Filme

A Casa Sombria | FINAL EXPLICADO (O Nada era a Morte, ou era a depressão)

Dirigido pelo David Bruckner e estrelado pela Rebecca Hall, A Casa Sombria tem um final cheio de interpretações e eu quero conversar com vocês sobre ele.

A Trama

O filme começa logo depois do suicido do Owen (Evan Jonigkeit), e sua esposa Beth (Rebecca Hall) tava se recuperando da recente perda dele, e conforme o filme continua, descobrimos que o Owen tinha uma vida dupla que o envolvia encontrar mulheres iguais a Beth, matar elas na casa do outro lado do lago, pra proteger a Beth, de uma criatura misteriosa chamada Nada.

Essa criatura se prendeu na Beth em sua adolescência, quando ela morreu rapidamente após um acidente. Ela tinha contado sobre isso pro Owen, que quando ela morreu não tinha nada no outro lado.. mas ela tava errada. Já que o NADA, era alguma coisa.

O Nada

Essa tal entidade Nada (que podemos até cogitar que é o espirito da Morte), ele forçou o Owen a assassinar a Beth, pra manda-lá pro outro lado. Mas o Owen se recusou, e tentou matar outras mulheres na tentativa de enganar a morte. Mas essa estratégia dele acabou não funcionando, então o Owen se matou, pra não matar a Beth. Isso realmente foi uma prova de amor, ele realmente gostava muito dela.

O Final do filme

O filme termina com a Beth, ficando cara a cara com o Nada, e ele faz a Beth pegar o barco, ir pro meio do lago, pra ela se matar, igual o Owen. Porém a Beth não cai na conversa do Nada, e desiste de se matar, e sua amiga Claire (Sarah Goldberg), aparece e a ajuda a Beth a sair daquele lago. Parece que a sombra do Nada continua dentro do barco. A Beth continua vendo, mas agora ela parece que sabe lutar contra essa criatura. Temos nesse momento uma sensação de encerramento, e de final feliz. Mas aparentemente a Beth não se libertou dessa força do mal, e agora vamos para as explicações sobre a mensagem do filme.

O significado

A Casa Sombria é um filme, que deixa muitos aspectos ambíguos, o NADA por exemplo pode ser a Morte, e ele tá desesperado pra conseguir a alma da Beth. Vai que ele tenha uma lista de almas que tem que recuperar. Ou quem sabe ele precise bater alguma meta na central das Mortes (pra ganhar algum bônus).

Mas brincadeira a parte. O filme deixa tudo isso muito subjetivo, e a única coisa que sabemos é que o Nada é poderoso, já que ele fez a lua vermelha aparecer na frente da lua branca, então ao que parece ele pode controlar a realidade da Beth. Então com isso eu pensei que esse lugar onde vemos a Beth, pode até ser um purgatório.

Eu até cogitei, que na vida real a Beth pode ter se matado, e foi pro interno, e acabou ficando presa naquele lugar e vivendo várias e várias vezes o mesmo loop maluco, ou até mesmo, quem sabe ela tá em um lugar parecido com o de The Good Place (quem já assistiu a série vai entender… não quero dar spoilers). Toda essa minha ideia louca, é sustentada pelo fato de que, quando a Beth pergunta pro Nada onde tá o Owen, ele responde que o Owen foi pra outro lugar. Então será que ele conseguiu ir pro céu, ou será que ele também tá no seu purgatório pessoal.

A Mensagem do filme

Eu só sei que o grande ponto do filme, na verdade era trazer uma mensagem de que a Beth tava sofrendo muito por conta da morte do Owen, e essa dor que ela tava sentindo á levou em uma direção sombria. Fazendo assim ela quase se matar no final. Mas ela lutou pra manter sua sanidade, e desistiu de tirar sua vida. Então toda a história doida do filme foi uma metáfora pro suicídio da Beth.

Enfim, outras perguntas ficaram jogadas durante o filme, como por exemplo, será que a Beth vai informar a polícia sobre os corpos da casa invertida. Ou será que aquele totem cheio de estacas era o que tava impedindo o Nada de se comunicar com a Beth, e aquele livro grego. Ele tinha alguma relação com tudo isso. Vários questionamentos ficaram jogados. Mas o filme conseguiu entregar uma mensagem sólida, e eu quero saber de vocês, como vocês interpretaram o final.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!