam o elenco, em dois papéis distintos, mas eles também conseguem ser agradáveis, principalmente o Brandon, que vive o Angel, um dos melhores alívios cômicos do filme.

NOPE é um filme singular, que trás muitas metáforas e simbolismo, esse filme até me lembrou um pouco do cinema do M. Night Shyamalan.

Entretanto por mais que eu tenha adorado todas as 2h de filme. Esse longa é o mais fraco do Peele. Eu consigo notar o esforço dele pra fazer algo coeso, maluco, e que ainda traga uma mensagem nas entrelinhas. Porém nem tudo nesse filme consegue convencer que eram necessárias mais de 2h de filme pra contar essa história. Algumas cenas são desconexas, e outras não tem explicação.

O Peele criou um próprio estilo de filme, e eu estou adorando acompanhar esses suspenses sociais que ele vem criando, e também adoro uma boa ficção cientifica, que no caso esse filme se enquadra nesse ponto.

O grande visual exuberante de NOPE e as excelentes performances vão fazer seu ingresso valar a pena.

O longa trás um suspense, misturado com syfy, e com uma boa comédia que não tenta forçar os alívios cômicos (um desses alívios é uma piadinha com a CW, que eu rachei de rir).Tem filmes que você pode assistir tranquilamente em casa, mas Nope é um espetáculo visual que vale seu assistido em IMAX (que foi a qualidade que eu ví e fiquei impressionado), Pelo amor de deus, assistam esse filme no cinema.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!