Arquivo 81 é assustadora na medida certa, ela tem mistério instigante, e o desfecho é totalmente inesperado. Essa série é tão boa que já entrou na minha lista de melhores de 2022.
A série mostra o arquivista Dan (Mamoudou Athie) sendo contratado e enviado pra um lugar remoto, pra fazer a recuperação de fitas de vídeo danificadas, porém quanto mais o Dan assiste as fitas mais ele acaba ficando aficionado na história da documentarista, Melody (Dina Shihabi), que filmou todas essas tais fitas. Aos poucos a série apresenta o passado na década de noventa, com a Melody descobrindo sobre um culto estranho, e também apresenta as descobertas macabras que o Dan faz em 2022, que podem ter uma ligação, ou não, com o passado da Melody.
Durante a temporada nós vimos a Melody sofrendo pra chegar a fundo naquele culto satânico que tava acontecendo no prédio dela, enquanto o Dan tava enlouquecendo com os vídeos dela que ele tava assistindo.
Mas depois de tanta loucura chegamos no final, onde vimos a Melody e a Anabelle, se re-encontrando (e a tadinha da Anabelle enlouqueceu depois de passar um tempo no prédio da Melody). Ela tava desenhando a Iris Voss (a idiota dos anos 20, que queria engravidar, e tentou invocar o demônio Kaelego, e iniciou as loucuras desse culto satânico.)
Esse tal momento a Annabel diz várias vezes, que a Iris não tava morta, e que ela tava no outro mundo. Além disso, nesse momento, a Annabel dá um nome pro rosto de demônio que vimos nas fitas do Dan. Ela chama ele de Ferryman.
Depois disso, vamos pra 2022, e vemos a Annabel mais velha falando pro Dan, que a Jess cresceu e se tornou uma freira, e ela deixou algumas fitas da Melody pra ele. Nessas fitas descobrimos, que a Melody salvou a Jess do culto do Samuel, mas o sangue da Melody acabou sendo usada no ritual satânico, por ser ela uma bruxa Baldung. Mas eles não tinham o diapasão pro ritual, e a magia do véu entre os dois mundos se descontrolou causando assim o incêndio do Visser. Nesse momento a Melody e Samuel ficam presos no Outro Mundo, junto com a Iris Voss que tava lá desde os anos 20.
Depois de todas essas descobertas, o Dan decide salvar a Melody do outro mundo, e ele o amigo dele super divertido, o Mark, vão pra casa do Virgil, que contratou o Dan pra recuperar as fitas. Mas o Virgil mostrou nessa cena, que ele tava cagando pra salvar a Melody, ou salvar o irmão dele o Samuel. Ele até iria atirar no Sam, mas o Mark aparece e golpeia ele na cabeça. Eu fiquei sem entender quais eram as motivações dele com aquelas fitas.
Mas enfim, nessa cena o Dan também descobre o motivo da sua casa de infância ser incendiada. As fitas que a Melody mandou pro pai dele, tinham provas sobre demônios, e isso as tornavam muito perigosas, e alguém mandou matar toda a família do Dan, só pra essas fitas serem destruídas.
Chegamos então aos momentos finais, onde o Dan e o Mark, descobrem que a Julia, aquela caseira da casa de campo do Virgil é na verdade a mãe biológica da Melody.
Nós descobrimos que ela deixou a Melody pra sua própria proteção, e que as duas são bruxas Baldung, e isso explica muito do motivo da Melody ouvir aquelas melodias estranhas na música satânica.
Nesse ponto da história a Julia ajuda o Dan a abrir o portal, e ela tem o tal diapasão que vai deixar o portal estável por 5 minutos, e ele tem que manter o foco e não se distrair. O Kaelego então tentou enganar o Dan, com a família dele. Mas ele notou a farsa, e acabou encontrando a melody. Porém quando eles iam sair desse outro mundo, o Samuel de repente aparece e agarra Melody. Ela então cai em 2022, enquanto o Dan acorda em um hospital 10 dias depois do incêndio no Viser, então ele está nos anos 90. Tem até as Torres Gêmeas nessa cena.
Em primeiro lugar, espero que o Mark não meça esforços, pra salvar o Dan de 1994. Como o Dan conhece o futuro, ele pode deixar mensagens escondidas no passado, pro Mark, Melody, e Julia encontrarem no futuro.
A segunda temporada pode brincar com o conceito de espaço e tempo, isso vai ser bem dahora. Sabendo que a família do Dan morre, isso me fez pensar que talvez ele tente salvar a família dele no passado. Porém isso alteraria drasticamente o futuro.
Também espero que Melody e a Julia se conheçam melhor, formem uma relação de mãe e filha, e elas juntem seus poderes pra criar uma magia pra trazer o Dan de volta pra 2022. Além disso quero ver a Melody a câmera de um iPhone 12 em 2022, ela vai surtar com a qualidade. Ela também pode re-encontrar a Annabele, ia ser um momento muito agradável.
O Virgil também é um cara que precisa explicar mais suas motivações pra ele querer entanto restaurar aquelas benditas fitas. Ele também pode querer vingança, contra o Dan e o Mark pela coronhada na cabeça dele.
O Samuel pode continuar sendo o vilão da série, já que no final da temporada parece que ele pode ter escapado. Mesmo que ele não apareça no porão com a Melody, ele ainda tava com cara que tinha saído do Outro Mundo.
Podemos esperar também mais sobre a Iris Voss, mais daquele demonio das fitas da melody, e claro. O culto satânico não deve ter acabado, e talvez eles venham atrás de uma bruxa, da Melody, ou da Julia.
Vamos descobrir o que vem a seguir na 2ª temporada! Espero que a Netflix renove a série!
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!