Critica Série

Critica | La Casa de Papel 5ªTemporada (Parte 2) – O final da série foi satisfatório

La Casa de Papel chegou ao fim, com a parte 2 da 5ªTemporada, e aqui está uma critíca com spoilers da temporada.

O impacto da Morte da Tóquio

Depois da morte da Tóquio, que marcou o final da primeira parte da 5ªTemporada. Nós chegamos nessa parte 2, com todos os ladrões sentindo essa perda da Tóquio. Mas ainda assim tentando seguir em frente com o plano de roubar o ouro do banco da Espanha.

Porém a tensão entre todos eles faz com que o assalto se torne-se ainda mais difícil, e aos poucos nós vemos como cada um lidou com a perda da Tóquio. O Rio sentiu seu coração sair do peito, enquanto a Estocolmo sentiu culpa por conta da morfina que ela se injetou, e sentiu culpada com razão, por que foi uma idiotice da parte dela, tomar aquela morfina.

Já a Manila e o Denver colocaram as cartas na mesa, e tiram um momento pra conversar sobre a amizade deles. Porém essa conversa acabou esquentando e o Denver beijou a Manila. Eu fiquei nesse momento “cara… que merda foi essa?” Eu sempre achei a Manila desnecessária em todo esse plano desses ladrões. Tanto é que ela só serviu nessa 5 temporada pra ser a talarica entre o Denver e a Estocolmo. Mas pelo menos no final das contas ela percebeu que o Denver e a Estocolmo são perfeitos um pro outro, e então ela acabou desencanando da paixonite que ela tinha pelo Denver. Mas eu nunca fui muito fã dela.

Ah, não posso esquecer que o Helsinki tava muito machucado no final da parte 1, e aqui nessa segunda parte, dois paramédicos entram no banco pra ajudar um soldado ferido, e também ajudam o Helsinki, então isso meio que ajudou ele a ficar melhor.

A fuga da Sierra

Já do lado de fora do banco nós vimos o Professor perder a cabeça por conta da morte da Tóquio, e a Sierra aproveitou esse momento pra passar a perna no professor, e fugir. Eu não sei vocês, mas eu detestava a Sierra na temporada anterior da série, mas aqui na 5ªTemporada, eu adorei a forma que a Najwa virou uma chavinha, e fez a gente criar empatia pela debochada da Sierra.

Ela ao mesmo tempo que conseguia ser séria e trapaceira, também conseguia ser compreensiva e perspicaz. Ao longo dessa parte 2, a Sierra jogou na cara do professor uma coisa que todos sempre pensamos “pra que sair da ilha na Tailândia pra roubar o bando da Espanha? Isso foi uma idiotice!” e realmente foi, e se eles tivessem ficado quetinhos na deles, a Tóquio e a Nairóbi estariam vivas. Até hoje eu fico me questionando sobre a ganância do professor em planejar esses roubos. Daqui a pouco vamos falar mas sobre ele.

Mas antes, só pra complementar o enredo da Sierra, eu adorei ver que ela passou a perna no professor, e tentou entregar ele pro Tamayo, pra ver se ele tirava as acusações contra ela. Porém o Tamayo é tão cuzão quanto a Sierra, e a já era de se esperar que ele não aceitaria essa troca. Então depois disso a policia chegou e cercou a Sierra e o Professor, e os dois tiveram que aprender a trabalhar juntos pra saírem dessa situação.

Eu achei muito perspicaz o professor cortando o sofá pra se esconder junto com a Sierra. Mesmo com a cena sendo conveniente, e o policial olhando bem embaixo da almofada onde tava com o pano preto, eu ainda assim achei fantástica essa cena de escapismo do professor. Ele conseguiu depois fugir daquele apartamento junto com a Sierra.

A retirada do ouro

Enquanto isso tava acontecendo com essa perfeita dupla improvável, nós também vimos o Palermo coordenando a retirada do ouro do Banco da Espanha, e ele consegue passar as pepitas de ouro pro reservatório de água. Para assim o Beijamin pegar esse ouro e transformar em barras.

O mais interessante disso tudo, é que a série contratou uma pessoa especializada pra fazer um plano que realmente funcionasse na vida real, tudo que La Casa de Papel faz é realmente baseado na realidade (assista o documentário da série que você vai entender). Aquela cena deles roubando bomba petrolífera foi importantíssima, já que essa bomba era a única que podia transformar o ouro. Além disso, essa cena também deu uma introdução adequada pro Bogotá, que até então não sabíamos quando tinha integrado o grupo.

Eu gosto de La Casa de Papel, por que a série não dá ponto sem nó. Quando ela introduz uma pessoa, ela vai lá, e constrói toda a linha temporal dessa pessoa.

As únicas coisas que me incomodam, é que toda hora dos roteiristas afirmam que a vida dos personagens parece um filme de cinema. Se vocês notarem, só nessa parte 2 tem pelo menos 4 vezes que alguém cita “filme de cinema”, eu não acho errado ter essa citação. Mas ficar afirmando isso toda hora acaba sendo meio exaustivo. Até por que nós já entendemos que a vida desses personagens parece filme de cinema, desde a primeira temporada.

Além disso alguns flashbacks são muitas vezes desnecessários. Mas a antes de comentar sobre os que eu não curti. Eu preciso comentar sobre o episódio 8, que teve novamente flashbacks da Tatiana, do Berlim e do Rafael.

 

Tatiana, Berlim e Rafael

Nessa sequencia de cenas nós vemos a Tatiana terminando com o Berlim, e o pior disso não foi o termino dela, foi o Berlim saber que a Tatiana tava traindo ele com o filho dele, o Rafael. O Berlim vai conversar com o Rafael, sobre ele ter roubando a Tatiana. Percebemos que o que Berlim sentiu uma dor imensa por perder o contato com o filho. Então ele quebra todo aquele bar, onde ele tava.

Sendo bem sincero com vocês, eu achei essa cena patética, e foi uma das coisas mais idiotas que já vi nessa série! Eles queriam fazer uma cena em câmera lenta, pra trazer emoção pro personagem. Mas na verdade foi uma cena meio ridícula. Não entendi onde eles queriam chegar com essa quebradeira. Eu até entendo as várias explosões dentro do Bando da Espanha. Tudo que foi destruído na série fez sentido. Menos essa cena do bar sendo quebrado. Me contem o que acharam da cena nos comentários, eu quero saber a opinião de vocês.

O Spin-off do Berlim

Alías, todo esse enredo do Berlim, da Tatiana, e do Rafael vai servir de base pro Spin-off do Berlim, que eu já tinha teorizado lá na parte 1. Enfim eu já sentia esse Spin-off faz tempo, a Netflix não ia perder a máquina de dinheiro, chamada La Casa de Papel. Depois vou postar um vídeo só falando desse spin-off, e tenho umas teorias bem legais sobre o que pode acontecer.

Mas voltando pro banco da Espanha, nós estávamos vendo as pepitas de ouro sendo retiradas aos poucos, e também vimos algumas coisas mega aleatórias acontecendo. O oitavo episódio dessa quinta temporada foi o episódio mais avulso de todos. Nós tivemos a Mônica louca, tenso um surto psicótico, ouvindo a Tóquio e atirando pra todo lado. Esse surto dela foi curado com Pau (quer dizer foi curado com uma dança sensual, e com um amorzinho gostosinho com o Denver)!

Enquanto isso, também vimos aquele enredo avulso do Pamplona. Alguém pode me explicar de onde veio esse cara? O que ele tava fazendo nessa temporada? Ele teve duas falas, e até ganhou um flashback. Eu fiquei meio sem entender qual o motivo desse destaque repentino pra ele???

Final Explicado

Depois de vários enredos desnecessários no episódio 8, chegamos a reta final da temporada, com o professor sendo roubado pela tatiana e pelo Rafael, que levaram todo o ouro dele, e enquanto isso o Tomayo conseguiu entrar no bando e encurralou todos os ladroes, e fez o professor ir até lá pra falar onde tava o ouro.

Com isso a Sierra ficou encarregada de encontrar o ouro, e o professor deu a cartada final no Tamayo falando que ele teria que seguir o plano dele. Foi exatamente o que ele fez, e o professor como é muito inteligente devolveu o tão cobiçado ouro da Espanha, só que de latão. A Sierra fez o Rafael e a Tatiana devolverem o ouro de verdade. Mas o que mais me instigou nesse final, foi que os ladrões saírem escoltados pela policia, e pegaram novas identidades pra terem uma nova vida, longe de toda essa doira.

No geral La Casa de Papel foi uma série marcante, cheia de emoções, e que vai ser lembrada pra sempre. A jornada desses ladroes teve seus altos e baixo, mas ainda assim conseguir ter um desfecho satisfatório, que vai emocionar muitas pessoas. Depois vou trazer um vídeo falando detalhadamente do final da série, e outro vídeo falando sobre o spin-off do Berlim, então fica ligado aqui no canal, pra não perder os próximos vídeos.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!