Sem categoria

Coringa | Confira os detalhes do filme revelados pelo trailer

O primeiro trailer oficial do filme Joker revelou mais sobre a obra da DC! O trágico herói de Joaquin Phoenix mostra que tem um ótima história para contar. Agora, a única questão é se será uma comédia, uma tragédia … ou ambas.

Não importa onde o filme caia, o trailer mostra um pouco do arco geral do filme (enquanto ainda usa muito da filmagem que os fãs já viram nas várias fotos e vazamentos do Joker).  O primeiro trailer não economiza em Easter Eggs, gritos e referências à história da DC Comics.

A história do filme irá se passar na Gotham City dos anos 80, seguindo Phoenix como Arthur Fleck: um comediante fracassado dos anos 80 que se torna o Coringa. O estúdio descreve o filme como uma “exploração de um homem desconsiderado pela sociedade [que] não é apenas um estudo de personagem, mas também um conto preventivo mais amplo.”

Então, vamos analisar alguns dos momentos mais sedutores, mais fiéis e mais fanáticos que o primeiro trailer Joker tem a oferecer.

Haverá potenciais SPOILERS.

1- A assistente social do Coringa é uma Kane

Por mais tentador que seja ver um futuro Coringa falando com o que poderia ser um terapeuta, e fazer a conexão com Harley Quinn (de volta aos dias de ‘Dr. Harleen Quinzel’), a referência é na verdade para o criador de Batman. Pelo menos, estamos assumindo que é, já que as chances de o assistente social de Arthur ser chamado de “Debra Kane” por coincidência total parece ainda mais improvável.

Para os fãs de quadrinhos casuais, essa é uma referência quase certa a Bob Kane, que junto com Bill Finger é creditado com a criação de Batman. E sim, Bob teve uma filha, Deborah.

2 – As piadas e a Doença Mental do Coringa

Alguns espectadores podem ver Arthur rabiscando suas ideias de “piadas” em um bloco de notas e assumir que ele é obrigado a uma carreira em comédia stand-up, assim como sua história de origem. Mas antes podemos ver as piadas reais, e a visão do senso de humor de Arthur. E seu estado de espírito também. “Por que as pessoas pobres estão tão confusas? Eles não têm nenhum centavo.”

Depois, há sua última piada, que parece ser a mais favorecida, escrita mais do que qualquer outra: “A pior parte de ter uma doença mental é … as pessoas esperam que você se comporte como se não tivesse.” Por enquanto, vamos simplesmente tomá-lo como valor nominal, e assumir que Arthur está mentalmente doente e sabe disso. E mais importante, ele está lutando para fazer sua vida funcionar em face disso.

3 – O legado da farmácia Holmes

O trailer usa fotos de Gotham, para ajudar a estabelecer o tom básico, para não mencionar o que parece ser a configuração exata do filme. Onde versões anteriores de Gotham misturaram a era moderna com a elite dos anos 1940, o trailer do Joker parece mais próximo do final dos anos 60, ou início dos anos 70. A “Holmes Pharmacy” pode ser apontada instantaneamente como um sinal para Sherlock Holmes, uma figura onipresente no folclore de Batman, o maior detetive do mundo.

E enquanto isso pode ser uma sugestão do Cavaleiro das Trevas vindo na história de Arthur, também é um nome ligado a um dos momentos mais terríveis, trágicos e distorcidos da história do Batman. Na época, fãs e historiadores do Batman notaram a ironia de que “Holmes” também seria o sobrenome do homem que perpetrou o terrível “tiroteio no cinema do Cavaleiro das Trevas” em Aurora, Colorado. Não estamos sugerindo que Phillips ou a equipe de filmagem tenha feito essa alusão intencionalmente – mais do que provável, é uma trágica coincidência.

4 – A máscara de PAGLIACCI 

Até agora, a maioria dos fãs já deve ter percebido que a maquiagem de palhaço usada por Arthur, de Joaquin Phoenix, antes e depois de sua transformação na identidade de “Joker” parece familiar. O esquema de cores branco, azul e vermelho foi imediatamente chamado por Batman por sua semelhança com a mesma máscara usada pela cena de roubo de abertura de Joker em The Dark Knight. As cores são trocadas para evitar que seja uma imitação total, mas as referências e os Easter Eggs são muito mais profundos.

A maquiagem e a máscara combinam com a aparição de estréia de Cesar Romero na série de TV Batman, na década de 1960. Mas não foi uma máscara aleatória: Joker estava representando o personagem de Pagliaccio da ópera italiana Pagliacci (traduzido como “Palhaços”). A história faz uso pesado da linha borrada entre comédia e tragédia, dependendo da perspectiva, que parece ser um tema importante do Coringa.

5 – O relacionamento de Arthur com sua mãe e o programa da TV

A imagem de Arthur e sua mãe dançando em sua sala de estar carrega um tom sinistro, sabendo o quão escuro e distorcido seu futuro vai se tornar. A cena também demonstra, que sua mãe, interpretada por Frances Conroy, é uma da únicas pessoas que fazem Arthur feliz, se não a única.

Os crédito da TV compõem um pouco dos bastidores do filme, logo não referências à história do Batman ou da DC Comics. Dando uma olhada em alguns dos nomes – Ben Gatollari, Michael Auszura – podemos ver as figuras do mundo real ficando imortalizadas na TV, pois são o assistente de coordenador de produção e assistente de diretor de arte de Joker, respectivamente.

6 – A perdição de Gotham

Pode não sobressair no início, mas quanto mais tempo o trailer continua, e quanto mais os fãs vão vê-lo, mais difícil é ignorar os sacos de lixo que se acumulam em todas as esquinas de Gotham City. O Garbage Strike de Nova York, de 1968, é a provável pedra de toque apontada aqui, pois também era uma saga estranha e difícil de acreditar de autoridades municipais, relações de bastidores, oposição aberta e política e uma batalha de egos. Uma que, pelo menos na versão de Gotham da crise, parece impactar as classes mais baixas do que qualquer outra pessoa.

“Que covarde seria capaz de fazer algo tão cruel? Alguém que se esconde atrás de uma máscara”, diz Thomas Wayne em determinado momento em uma entrevista. Thomas pode ta falando do Coringa, como se ele já tivesse começado sua careira no crime. Mas também esse argumento já foi usado para falar de Batman, no momento da crise de Gotham.

7 – Joker vai se tornar herói de Gotham?

Claramente, o caminho que o Coringa leva para o centro do palco de Gotham City não vai como os fãs esperariam, já que ele não parece estar envolvido em assassinatos, crimes ou crimes no meio da rua. Não, o Coringa vai se tornar um herói do povo. Pelo menos, é isso que parece, baseado nas hordas de pessoas usando sua máscara e maquiagem, carregando sinais anti-capitalistas vagos em defesa de sua missão contra a elite.

A ascensão à celebridade parece chegar ao clímax no talk show noturno oferecido pelo personagem de Robert DeNiro, com Joker dançando no palco por trás de uma cortina colorida. Novamente, há fortes semelhanças com a aparição noturna de Joker no “The Dark Knight Returns” de Frank Miller.

8 – Coringa VS A Família Wayne

Batman pode ser o inimigo mais duradouro do Coringa, mas desta vez, parece que a maior rivalidade de Joker será com Thomas Wayne, não Bruce. As pistas estão espalhadas pelo trailer, de clipes de notícias de Thomas Wayne criticando os ‘covardes’ mascarados nas ruas de Gotham, para cartazes revelando Thomas fazendo uma corrida para se tornar o novo prefeito de Gotham. Mas a cena marcante aqui é, Arthur sendo jogado para fora de Wayne Hall e em direção a uma multidão de manifestantes usando maquiagem de Coringa.

O trailer não dá uma boa olhada na versão de Thomas Wayne, de Brett Cullen, ou até mesmo um indício de que os assassinatos de Wayne irão ou não influenciar essa história. Mas ele pode não ser o único membro da família Wayne vislumbrado na filmagem, supondo que Arthur realmente procure uma maneira de pressionar um dos homens mais poderosos de Gotham

9 – Será o jovem Bruce Wayne?

A foto acima é uma que os espectadores vão lembrar vivamente, mas vale a pena prestar mais atenção. As imagens de Arthur, usando um nariz de palhaço vermelho, e atraindo um garoto do outro lado de uma alta cerca de metal para se aproximar dele. Um garoto que parece não ter um sorriso, o mesmo que Arthur faz quando força o rosto para criar um, enfiando os dedos na própria boca. Poderia ser o jovem Bruce Wayne e seu primeiro encontro com o Coringa?

Não há como saber tão cedo, mas a ideia por si só é garantia de que a imaginação dos fãs se agita. Será que a nova reviravolta – tornando o Joker um inimigo de Thomas Wayne primeiro, e não o Batman – tornará a história mais rica, ou simplesmente diferente? E se Bruce Wayne deixou de sorrir quando essa cena acontece… isso significa que a tragédia das mortes de Wayne já aconteceu?

10 – A Queda e o Renascimento do Coringa

O tom e as escolhas marcantes do primeiro trailer do Joker são céticos e convincentes, devemos apontar um dos usos mais intrigantes da linguagem visual nessa aparência inicial. Não apenas porque encapsula a transformação de Arthur em Coringa, mas também porque inverte a estrutura usual de um herói. Estamos nos referindo às cenas de abertura mostrando Arthur subindo um lance de degraus para chegar à sua casa no final do dia, enquanto o sol se põe (capturando perfeitamente o mundo que o está desgastando, um passo de cada vez).

Ao final do trailer, como Joker – e não Arthur – desce as escadas recém-banhadas no sol da manhã, dançando a cada passo do caminho. Heróis sobem, eles não descem, e ainda assim de alguma forma… Coringa fazendo o oposto com um sorriso no rosto parece estranhamente perfeito.


Para terminar, veja essa frase que Arthur fala no trailer: “Eu pensava que minha vida fosse uma tragédia. Agora me dou conta de que é uma comédia”.

 

Patrick Gonçalves

Carioca, estudante de comunicação, apaixonado por séries e filmes, coleciono DVD's e ingressos de cinema.

Share
Publicado por
Patrick Gonçalves

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!