O M. Night Shyamalan retorna aos cinemas, com o filme Batem Á Porta, e o final do filme é conclusivo, mas o livro tem um final bem diferente, e aqui vamos falar do final do filme, vs o do livro.
Depois que os quatro estranhos invadem a cabana, seu líder Leonard (Dave Bautista) descreve a terrível escolha que Eric (Jonathan Groff) e Andrew (Ben Aldridge) precisam fazer. Se eles não escolherem sacrificar um deles ou sua filha Wen (Kristin Cui), eles sobreviverão, mas o mundo acabará.
Há também uma consequência incalculável, pois toda vez que eles dizem não, um dos estranhos será morto e uma ‘praga’ se espalhará sobre a humanidade. Redmond (Rupert Grint) é o primeiro a ser morto e após sua morte, noticiários no programa de TV, um terremoto devastador causou um tsunami na costa oeste dos EUA.
Esta é uma das visões que Leonard e seu grupo supostamente tiveram, prova de que o apocalipse está chegando. No entanto, depois de saber que eles falaram online pela primeira vez, Andrew acredita que o grupo tem uma “ilusão compartilhada” e é Redmond – que atacou Andrew em um bar anos antes – quem liderou o grupo até a cabana para atacar Andrew novamente.
Andrew e Eric dizem não novamente, levando Adriane (Abby Quinn) a ser sacrificada e, depois disso, as notícias se concentram em um vírus mortal que é fatal para crianças. Andrew ainda acredita que é tudo um absurdo e que o grupo está cronometrando seus sacrifícios para reportagens pré-gravadas, mas Eric revela que teve a visão de um homem atrás de Leonard.
A visão não é suficiente para influenciar a dupla, porém, e Andrew consegue se libertar e recuperar uma arma que guardava no carro do lado de fora. Ele volta para a cabana e atira em Sabrina (Nikki Amuka-Bird) quando ela tenta impedi-lo, mas Leonard finalmente consegue dominar Andrew e pegar a arma.
Em uma última tentativa de provar que eles estão certos, Leonard liga a TV e a última reportagem sobre aviões caindo misteriosamente do céu. Leonard parece saber cada palavra do relatório antes que o locutor as diga, alegando que viu o relatório em sua visão.
De acordo com Leonard, agora é o fim dos tempos e antes de se matar, Leonard diz a Eric e Andrew que eles têm apenas alguns minutos para fazer a escolha de salvar o mundo. O céu começa a escurecer e as coisas começam a parecer muito apocalípticas, mas Andrew ainda não acredita.
Eric explica como ele acha que os quatro intrusos eram uma versão dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Malice (Redmond, porque ele atacou Andrew), Nurturing (Adriane, porque ela tem um filho), Healing (Sabrina, porque ela era uma enfermeira) e Orientação (Leonard, porque ele liderou a coisa toda).
Eric implora a Andrew para matá-lo para salvar o mundo, além de garantir um futuro para Wen e vemos um flash-forward de Wen como um advogado se encontrando com Andrew. Andrew mata Eric e a decisão faz com que a cabana e a floresta comecem a pegar fogo.
Andrew e Wen escapam e usam o carro de Leonard (escondido na floresta) para chegar à cidade. Eles visitam uma lanchonete e na TV veem relatos de milagres, como a taxa de mortalidade do vírus diminuindo e a água dos tsunamis começando a diminuir.
Parece confirmar que o sacrifício de Eric realmente parou o apocalipse e não foi em vão. Ou talvez, se você quiser pensar negativamente, foi apenas uma grande coincidência, pois não há explicação para nada disso.
O filme segue ‘O Chalé No Fim do Mundo‘ até, e incluindo, a morte de Redmond. No entanto, o momento em que Andrew vai pegar a arma é onde o livro e o movimento diferem dramaticamente.
Adriane ainda está viva neste ponto e Andrew a mata com a arma, antes que uma luta com Leonard pela arma acidentalmente leve Wen a ser morto a tiros. Leonard fica arrasado com isso e concorda em ser amarrado, embora acrescente que, embora Wen tenha sido morta, isso não conta, pois ela não foi um sacrifício voluntário.
As visões de Eric desempenham um papel importante no livro, pois o levam a ligar a TV, vendo relatos de um surto de gripe aviária após a morte de Adriane. Como no filme, Eric sofre uma concussão durante a invasão original da cabana, então Andrew ainda não acredita no que seu parceiro está vendo.
Sabrina parece desistir de sua missão e mata Leonard, antes de se oferecer para levar Eric e Andrew para um local seguro. A terceira morte do grupo ainda leva a notícias de acidentes de avião inexplicados em todo o mundo, e descobre-se que Sabrina estava mentindo e ainda acredita plenamente em sua missão.
Assim como Leonard faz no filme, Sabrina diz ao casal que ainda há tempo de impedir o apocalipse e então ela se mata. Eric quer ser sacrificado, mas ao contrário do filme, Andrew se recusa a fazê-lo e sua lógica vence a crença de Eric.
Enquanto a dupla segue para o carro de Redmond com o corpo de Wen, o livro termina sem nenhuma conclusão definitiva sobre se o apocalipse está chegando ou não.
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!