Movie

A Espreita do Mal | Final Explicado (Reviravoltas e Mensagem do filme)

A Espreita do Mal chegou na Netflix, e o Final do filme e as reviravoltas podem ter deixado algumas pessoas confusas, além disso a mensagem do filme pode não ter sido entendida, então fica aqui pra entender mais.

A Primeira Reviravolta

Durante o primeiro ato do filme nós vimos a família Harper, sendo atormentada por acontecimentos estranhos em sua casa, e ao mesmo tempo eles tavam passando por dramas familiares que incluíam a Jackie ter um caso com o colega Todd… e o Greg investigar o desaparecimento de um menino de 10 anos.

No segundo ato tivemos a primeira reviravolta, descobrimos, que os acontecimentos estranhos na casa foram causados, pelo Alec e pela Mindy, que tão gravando um vídeo de documentário. Segundo a Mindy eles são sapos, que pulam de casa em casa, e ficam lá por no máximo uma semana, e depois vão pra outra casa. Eles vivem a vida como nômades. Mas a Mindy não rouba nada e não interfere na vida dos moradores da casa, ela só come e dorme. Porém o Alec começa a atormentar os Harpers, ele mija na cama do Greg, ele liga a tv do nada pra atormentar a Jackie, ele rouba toda a prataria da casa e coloca na maquina de lavar roupas e diversas outras coisas.

A Segunda Reviravolta

Depois disso temos a segunda reviravolta onde as coisas ficam piores, e o peguete da Jackie, o Todd aparece na casa dela pra dar uns pegas nela, e nisso uma caneca cai na cabeça dele (essa caneca é a mesma que a Jackie procura no começo do filme, e é a mesma que o Greg encontra e acha que o Connor tava fumando. Mas na verdade foi o Alec que tava no telhado da casa fumando e derrubou sem querer).

Depois disso a Jackie leva o Todd pro porão pro Connor não ver ele, e quando ela leva o Connor pra escola, o Todd é golpeado na cabeça pelo Greg e ele morre, e algumas cenas depois quando a Jackie conta pro Greg sobre o Todd, ele finge que não sabia de nada e junto da Jackie e eles enterram o Todd na floresta.

A Terceira Reviravolta

Dai a terceira reviravolta acontece o Alec golpeia o Connor e amarra ele no banheiro, e deixa um canivete verte enfiado no sabonete, até então não sabíamos o significado do canivete,

Porém mais tarde descobrimos, que esse canivete faz o Gregg mandar a Jackie levar o Connor pro hospital, e isso faz ele ir até o meio da floresta, e nesse meio tempo a Mindy acaba caindo da escada e ficando desacordada, e o Alec coloca ela no porta malas do carro do Gregg…

Dai o Greg chega na floresta e a Mindy acorda e sai do carro, e dá de cara com um trailer, com as crianças desaparecidas. Com isso ela descobre que ele é o tal sequestrador de crianças. Além dela já saber que ele que golpeou o Todd, já que ela tava escondida na hora que isso aconteceu e viu tudo.

O Greg então captura a Mindy, descobre que ela estava morando na casa dele graças ao documentário que ela tava gravando. Ele á leva de volta pra casa e mata ela e faz parecer que ela invadiu a casa dele, e que ela atirou nele, e ele só foi se defender.

A Quarta e Última Reviravolta

Porém nesse momento temos a quarta reviravolta o Alec e o Greg, lutam e o Alec atira no Greg matando ele. Um policial aparece nesse momento, vê o Alec com uma arma, e atira no Alec e depois desse momentos já que o Alec não morreu, nós descobrimos que ele tem um ódio dos Harpers, por isso ele fez toda essa tortura psicológica com a família.

No final do filme vemos um flashback que mostra o Alec criança junto com outro garoto, e o Greg, com o canivete verde. Além disso podemos ver o Alec com o dispenser de balinha no bolso, igual o que ele usa logo no segundo ato do filme.

O Final e a vingança do Alex

Esse final, apoia que o Alec queria vingança contra o Greg, já que ele era o tal sobrevivente dos sequestros, que comentaram durante o filme. Já o amigo que tava com ele foi levado e morto pelo Greg.

Durante o filme a narrativa brinca com a nossa noção de certo e errado. Eles colocam a Jackie no começo do filme como a mulher infiel que destruiu a família, e colocam o Connor como um delinquente, que não aceitou a infidelidade da mãe; Enquanto eles fazem o Greg ser o bondoso marido e amoroso pai que tá alí pra perdoar a todos, e o colocam como um herói que vai resolver o caso do sumiço das crianças. Além disso o filme coloca a Mindy e o Alec como delinquentes que invadiram a casa dos Harpers.

A Mensagem do filme

O filme tenta desviar ao máximo o foco do Greg. E sabendo disso eu entro em um assunto que nem todo mundo vai notar na trama, que é o fato do privilegio policial e o abuso de poder que o Greg tem. Por exemplo ele é a primeira pessoa a investigar o desaparecimento do garoto de 10 anos, que ele sequestrou e alterou as evidencias, e imagina quantos outros casos ele alterou e ninguém soube…

Além disso no final do filme quando o Greg tava lutando com o Alec ele até se gaba pro Alec falando que os policiais vão prender ele, se ele atirar em outro policial em sua própria casa…. Mas pra mim desde a cena que o Todd foi atacado, eu já tava suspeitando que o Greg era o vilão do filme… ele me parecia bondoso demais.

Enfim antes de acabar o vídeo queria destacar, que o Owen Teague como o Alec foi o grande destaque em atuação, ele foi frívolo quando precisa, e no ato final com ele virando o jogo contra o Greg foi tão satisfatório, que realmente me fez notar o quão complexo foi esse personagem, ele teve muitas nuances… e o Owen soube expressar todas elas.

Eu gostei muito de como esse filme joga na cara a realidade suja de uma família de classe média alta, que pode aparentar perfeição, mas esconder muitos segredos, e podemos ver que o dinheiro não traz felicidade, essa família no caso era toda desajustada.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!