Série

Análise | The Last Of Us (S01E01) – Onde está o tio Tommy? O que era o rádio?

The Last Of Us finalmente chegou as telas da HBO, e eu conheci recentemente essa história. Até contei no vídeo anterior como foi minha experiencia conhecendo a história do jogo, depois deem uma passadinha lá.

Jogo vs Série

No jogo as linhas temporais apresentadas são, 2013 e 2033. Mas no primeiro episódio de The Last of Us, a série se passa em 2003, no momento do surto da infecção por Cordyceps. Depois vamos pro presente em 2023, com Joel agora vivendo na zona de quarentena de Boston. E isso já me deixa mais aliviado, e me faz pensar que o Joel tem muitos anos de vida, quem entendeu, entendeu.

A Sarah

Vamos começar esse vídeo falando de 2003, onde ganhamos mais tempo de tela pra Sarah. Eu gostei dessa introdução estendida da série, já que isso nos fez ter empatia por essa personagem. Ela concertando o relógio pro Joel foi tão bonitinho, e esse relógio sempre vai fazer a gente, e o Joel lembrarmos dela.

Essa cena inicial com o início da pandemia global. Onde vimos o Joel, o Tommy e a Sarah correndo pra se salvar, foi intensa demais, e até melhor que o jogo. Gostei das mudanças criativas que eles fizeram, como por exemplo o avião caindo no meio da rua. Ou a cena dos velhinhos sendo devorados, e a Sarah vendo. Além de também vermos a triste cena da morte da Sarah.

Eu já sabia que ela iria morrer, e até falei pra minha mãe (ela vai morrer, e já se prepara pra se emocionar). Realmente a cena da morte dela foi tão emocionante quanto no jogo. O Pedro Pascal é um dos motivos dessa cena ter funcionado tão bem. O cara é foda, e essa cena só confirmou o quão dedicado ele está pra viver esse personagem.

Onde está o Tommy?

Agora vamos pra 2023, onde vemos o Joel tendo um vidinha nada agradável na Zona de Quarentena da FEDRA. Ele tem que fazer os corres dele pra conseguir se dar bem naquele lugar.

A primeira coisa que tenho que comentar, é que a ambientação da Zona de Quarentena está perfeita. Cada mínimo detalhe do jogo foi mantido aqui na série. Outra coisa que eu achei interessante é que a série expandiu a história do jogo, e acrescentou um enredo novo, que no caso foi a busca do Joel pelo Tommy. Que não existe no jogo, mas que faz muito sentido pra história da série. Já que isso dá um propósito de vida pro Joel, e até nos faz observar a jornada dele de outra perspectiva.

Até o momento não sabemos onde o Tommy está, só sabemos que faz três semanas que o Joel não consegue contactar ele por rádio. Isso faz o Joel querer procurar Tommy para garantir sua segurança. Até que isso faz sentido, com isso nós entendemos o por que o Joel quer tanto a bateria.

Poucas informações foram dadas sobre o paradeiro do Tommy, mas ao que tudo indica ele pode estar preso com os vaga lumes em Massachusetts. Já que sabemos que ele se virou contra o Joel e se tornou um membro dessa residência. Até acho que a personagem misteriosa da melanie lynskey a Kathleen. Ela será a líder de um violento grupo de sobreviventes tenha alguma ligação com o Tommy.

Por que a Ellie é importate?

Por falar nos vaga-lumes, que são a resistência que luta contra a ditadura da FEDRA. Tenho que mencionar e o enredo da Ellie aqui na série foi introduzido de uma maneira mais coesa. Nós a vimos sendo mantida como refém pela líder dos vaga-lumes de Boston, a Marlene.

Ela tem a missão de proteger a Ellie e tirar ela de Boston. Mas um tiroteio na sede dos vaga lumes fez ela ser ferida, e acabou que ela precisou contratar o Joel, e sua parceira Tess, pra levarem a Ellie pra Massachusetts, no State House. No caso a Ellie é imune ao fungo, e os vaga-lumes querem produzir uma cura para a infecção do fundo. Essa cura seria produzida por meio da imunidade da Ellie, e por isso ela é tão importante.

Final Explicado

Chegando ao final do episódio tivemos a confirmação de que a Ellie era imune à infecção por Cordyceps. Já que um dos guardas da FEDRA amigo do Joel parou a Tess, a Ellie e ele enquanto eles fugiam da zona de quarentena, e foi testar os três pra saber se estavam infectados. Quando testou a Ellie ela deu uma facada na perna dele, o Joel deu um bote nele, e acabou que o Joel deu vários socos nesse agente, e pensando na morte da Sarah que foi morta por um dos guardas da FEDRA.

Pouco depois a Ellie revela sua mordida pro Joel e pra Tess e afirma que ela foi mordida a três semanas, algo considerado impossível, já que os infectados geralmente começam a mudar um dia após a infecção. Isso explica o por que a Ellie é tão importante.

 

O que era o rádio e a música?

O episódio acaba com a música “Never Let Me Down Again”, tocando no rádio do Joe,. Essa música é usada como um sinal, para dizer que os dois contrabandistas o Frank e Bill, estão em perigo, e a série deve vai seguir a narrativa do jogo e colocar problemas nos próximos episódios.

Eu senti que esse episódio inicial se baseou muito no jogo e recriou milimetricamente várias cenas, e mudou poucas coisas, sendo que as mudanças foram bem vindas e acrescentaram positivamente a narrativa da série. Muitas das mudanças foram enriquecedoras pra história. Principalmente pra quem nunca teve contato com os jogos, e até mesmo pra quem já teve, já que nos jogos algumas explicação nunca estavam presentes. Só espero que eles não mudem uma coisa aqui na série. No caso o Joel jogando tijolo nas pessoas e nos infectados. Eu preciso ver alguma cena com ele tacando um tijolo.

Análise da promo (S01E02)

Antes de acabar vamos falar do trailer dos próximos episódios, que a HBO liberou e já deixou a gente querendo mais dessa história deliciosa.

O que mais vemos nesse trailer é a jornada dos personagens, podemos notar que o Joel, a Ellie e a Tess vão ficar cara a cara com Clickers. Uma espécie de infectado cego que faz ruídos estranhos, tem fungos na cara, e usa ecolocalização para encontrar suas vítimas. Também vemos os irmãos, Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivonn Woodard), que servirão em um dos episódios como parceiros da Ellie e do Joel. Nem ví o episódio ainda, mas já sei que vou sofrer demais. Pobrezinho do Sam…

Ah, e temos o Bill (Nick Offerman) e o Frank (Murray Bartlett), aparecendo esses dois contrabandistas são aqueles que mencionei agora a pouco. Eles são personagens LGBT no jogo, imagino que aqui na série também serão. Será que vão trabalhar a história desses dois com mais tempo que no jogo? Fica essa dúvida. Eu imagino que eles ganhem no máximo 2 episódios e depois digam adeus.

O trailer também mostra a Riley (Storm Reid) a amiga da Ellie que é provável que ganhe um bom destaque no final da temporada. Eu não conheço muito a Riley, mas sei que ela vem ai pra mexer com o coração da Ellie. Por falar na nossa protagonista  órfã o também também nos mostra uma possível cena do episódio de flashback que mostrará como a Ellie foi infectada pelo fungo, e talvez como ela se tornou imune a ele.

 

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!